O que fazer em Capitólio (MG): principais atrativos e dicas de hotéis

*Atualizado às 14h12 do dia 26/11/2021*

Localizada no centro-oeste do estado de Minas Gerais, esta cidade figura entre as mais procuradas pelos viajantes. Agraciada com diversos atrativos naturais, não é nem um pouco complicado descobrir o que fazer em Capitólio. Muito pelo contrário! Difícil mesmo é saber por onde começar a curtir o destino, perfeito para quem se amarra em ecoturismo.

Ficou curioso para saber o que tem de tão especial nessa região mineira? Então se liga só nas principais dicas de onde ficar e o que fazer em Capitólio

Pontos turísticos de Minas Gerais em 6 destinos imperdíveis
O que fazer em Poços de Caldas (MG): 8 points que valem a visita

DICAS DE O QUE FAZER EM CAPITÓLIO (MG)

1. Cachoeira Lagoa Azul

Crédito: Shutterstock

Lagoa Azul – Capitólio – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Com águas cristalinas, em delicados tons esverdeados, a Lagoa Azul é um dos cartões-postais de Capitólio. Composta por duas quedas d’água – uma pequena, que deságua na represa de Furnas, e outra um pouco maior –, ela conta com uma deliciosa piscina natural. Ah, e aqui vai um detalhe importante: dá pra acessar o local por meio do passeio de lancha pelo Lago de Furnas ou pela Pousada Lagoa Azul, onde é preciso pagar de uma taxa de preservação ambiental, OK? De uma forma ou de outra, pode ter certeza que vale a pena conhecer!

2. Paraíso Perdido e Retiro Viking

O que fazer em Capitólio

Paraíso Perdido – Capitólio – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Rodeado por cânions e por cascatas, poços, cachoeiras e piscinas naturais de tirar o fôlego, o Paraíso Perdido é um complexo bem popular, lotado de trilhas. Embora seja aberto para visitantes, é preciso se atentar à preservação ambiental, viu? Tudo ali, passando pelos paredões, grutas e caminhos de pedra, inspira ecoturismo. A paisagem como um todo é marcada pela água cristalina do Ribeirão Quebra Anzol, que atravessa todo o complexo e acaba desembocando no Rio Grande.

Definitivamente vale a pena incluir o lugar na sua listinha de o que fazer em Capitólio, apesar de ele não ficar exatamente em Capitólio: o complexo está em São João Batista do Glória, cidade a pouco mais de 60 km de distância.

O que fazer em Capitólio: Tá a fim de curtir cachoeiras e vistas lindas? Então não perca a chance e faça o passeio até o Retiro Viking, cidade próxima de Capitólio | Crédito editorial: Vinicius Bacarin/Shutterstock.com

Tá a fim de curtir cachoeiras e vistas lindas? Então não perca a chance e faça o passeio até o Retiro Viking, cidade próxima de Capitólio | Crédito editorial: Vinicius Bacarin/Shutterstock.com

10 destinos de ecoturismo no Brasil

Ao mesmo tempo, não perca a chance de ir até o Retiro Viking em um carro 4×4. Isso porque o lugar também fica em São João Batista do Glória. Lá é possível visitar mais algumas cachoeiras (e os nomes delas são uma atração à parte!). Esse é o caso, por exemplo, das quedas d’água Pequena Sereia, Gêmeas, Caixinha de Surpresas e Encontro das Águas. O melhor de tudo é que há trilhas de pequeno e médio graus de dificuldade, dando oportunidade pra todo mundo participar. Além disso, não tem como deixar de visitar o mirante da Cachoeira do Trovão, a mais alta de todas. Sendo assim, pode apostar que você vai sair com muitas fotos mara, viu? 

3. Mirante dos Cânions

Mirante dos Cânions - Capitólio - Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Mirante dos Cânions – Capitólio – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Despontando como um dos pontos mais famosos da cidade, o Mirante dos Cânions é passeio obrigatório pra quem viaja pela região. Portanto, já anote ele aí na sua relação de o que fazer em Capitólio. Perfeito para fotos (assim como tudo em Capitólio), fica próximo ao acostamento da rodovia MG-050, entre os quilômetros 311 e 312. Dono de uma vista panorâmica inesquecível, emoldurada pelos cânions e pelo Lago de Furnas, para chegar até o mirante você tem de fazer uma caminhada. Mas não se preocupe, porque ela é curtinha e bem simples.

Frases de viagem: confira opções de legenda para os dias de #TBT

4. Lago de Furnas (especialmente o passeio de lancha)

Crédito: Shutterstock

Lago de Furnas – Capitólio – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Também conhecido como Mar de Minas, o Lago de Furnas é o maior espelho d’água do mundo. Mesmo porque ele tem mais de 1 mil m² e abrange mais de 30 municípios mineiros. Superprocurado, pode ser desbravado em passeios de barco, escuna, lancha ou catamarã. Durante os tours você tem a oportunidade de conhecer grutas, piscinas naturais e passear em meio aos cânions formados por diversas quedas d’água.

O que fazer em Belo Horizonte: 5 motivos para visitar a capital mineira

Contudo, não tem jeito, é nosso dever ressaltar o passeio de lancha. Com duração de cerca de três horas, o passeio pode ser feito todos os dias e não tem restrições nem de idade, nem de locomoção. De toda forma, vale se programar com antecedência, sobretudo em feriados, combinado? A lancha costuma partir ao lado da ponte do Rio Turvo e veleja mais ou menos 13 km pelo lago. O trajeto inclui ver de perto os Canyons de Furnas, os paredões do Ninho dos Tucanos e a Lagoa Azul, contemplando ainda paradas para banho e em um bar flutuante. Curtiu, né? Então a dica é consultar um(a) agente de viagens para reservar esses passeios e garantir uma aventura completa.

