Quais são os estados do Sudeste do Brasil?

Rio de Janeiro Credito editorial Iurii Dzivinskyi shutterstock 1471556480

Acima de tudo, vale dizer que a capital do Rio de Janeiro é um cartão-postal por si só | Crédito editorial: Iurii Dzivinskyi/Shutterstock.com

A região Sudeste é a mais populosa do país. Além disso, é um importante polo de produção dos mais variados produtos e alimentos, como cana-de-açúcar, soja e laranja. E, falando do que a gente mais gosta – as viagens, claro! –, nunca é demais pontuar que ela abriga destinos de cair o queixo. Mas vem cá, conta pra gente: você sabe quais são os estados do Sudeste do Brasil e quais são as suas capitais? Sem olhar no Google, hein!

5 paraísos naturais na região Sudeste para quem ama ar livre
Afinal, quais são os estados do Nordeste do Brasil?

Se essas respostas não estiverem na ponta da sua língua (ainda!), não se preocupe. A gente te conta tudo isso tintim por tintim e, de quebra, traz algumas dicas e curiosidades. Tudo pronto? Então vamos nessa!

Afinal, quais são os estados do Sudeste do Brasil e suas capitais?

Estados do Sudeste do Brasil: acima de tudo, vale dizer que a capital do Rio de Janeiro é um cartão-postal por si só | Crédito editorial: Iurii Dzivinskyi/Shutterstock.com

Acima de tudo, vale dizer que a capital do Rio de Janeiro é um cartão-postal por si só | Crédito editorial: Iurii Dzivinskyi/Shutterstock.com

Antes de qualquer coisa, vamos começar com as informações básicas. A região Sudeste tem quatro estados. Aqui vão eles, por ordem alfabética:

Espírito Santo;

Minas Gerais;

Rio de Janeiro;

São Paulo.

Pontos turísticos de Minas Gerais em 6 destinos imperdíveis
Vitória e Vila Velha: roteiro pelo Espírito Santo

Beleza, já esclarecemos essa parte. Porém, e quanto às suas capitais? Você vai ver que isso não é difícil de decorar, não, mesmo porque duas delas têm os mesmos nomes dos estados. São elas:

– Espírito Santo: Vitória;

– Minas Gerais: Belo Horizonte;

– Rio de Janeiro: Rio de Janeiro;

– São Paulo: São Paulo.

Curiosidades sobre o Sudeste do Brasil

Sao Paulo shutterstock 120678421

Além de ser um polo de negócios e lazer, São Paulo é a cidade mais populosa do país | Crédito: Shutterstock

Ter informação é tudo de bom, né? Por isso mesmo, agora que você já sabe quais são os estados do Sudeste do Brasil, nós convidamos você a conhecer melhor a região. Isso porque ela conta com mais de 89 milhões de habitantes e atrações que não podem faltar em roteiro algum, sabia? Pois é! Confira, agora, algumas curiosidades sobre esta importante parte do país!

– A região Sudeste tem três biomas em seu território: Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.

– É lá onde fica a famosa Estrada Real, que remonta aos caminhos da época do Brasil Colônia. Essa rota cruza Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, tem 1.630 km e é a maior rota turística do país. Mais do que ser emoldurado por cenários de tirar o fôlego, o trajeto ainda esbanja cultura e gastronomia de primeira.

Estrada Real: veja quais cidades visitar e viaje de volta ao Brasil Colônia

– A Grande São Paulo, que inclui a capital paulista e cidades como Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo, por exemplo, é a região metropolitana mais populosa do Brasil. Afinal de contas, apenas por ali moram mais de 22 milhões de pessoas.

– O Rio de Janeiro é um dos destinos turísticos nacionais mais procurados do mundo e recebe mais de 2 milhões de pessoas todos os anos.

– A região Sudeste é mestra quando se fala em opções para passeios incríveis. Dá pra escolher entre lugares históricos e viagens culturais, bem como destinos com praias, serras, ecoturismo e centros urbanos, só pra citar alguns exemplos.

E aí, quer ir para o Sudeste?

Praia Curva da Jurema Vitoria Espirito Santo shutterstock 1627996036

Curte tirar fotos? Então se liga na vista aérea da Praia Curva da Jurema, em Vitória, capital do Espírito Santo | Crédito: Shutterstock

O que fazer em São Paulo: conheça os principais cartões-postais do destino
Além da Cidade Maravilhosa: para onde ir no estado do Rio de Janeiro

Vamos combinar: não precisa saber quais são os estados do Sudeste do Brasil pra sentir bater aquela vontade de conhecer seus encantos. Neste caso, eis uma última dica: procure um(a) agente de viagens. Deixe todo o planejamento para um(a) profissional e fique só com a parte boa: viver uma experiência inesquecível com a segurança de ter assistência a qualquer momento.

Ah, e mais um detalhe! Conta pra gente quais cidades você já teve a chance de visitar e de quais você mais gostou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0