Percorra a Rota Romântica, no Rio Grande do Sul

Rota Romântica - Rio Grande do Sul | Crédito: Sabrina Schuster

Rota Romântica - Rio Grande do Sul | Crédito: Sabrina Schuster

Caminho emocionante e que conquista o coração de todos, a Rota Romântica é o passeio certo para quem gosta de dirigir apreciando paisagens incríveis. Inspirada em um roteiro homônimo da Alemanha, liga Porto Alegre a Gramado e inclui 14 cidades do estado do Rio Grande do Sul, sendo a maioria delas colonizada pelo povo alemão e as quais mantêm até hoje fortes valores culturais herdados dos imigrantes.

Rota do Vinho: conheça o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha
De carro pela Serra Gaúcha: saiba o que fazer em Gramado e Canela

Ao todo, são mais de 184 km de estradas, começando na BR-116 e se espalhando por diversas rodovias até a Serra Gaúcha. Com cenários marcados pelas tradicionais hortênsias durante a primavera e pelos tons alaranjados das folhas de plátanos (tipo de árvore) no outono, uma dica é alugar um carro e fazer o percurso durante essas estações, pois o visual fica ainda mais fantástico e parecido com o das cidades europeias.

Pela Rota Romântica

Rota Romântica - Rio Grande do Sul | Crédito: Sabrina Schuster

Rota Romântica – Rio Grande do Sul | Crédito: Sabrina Schuster

A Rota Romântica é composta por 14 municípios. São eles: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti; Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula. Pu seja: um lugar mais encantador que o outro! 

Há muitos pontos turísticos no caminho, tais como: Museu do Trem, em São Leopoldo; Labirinto Verde e a Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis; Memorial da Colônia Japonesa, em Ivoti; Caverna dos Bugres, em Santa Maria do Herval e o Parque Histórico Jorge Kuhn, em Picada Café, por exemplo. Gosta de compras? Então a Fashion Outlet Nova Hamburgo é a parada perfeita, já que encontrará produtos de marcas variadas em valores mais acessíveis.

Vamos aproveitar?

Gramado – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Ao chegar a Gramado, que tal curtir ainda mais o dia? Aproveite para comer chocolate, provar bons vinhos e conhecer lugares como a Rua Coberta, o Mini Mundo e andar de pedalinho no Lago Negro.

Ainda na cidade, não deixe de visitar o GramadoZoo, o parque de neve Snowland e o Hollywood Dream Cars, um pouco mais afastados da região central. Em outras palavras, a felicidade é garantida. Para facilitar a locomoção entre uma atração e outra, alugue um carro para poder usufruir ao máximo, deixando a programação mais descontraída. 

Catedral de Pedra - Canela - Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Catedral de Pedra – Canela – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Igualmente, Canela também reúne pontos turísticos imperdíveis, como a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura, o parque de diversões Alpen Park, o Castelinho Caracol e a Catedral de Pedra, um dos cartões-postais do estado. No caminho, que é de apenas 9,5 km de uma cidade até a outra, o Mirante Belvedere é ideal para admirar a paisagem. Portanto, de lá, dá para fotografar a vista panorâmica do vale.

Serra Gaúcha: vantagens de se hospedar em apartamentos em Gramado

Enfim, gostou da Rota Romântica? Então consulte um agente de viagens e comece a se programar desde já. Depois volte aqui pra contar pra gente como foi, pois seu depoimento pode esclarecer as dúvidas de outras pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0