5. Morro do Chapéu

Crédito: Shutterstock

Morro do Chapéu – Capitólio – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Por fim, conta pra gente: você gosta de vistas panorâmicas? Se a resposta for sim, então esse é o lugar certo pra você! Isso porque o Morro do Chapéu é um dos pontos mais altos de Capitólio – pudera, são mais de 1,2 mil metros de altura! Outro diferencial é o fato de contar com forte presença da fauna e flora locais. Em outras palavras, é mais um lugar que tem tudo a ver com fotos, uma vez que descortina uma paisagem impressionante, que abraça as cidades ao redor e o Lago de Furnas.

Além de saber o que fazer em Capitólio, fique por dentro dos melhores hotéis 

Saber o que fazer em Capitólio é fundamental e, agora, certamente você já está por dentro das principais dicas. Porém, é igualmente importante decidir onde ficar, certo? Apesar da cidade ter ótimas opções de hospedagem, duas merecem destaque. E, claro, nós trouxemos todas as informações pra você. Olha só! 

1. Obbá Coema Village Hotel 

Obba Coema Village Hotel Capitolio Minas Gerais Divulgacao

A área de lazer é um dos muitos pontos fortes do Obbá Coema Village Hotel, em Capitólio, Minas Gerais | Crédito: Divulgação

Localizado às margens do Lago de Furnas está o Obbá Coema Village Hotel. Responsável por integrar uma das mais belas paisagens da regiãoele ocupa uma área de 145 mil m² e oferece infraestrutura completa para os visitantes. Neste sentido, vale ressaltar sua extensa área de lazer e o fato de ter uma das maiores piscinas da região. Além disso, exibe diversas quadras esportivas (de tênis, peteca, vôlei de areia, poliesportiva e Campo Society) e ainda permite a prática de arvorismo e arco e flecha. Para completar, conta também com salas de jogos e de eventos.  

Na hora de descansar, dá pra escolher entre uma das 56 acomodações, todas elas equipadas com TV, ar-condicionado, frigobar, telefone e wi-fi, por exemplo. Um detalhe interessante é que o hotel é pet friendly, sabia? Em linhas gerais, o Obbá Coema evidencia a tradicional hospitalidade mineira. Demais, né?  

2. Hotel Escarpas do Lago 

Hotel Escarpas do Lago Capitolio Minas Gerais Divulgacao

Exemplo das acomodações do Hotel Escarpas do Lago, em Capitólio, Minas Gerais | Crédito: Divulgação

Acima de tudo, o Hotel Escarpas do Lago desfruta de localização privilegiadaAfinal, dali se tem acesso a uma vista de todo o Balneário Escarpas do Lago e do Clube Náutico, repleto de píeres e barcos. Inclusive, o empreendimento incentiva o acesso ao clube, que conta com piscinas, lanchonete, vestiários e uma área demarcada para quem quiser nadar no lago. Não à toa, é uma das melhores opções para os viajantes que se interessam por ecoturismo 

Ao mesmo tempo, dentro do hotel é possível curtir as quadras poliesportivas, de tênis e peteca, bem como a academia e o playground infantil. As suítes, por sua vez, são divididas em três categorias: Executiva, Luxo e Standard Luxo. Quer mais? Pois saiba, então, que o café da manhã já está incluso na diária. Ou seja: o hotel oferece um excelente custo/benefício. 

Afinal, quais são os estados da região Sudeste do Brasil?
Estrada Real: veja quais cidades visitar

E aí, o que você achou das nossas dicas de hospedagem e de o que fazer em Capitólio? Concorda que todos esses são pontos imperdíveis ou tem algo a acrescentar? De toda forma, fique mais do que à vontade para compartilhar com a gente nos comentários, pois assim você acaba ajudando outros viajantes. Para fechar com chave de ouro, uma última dica: sempre que quiser cair na estrada, faça isso com o apoio de um(a) agente de viagens. Dessa forma você garante uma trip segura e tranquila do começo ao fim 😉

4 Comentários

  1. Alexandre disse:

    Muito legal a matéria. Só que o Paraíso Perdido fica em São João Batista do Glória e não em Capitólio ok? Abç

    • Segue Viagem disse:

      Muito bem pontuado, Alexandre. Essa informação não estava no texto. Acabamos de acrescentá-la!

      Superobrigada pelo seu comentário e pela dica! 😀

  2. Sebastião Santos Silva da Bahia disse:

    CAPITÓLIO
    Capítulo das belezas naturais do Brasil,
    Afresco tingido de incomparável céu anil,
    Prova de amor da mãe natureza,
    Impressiona adeptos do mundo inteiro,
    Tornou-se o Caribe do povo mineiro,
    Órbita obrigatória dos fiéis dessa beleza,
    Lugar esculpido pelo talento do rio,
    Inspira e instiga no verão ou no frio,
    Os cânions e cascatas são sua riqueza.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

  3. Rita Vieira disse:

    Faltou informar do Complexo Cachoeira da Capivara q é de Capitólio, além de ter duas belas quedas de cachoeira, a primeira da pedra Ancorada e depois a da Capivara e na trilha entre elas, são várias piscinas naturais, e tbem tem o passeio de quadriciclo q te leva no alto do complexo para ter uma paisagem linda do lago de furnas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0