Sint Maarten x Saint Martin: qual a diferença?

Blog Segue Viagem
|

Simples: o sul da ilha é território holandês, Sint Maarten, e o norte é francês, Saint Martin. Mas, apesar de pertencer a dois países, não rolam complicações na hora de circular por ali. Idiomas, moedas e culinária, tudo é misturado no destino e tudo dá certo.

St. Martin | Crédito: Stefan Krasowki

Lenda

Diz a lenda que um representante da França e outro da Holanda foram colocados em pontos extremos opostos da ilha e dali saíram caminhando até se cruzarem. O local de encontro se tornou a fronteira entre as partes francesa e holandesa.

Acontece que o francês teria feito o trajeto estimulado por vinho e, o holandês, por rum. Assim, de acordo com os franceses, o segundo teria dormido por influência da bebida, resultando em um pedaço de terra maior para a França. Já os holandeses dizem que o francês trapaceou ao correr.

St. Maarten | Crédito: Dave Herholz

Questão de jurisdição e lenda à parte, listamos alguns outros pontos para ajudar você na hora de planejar seu roteiro. Confira:

Moeda

Ainda que ambos os lados aceitem dólar, a moeda oficial de Saint Martin é o euro.  Dessa forma, em certas ocasiões, o lado francês pode ser um pouco mais caro.

Cultura

Apesar de a cultura caribenha estar presente na ilha, Sint Maarten é mais americanizada e tem o inglês como língua oficial. Já Saint Martin tem clara influência francesa. Ela aparece nas padarias e no idioma – a maioria das pessoas fala inglês, mas o francês costuma ser a primeira opção.

Vida noturna

O lado holandês é conhecido por ser o mais badalado. Por isso, caso você goste de esticar para curtir as noites, talvez a melhor opção seja se hospedar em Sint Maarten. Os cassinos, bares e casas de shows se concentram nas regiões de Simpson Bay e Maho.

Se estiver no clima para um bom jantar regado a vinho, opte pelo lado francês, na região de Grand Case.

Falando das praias, não importa o lado em que você está: estonteantes refúgios de areia branca e águas claras podem ser visitados em Sint Maarten e Saint Martin.

Agora que já sabe sobre as diferenças entre cada lado desse paraíso, é só fazer as malas!

Se já tiver visitado a ilha e tem dicas para compartilhar, por favor, deixe nos comentários.

 


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais