Taxa de turista em Veneza: valores, quem precisa pagar e principais informações 

veneza Credito editorial FranciscoMarques Shutterstock.com shutterstock 1897839814

veneza Credito editorial FranciscoMarques Shutterstock.com shutterstock 1897839814

Tá a fim de visitar a Itália no ano que vem? Pois a partir de 16/01/2023 entra em vigor a nova taxa de turista em Veneza | Crédito: Shutterstock

Tá a fim de visitar a Itália no ano que vem? Pois a partir de 16/01/2023 entra em vigor a nova taxa de turista em Veneza | Crédito: Shutterstock

Localizada no norte da Itália, Veneza é a capital da região de Vêneto e é formada por mais de 100 ilhotas banhadas pelo Mar Adriático. Ao mesmo tempo, dá pra descrevê-la como um dos destinos mais desejados de toda a Europa. Afinal, os célebres canais da cidade, rodeados de palácios e construções milenares, são um chamariz e um convite para uma viagem única.  

Tudo sobre Veneza, a cidade italiana que é berço de beleza e arte
Dica de roteiro pela Europa: 10 cidades em 13 dias; confira (e apaixone-se!)

Só isso já deixa claro que visitar este paraíso italiano é uma experiência que todo mundo deveria ter. No entanto, se você pretende ir para lá em breve pela primeira ou pela décima vez, você precisa ficar por dentro da nova taxa de turista em Veneza. O que a gente pode antecipar é que ela deve começar a ser cobrada já no início de 2023. Vamos saber mais? 

Tudo o que você precisa saber sobre a taxa de turista em Veneza  

A partir de 16/01/2023 Veneza passará a cobrar uma taxa de quem visitar a cidade. De modo geral, o objetivo é melhorar a gestão do fluxo de turistas na região, principalmente na alta temporada, período em que o número de visitantes aumenta consideravelmente.  

12 destinos na Europa que todo mundo precisa visitar

Um dos argumentos para o pagamento da taxa entrar em vigor é que cerca de quatro quintos dos turistas que visitam Veneza ficam apenas um dia na cidade. Em 2019, por exemplo, 19 milhões de pessoas passaram somente algumas horas por lá. 

Quem vai ter de pagar a taxa de turista em Veneza? 

veneza Credito editorial FranciscoMarques Shutterstock.com shutterstock 1897839814

De modo geral, a vista do Grande Canal, em Veneza, na Itália, é apenas uma das boas surpresas que o destino guarda | Crédito editorial: FranciscoMarques/Shutterstock.com

A taxa deverá ser paga por todos(as) os(as) turistas maiores de 6 anos que visitarem a cidade mas não se hospedarem no destino. A mesma coisa se aplica a quem chegar à região por meio de cruzeiros 

Atualmente, os(as) hóspedes já têm que pagar uma taxa turística que varia de 3 a 5 euros (a qual continua valendo, aliás). Isso significa que eles(as) estão isentos da cobrança desta nova taxa, assim como os(as) moradores(as) locais.  

De carro pela Itália: um tour de Roma a Florença 

Além disso, fique atento(a): quem tentar burlar o pagamento da taxa de turista em Veneza poderá ser multado(a) em até 300 euros. Inclusive, autoridades estão cogitando até mesmo instalar catracas nas entradas principais de Veneza a fim de obter maior controle.  

Inicialmente a taxa será aplicada ao Centro Histórico de Veneza e às seguintes ilhas: Lido di Venezia, Pellestrina, Murano, Burano, Torcello, Sant’Erasmo, Mazzorbo, Mazzorbetto, Vignole, S. Andrea, La Certosa, S. Servolo, S. Clemente e Poveglia. 

Quanto vai custar? 

veneza shutterstock 1232574946

Acima de tudo, a Basílica de São Marcos, em Veneza, na Itália, é parada obrigatória enquanto estiver na cidade | Crédito: Shutterstock

Os valores serão estabelecidos de acordo com a quantidade de visitantes na cidade. Ou seja: se Veneza estiver com lotação mínima (entre 40 mil e 50 mil visitantes), o(a) turista paga o menor valor. 

Este controle será feito pelo sistema Smart Control Room, que consegue identificar as pessoas a partir do chip dos celulares. Desse jeito é possível saber quantos(as) turistas estão circulando na região de maneira precisa. 

Quem topa conhecer a Itália de carro? Saiba para onde ir e o que fazer

Por outro lado, cabe destacar que no dia 16/01/2023 também passará a valer o sistema de reservas. Em outras palavras, o(a) viajante deverá fazer um cadastro e agendar sua passagem pelo destino com antecedência. Como você já sabe, o preço irá variar de acordo com o volume de visitantes; entretanto, o valor deve ficar entre 3 e 10 euros, conforme a classificação abaixo: 

  • verde (baixo número de turistas): 3 euros; 
  • cinza (normal): 6 euros; 
  • vermelho (alto número de turistas): 8 euros; 
  • preto (cidade lotada): 10 euros. 

Apesar da variação dos preços, o valor máximo a ser pago para vários dias de visitação (até sete dias, aliás) será de 30 euros. Já os(as) passageiros(as) de cruzeiros que atracarem na cidade terão de pagar a taxa fixa de 7 euros. 

Afinal, o que fazer em Roma? Confira 10 passeios imperdíveis 

E aí, ficou com alguma dúvida sobre a taxa de turista em Veneza? Então deixe um comentário que podemos te ajudar! Mas, ó, se a vontade de viajar tiver batido forte e você não vir a hora de conhecer este paraíso de pertinho, entre em contato com um(a) agente de viagens. Este(a) profissional te garante toda a assistência necessária antes e durante a viagem, além de montar um roteiro que seja a sua cara ? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0