Antes de qualquer coisa, vale a pena destacar que viajar para os Estados Unidos é algo que faz parte da listinha de desejos de muita gente. E, com certeza, turistas que já visitaram o destino sempre pretendem voltar. A boa notícia é que o país está de portas abertas para brasileiros(as) e você pode começar a planejar desde já esta viagem.
Entretanto, nós sabemos que você deve ter muitas dúvidas sobre os protocolos e o processo de entrar no país. Sendo assim, o Segue Viagem conversou com Fernanda Paranhos, gerente de Sourcing América do Norte da CVC Corp. A especialista reservou um tempinho para esclarecer algumas dúvidas sobre restrições por lá, COVID-19, segurança e muito mais. Então vem com a gente!
Dicas sobre Miami: o que você precisa saber antes de ir para a cidade da Flórida
Por que visitar Orlando, nos Estados Unidos
ENTREVISTA EXCLUSIVA: FERNANDA PARANHOS, GERENTE DE SOURCING AMÉRICA DO NORTE DA CVC CORP
1. Recentemente saiu a notícia de que o Global Entry passaria a valer para brazucas. Você pode explicar o que é isso e por que ele facilita a entrada nos Estados Unidos?
O Global Entry é um processo que facilita o acesso aos Estados Unidos. Com ele o passageiro não precisa passar pela fila de imigração nos aeroportos selecionados, o que agiliza a entrada no país. Também em muitos aeroportos, ele dá acesso a uma fila prioritária (ou seja, bem mais rápida) no embarque para passar no raio X. Para fazer parte do programa o passageiro precisa pagar uma taxa de 100 dólares e realizar um processo de registro e avaliação que inclui verificação de antecedentes criminais e entrevista, tudo feito pelo departamento aduaneiro americano. Importante destacar que o Global Entry não põe fim à exigência de visto.
Global Entry: descubra como entrar nos EUA de forma fácil e rápida
2. É preciso ter sido vacinado(a) contra a COVID-19 para poder entrar nos EUA? Quais são as exigências feitas para os(as) viajantes? Essas mesmas regras valem para crianças?
Sim, o passageiro de 18 anos ou mais, precisa estar vacinado com duas doses (ou uma no caso janssen). Todas as vacinas aplicadas do Brasil são reconhecidas no EUA. Além disso, a partir de dois anos é preciso apresentar um teste negativo de COVID-19 um dia antes do embarque aos EUA ou apresentar documentação que comprove a recuperação da infecção pelo vírus nos 90 dias anteriores ao embarque. Ah, e o visto continua com a exigência de sempre.
3. Brasileiros(as) podem viajar para o destino de qualquer país ou existe algum veto em vigor no momento que proíba voos com origem em algum lugar específico?
A regra é para qualquer passageiro(a) que não seja cidadão ou imigrante legal americano.
4. Há necessidade de fazer quarentena ao chegar lá?
Não, não há necessidade de quarentena.
5. Atualmente, o país flexibiliza o uso de máscara em alguns locais. Você sabe dizer quais são as novas regras?
As regras variam por estado e cidade. De forma geral, em quase nenhum lugar aberto é exigido o uso máscara e a maioria dos ambientes fechados, como museus e restaurantes, já estão flexibilizando também. Em transporte público e aeroportos continua obrigatório o uso das máscaras.
Vai viajar de avião? Confira perguntas e respostas mais frequentes
6. Como está o cenário em relação à pandemia? É seguro ir pra lá neste momento?
É seguro sim. De qualquer forma sempre recomendamos ter o seguro-viagem.
Seguro-viagem com cobertura para COVID-19: por que contratar
7. Ao retornar para o Brasil, é necessário fazer quarentena? Quais são as regras?
Para retornar ao Brasil, o governo exige apresentação de teste negativo de COVID-19 feito na véspera do embarque.
8. Como está a questão da emissão/renovação do visto americano? As entrevistas já estão sendo agendadas?
Sim, já é possível agendar os vistos nos quatro consulados no Brasil ou na embaixada do país. São Paulo é o que apresenta maior espera, porém, em todas as sedes, é possível adiantar a entrevista depois de agendado, mediante disponibilidade. A dica pra quem tem mais urgência é: de madrugada é quando mais é aberta a agenda. Então, se você, ao fazer o agendamento, só conseguiu vaga para setembro, por exemplo, e quer adiantar, entre à noite e atualize a página. Assim, a chance de surgir disponibilidade para os próximos um ou dois meses é mais alta.
Como tirar o passaporte: confira o passo a passo
9. Quanto tempo brasileiros(as) podem permanecer no país com o visto de turismo?
Até seis meses por ano, sejam ou não corridos.
10. Existe uma época que possa ser considerada melhor do que outra para ir para os States? Por quê?
Durante todo ano é possível visitar o país e ter experiências incríveis e diferenciadas. No inverno, há ótimas opções de esqui, destinos como Flórida e Hawaii tem ótimo clima durante todo o ano, parques nacionais são particularmente bonitos na primavera e nada como uma tarde de outono em Nova Iorque, não é?
Descubra agora como tirar o visto americano
11. Qual é a diferença de horário entre o Brasil e os principais destinos americanos, tais como Orlando, Nova York e Miami?
A costa leste está, atualmente, com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília. Já na costa oeste são menos cinco horas. Entretanto, com o horário de verão a diferença de horário passa a ser uma e quatro horas.
NBA: assista jogos do Orlando Magic no Amway Center, em Orlando (EUA)
E aí, está por dentro de tudo sobre os EUA? Contudo, caso ficou com alguma dúvida, deixe um comentário! E aqui vai mais uma dica: não se esqueça de sempre contar com um(a) agente de viagens, viu? Isso porque esse profissional é o seu melhor amigo quando se trata de percorrer o mundo em segurança e com conforto.