Destinos para aproveitar o Halloween: Brasil, Irlanda e muito mais

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a tradicional celebração dos mortos, popularmente chamada de Halloween, vai muito além do território norte-americano. Presente, também, em muitos países europeus, é reconhecida no Brasil como Dia das Bruxas e vem conquistando cada vez mais adeptos.

Para te deixar ainda mais empolgado e por dentro dessa festa, o Segue Viagem selecionou quatro destinos para aproveitar o Halloween. Veja só!

Irlanda

Irlanda | Crédito: Shutterstock

Celebrado há mais de dois mil anos na Irlanda, o Halloween foi criado pelos celtas em comemoração ao fim do verão, época do início de um novo ciclo e colheitas. Originalmente denominado Samhain, ou Dia das Almas, a data de 31 de outubro ficou marcada como o encontro espiritual e material, momento em que mortos e vivos tornam-se um.

Nesse dia, é comum utilizar máscaras ou fantasias e acender fogueiras para espantar os espíritos maus. Enfeitar as ruas, pedir doces nas casas e fazer o típico barmbrack –bolo de frutas no qual está escondido um anel que, caso seja encontrado, significa que a pessoa que o achou se casará em breve – também são itens que não podem faltar.

México

destinos para aproveitar o Halloween

México | Crédito: Shutterstock

A cultura local mexicana acredita que, em todo 31 de outubro, os mortos têm permissão para visitar seus parentes. Por isso, a data é comemorada com muita festa regada a dança, música, comida, flores, oferendas, bebidas, festejos de rua e decorações especiais.

Tradição originária dos astecas, o evento é uma homenagem à Dama da Morte, representada pela tradicional caveira mexicana, La Catrina, do artista José Guadalupe Posada. Com duração de três dias, de 31/10 a 02/11, a época é marcada por muita felicidade.

Estados Unidos

destinos para aproveitar o Halloween

Estados Unidos | Crédito: Shutterstock

Fantasias, doces ou travessuras, casas enfeitadas com Jack-o’-lantern (a tradicional lanterna de abóbora)… definitivamente o Halloween tem grande repercussão no território americano. Recorrente desde 1840, a data traz consigo uma série de festas, bailes de fantasias, shows assim como uma programação toda especial. Inclusive, a cidade de Salem, famosa pelo julgamento das bruxas em 1692, conta com um evento um tanto quanto diferente: uma caça às bruxas. Já imaginou?

A época é especialmente divertida para as crianças, que, além de se fantasiarem, vão de casa em casa pedindo doces e participam de brincadeiras como a “bobbing for apples”, na qual tentam pegar uma maçã de dentro de um balde cheio de água com a boca.

Brasil

destinos para aproveitar o Halloween

Brasil | Crédito: Shutterstock

Por fim, pouco difundida em nosso país, a festa dos mortos geralmente ocorre em escolas de inglês, baladas, empresas e colégios. Cidades como São Paulo, por exemplo, têm eventos temáticos, como é o caso da Zombie Walk, caminhada dos mortos-vivos em que os participantes se vestem de zumbi e se reúnem no centro da cidade.

Em 31 de outubro também é festejado o Dia do Saci. O município de São Luiz do Paraitinga está entre os destinos que promovem festividades anuais para celebrar o personagem folclórico reconhecido por ter uma perna só, utilizar um gorro vermelho e fumar um cachimbo o tempo todo.

E você, tem mais alguma sugestão de destinos para aproveitar o Halloween? Então, conta pra gente nos comentários e bora colocar uma fantasia para curtir essa comemoração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0