11 pontos turísticos da região Norte do Brasil

*Atualizado às 18h38 do dia 07/06/2021

Riquezas naturais, históricas e gastronômicas: assim podem ser facilmente descritos os pontos turísticos da região Norte do Brasil. Isso porque essa parte enorme do território nacional guarda a incrível Floresta Amazônica, o Jalapão e diversos outros atrativos que merecem uma atenção megaespecial. Por isso, nós elencamos aqui alguns lugares bem brasileiros que você precisa conhecer na sua próxima visita. Confira!

Tudo o que você precisa saber sobre a Selva Amazônica
10 destinos de ecoturismo no Brasil

Confira 11 pontos turísticos da região Norte do Brasil

1. Encontro das águas – Amazonas

Pontos turísticos da região Norte do Brasil: Encontro das Águas - Amazonas | Crédito: Shutterstock

Encontro das Águas – Amazonas | Crédito: Shutterstock

Um dos maiores patrimônios locais, o encontro das águas dos rios Negro e Solimões é, definitivamente, uma experiência única. Para observar esse fenômeno, você precisa ir até o Mirante da Embratel, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na capital Manaus, ou embarcar em um passeio para, além de ver, também sentir a temperatura diferenciada das águas.

2. Parque do Jalapão – Tocantins

Jalapão - Brasil | Crédito: Shutterstock

Jalapão – Tocantins | Crédito: Shutterstock

Acima de tudo, este é um destino que nasceu para o ecoturismo e para quem curte muito uma aventura. Emoldurado por cachoeiras, águas transparentes, chapadas e dunas cor de laranja, o Parque do Jalapão é um legítimo oásis. E tem coisa pra caramba pra fazer por lá! A queda d’água em formato de ferradura da Cachoeira da Velha é um de seus ícones, assim como o Fervedouro do Ceiça (poço cristalino no qual é impossível afundar devido à pressão da água). Ao mesmo tempo, vale conhecer a grandiosa fenda do Cânion Sussuapara e a Pedra Furada, mirante de onde se tem acesso a um pôr do sol incrível.

O que fazer no Jalapão (TO): 7 atrações e dicas para curtir o destino

3. Alter do Chão – Pará

Pontos turísticos da região Norte do Brasil: Alter do Chão - Pará | Crédito: Shutterstock

Alter do Chão – Pará | Crédito: Shutterstock

Praia doce mais famosa do país, Alter do Chão fica no distrito de Santarém, no Pará, e tem como característica principal a areia clara e a água translúcida do Rio Tapajós. Já eleito como um dos mais bonitos destinos de praia do Brasil, ali é possível fazer passeios de barco e trilhas pela floresta. Ah, e detalhe: a melhor época pra ir pra lá é em setembro, momento em que o volume de água do rio diminui e bancos de areia se formam. Outra dica é: não deixe de conhecer a Ilha do Amor, um dos cartões-postais da região.

O que fazer em Alter do Chão (PA): conheça o Caribe Amazônico

4. Monte Roraima – Roraima

Pontos turísticos da região Norte do Brasil: Monte Roraima - Brasil | Crédito: Shutterstock

Monte Roraima – Roraima | Crédito: Shutterstock

Na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, o Monte Roraima é um dos pontos mais elevados do país, esbanjando 2374 metros de altura. Ao seu redor há belíssimas formações rochosas, cachoeiras, lagos e uma fauna e flora muito ricas. A paisagem ali é tão bonita que serviu de inspiração para a animação “Up – Altas Aventuras”, sabia? Em linhas gerais, pode apostar que você vai voltar pra casa com fotos de cair o queixo.

5. Ilha do Bananal – Tocantins

Pontos turísticos da região Norte do Brasil: Rio Araguaia - Tocantins | Crédito: Shutterstock

Rio Araguaia – Tocantins | Crédito: Shutterstock

Maior ilha fluvial do mundo, com mais de 20 mil km² de extensão, a Ilha do Bananal foi classificada como uma reserva da biosfera pela Unesco. Localizada entre os rios Javaés e Araguaia, é dividida em duas partes: parque nacional e parque indígena. Ah, mas atenção: caso queira visitá-la, vale saber que, para entrar, é necessário obter uma autorização dos órgãos federais e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Sendo assim, pra não correr nenhum risco, consulte um agente de viagens pra te ajudar com tudo isso, combinado?

