Holanda reabre para viajantes brasileiros vacinados e aceita Coronavac

Amsterda Holanda Credito editorial V E shutterstock 1924089314

Holanda reabre hoje para brasileiros, mas segue exigindo quarentena | Crédito editorial: V_E/Shutterstock.com

Tá a fim de ir pra Europa? Holanda reabre viajantes brasileiros, mas segue exigindo quarentena | Crédito editorial: V_E/Shutterstock.com

Tá a fim de ir pra Europa? Holanda reabre viajantes brasileiros, mas segue exigindo quarentena | Amsterdã – Holanda | Crédito editorial: V_E/Shutterstock.com

*Atualizado às 16h43 do dia 16/09/2021*

Pegando carona nas medidas adotadas por outros países europeus, também a Holanda reabre para viajantes brasileiros. A partir de hoje (4), quem já tiver tomado todas as doses da vacina – ou a vacina de dose única – pode entrar no país. E sabe o que é melhor? O destino aceita todas as vacinas aplicadas por aqui, incluindo a Coronavac.

Brasileiros já podem entrar em Portugal; veja exigências
Tudo sobre a reabertura da Espanha

De hoje em diante, o Brasil deixa a lista de países com circulação de variantes preocupantes e passa a ser classificado como very high-risk area. Em português, área de risco muito alto. Ainda não é o ideal, é claro, mas já é um indício de que as coisas estão começando a melhorar. Porém, a quarentena continua sendo obrigatória, mas só até 22/09/2021. Depois desta data o isolamento não é mais necessário.

Além do certificado de vacinação, é preciso ter em mãos teste RT-PCR com resultado negativo para COVID-19, emitido não mais do que 48h antes do voo de partida, ou, então, teste de antígeno negativo coletado no máximo 24h antes do embarque. O teste é obrigatório para todos os passageiros com mais de 12 anos.

Regras envolvendo a vacina e o certificado

É preciso respeitar o período de 14 dias após receber a segunda dose das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer para entrar no país. A exceção são as pessoas que tomaram a vacina de dose única da Janssen, cujo efeito leva 28 dias para começar. Em contrapartida, o país também aceita quem recebeu apenas uma dose mas tem como provar que já teve COVID-19.

Passo a passo: como obter o certificado de vacinação contra COVID-19

O comprovante de vacinação – como o emitido pelo ConecteSUS – é aceito. Inclusive, a Holanda aceita o certificado em português, assim como em inglês, francês, alemão italiano, espanhol e holandês. Porém, é essencial que o documento contenha:

  • dados pessoais, que identifiquem o viajante;
  • o nome da vacina e o nome do fabricante;
  • a data em que cada uma das doses foi administrada;
  • o nome do país onde as doses foram aplicadas;
  • o nome do órgão que emitiu o certificado.

Holanda reabre para viajantes brasileiros, mas quarentena continua

Embora brazucas já possam voltar a curtir Amsterdã, por exemplo, ainda assim é preciso respeitar o período de quarentena em um local à sua escolha. Mesmo estando vacinado(a), viu? A princípio, este período é de 10 dias. Contudo, se você fizer um novo teste RT-PCR no quinto dia e o resultado der negativo, pode conseguir encurtá-lo.

Um seleto grupo de pessoas está isento de ter de cumprir a quarentena, como menores de 12 anos e viajantes que têm parentes diretos morando na Holanda. Todas as exceções estão descritas (em inglês) neste link. A boa notícia é que a quarentena só é necessária até 22/09/2021.

Por conta deste requisito de isolamento, é fundamental preencher um formulário de quarentena mesmo que você se encaixe em uma das exceções. Quem preferir levar consigo uma versão impressa, é só clicar aqui e baixar o formulário em PDF. Independentemente da sua preferência, não se esqueça de preenchê-lo. Quem não apresentar o formulário pode ter a sua entrada impedida e ainda ter de pagar uma multa de mais de 300 euros.

Ao mesmo tempo, todo mundo com mais de 13 anos deve completar uma declaração de saúde. Fez isso? Joia! Agora é só imprimir e levá-la consigo ao longo de toda a viagem.

Afinal, em quais países brasileiros podem entrar?

E aí, se animou a viajar para lá, agora que já sabe que a Holanda reabriu para viajantes brasileiros? Pois então consulte agora mesmo um(a) agente de viagens e deixe ele(a) planejar tudo pra você! Dessa forma você viaja em total segurança, já que as exigências adotadas pelos destinos mudam bastante e muito rápido.

2 Comentários

  1. PAULO ROBERTO SILVEIRA disse:

    BOA NOITE e o passageiro que estiver em transito via Holanda para Portugal. Será aceito somente o certificado emitido no Brasil ?

    • Segue Viagem disse:

      Oi, Paulo!
      Mil desculpas pela demora em respondê-lo. Espero que ainda haja tempo de esclarecer a sua dúvida.

      O trânsito na Holanda está permitido, mas é preciso atender às seguintes condições:

      – estar totalmente vacinado(a);
      – mostrar permissão para entrar no país da UE ou pertencente ao Tratado de Schengen (no caso, Portugal); e
      – permanecer na zona de trânsito do aeroporto.

      De acordo com o site oficial do governo holandês, quem faz trânsito no país não precisa apresentar teste negativo, certificado de vacinação ou comprovar que já se recuperou da COVID-19. Mas ainda assim sempre vale muito a pena levar o certificado de vacinação emitido pelo ConecteSUS. Se quiser dar uma olhadinha no site que eu mencionei, acesse este link: https://www.government.nl/topics/coronavirus-covid-19/visiting-the-netherlands-from-abroad/checklist-transit-or-short-stay.

      De toda forma, como as regras mudam bastante, a dica é confirmar diretamente com o Consulado/Embaixada pra evitar dores de cabeça, viu?

      Espero ter ajudado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0