6. Teatro Amazonas – Amazonas

Teatro Amazonas - Manaus | Crédito: Shutterstock

Teatro Amazonas – Amazonas| Crédito: Shutterstock

Um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, o Teatro Amazonas é símbolo da era de ouro de Manaus, que se deu durante o Ciclo da Borracha. Foi inaugurado em 1896 e, além de ser palco para os mais variados espetáculos, hoje conta com um acervo histórico supercompleto, funcionando como museu. O espaço já recebeu, entre outros eventos, óperas, musicais, peças de teatro, shows de cantores líricos e populares, festivais, grupos de dança, bandas, corais e orquestras.

7. Parque Nacional de Anavilhanas – Amazonas

Parque Nacional de Anavilhanas – Amazonas | Crédito: Shutterstock

Parque Nacional de Anavilhanas – Amazonas | Crédito: Shutterstock

Um pedacinho do céu em meio à Amazônia, o Parque Nacional de Anavilhanas é o segundo maior arquipélago fluvial do planeta. Afinal de contas, é composto por 400 ilhas e 60 lagos. Famoso pela presença do Rio Negro, da vegetação de igapós gigantes e de animais como aves, mamíferos, peixes, répteis e anfíbios, é ideal para a prática de atividades ao ar livre. Anote aí alguns exemplos: trilhas terrestres e aquáticas, escaladas em árvores e voos panorâmicos.

8. Mercado Ver-o-Peso – Pará

Mercado Ver-o-Peso - Belém | Crédito: Shutterstock

Mercado Ver-o-Peso – Pará | Crédito: Shutterstock

Ícone de Belém, o Mercado Ver-o-Peso atrai olhares por conta da sua grandiosidade e dos tons de azul da sua estrutura. Uma mistura deliciosa de cores e aromas toma conta do seu interior, onde são vendidos diferentes tipos de peixes, frutos, ervas, temperos e souvenires. Quer saber uma curiosidade? O prédio leva esse nome porque, antes de ser um mercado, operava como alfândega.

9. Rio Madeira – Rondônia

Rio Madeira - Porto Velho - Rondônia | Crédito editorial: Vinicius Bacarin / Shutterstock.com

Rio Madeira – Porto Velho – Rondônia | Crédito editorial: Vinicius Bacarin/Shutterstock.com

Que tal conferir o pôr do sol de um barco? Pois então saiba que, em Porto Velho, no estado de Rondônia, esse passeio não só existe como também é muito procurado pelos visitantes. Com duração de mais ou menos 1 hora, o tour vai até a ponte do Rio Madeira e passa pela Usina Hidrelétrica Santo Antônio. Além de alguns barcos terem restaurantes a bordo, que promovem uma imersão e tanto na culinária local, às vezes o trajeto com a presença especial dos botos. Ou seja: é imperdível, né? Fala sério!

10. Trilha da Samaúma – Amapá

shutterstock 1809491506

O tamanho colossal das Samaúmas, que podem chegar a 70 metros de altura  | Crédito: Shutterstock

Na Ilha de Santana, no Amapá, a Trilha da Samaúma é um atrativo e tanto pra quem está a fim de muito contato com a natureza. Cercada pelo Rio Amazonas e com uma flora milenar, que abriga árvores de grande porte, bem como açaizais e plantas raras e coloridas, a trilha passa por riachos, igarapés e samaúmas centenárias que somam mais de 400 anos. Para completar, a gastronomia local é uma delícia e é bem fácil encontrá-la pela ilha.

11. Passarela Joaquim Macedo – Acre

Passarela Joaquim Macedo - Rio Branco - Acre | Crédito: Shutterstock

Passarela Joaquim Macedo – Rio Branco – Acre | Crédito: Shutterstock

Unindo o centro da cidade de Rio Branco ao bairro do Segundo Distrito, a Passarela Joaquim Macedo cruza o Rio Acre, tem 200 metros de extensão e mais de 5 metros de largura. Como ela é exclusiva para ciclistas e pedestres, tem tudo a ver com caminhadas e passeios ao ar livre. Para coroar, garanta um celular ou câmera em mãos, pois você vai conseguir ótimas fotos.

Por que comprar com um agente de viagens?

E você, conhece algum desse lugares ou pretende se aventurar em breve pelos pontos turísticos da Região Norte? Deixe aqui seu comentário, pois ele pode ser muito útil para outros viajantes! E lembre-se: se estiver planejando uma viagem, conte sempre com um agente de viagens. Dessa forma você garante uma trip tranquila do início ao fim.

4 Comentários

  1. Lorena moreira disse:

    Eu acho essa cidade muito interessante

  2. MELISSA disse:

    Rondônia não é região norte? Não vi nenhum….

    • Segue Viagem disse:

      É sim, Melissa! Muito em breve vamos atualizar este post com mais algumas dicas de pontos turísticos e com toda a certeza Rondônia estará ali. Volte mais vezes pra conferir como ficou! E muito obrigada pelo seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0