Descubra Ilhéus, Itacaré e Maraú

Blog Segue Viagem
|

A Bahia foi a porta de entrada dos portugueses no Brasil – foi onde hoje está a cidade de Porto Seguro que o navegador português Pedro Álvares Cabral chegou, em 1500, julgando ser as Índias. Não é surpresa que eles tenham decidido ficar por aqui: as belezas naturais do litoral baiano são únicas e inesquecíveis. Ainda hoje dá para ver, mesmo que um pouquinho só, do que fez os olhos dos portugueses brilharem, percorrendo as regiões chamadas Costa do Dendê e do Cacau, em destinos que esbanjam história, natureza e aventura: Ilhéus, Itacaré e Maraú.

Ilhéus

Considerada por muitos o terceiro maior destino da Bahia, Ilhéus é a capital turística da Costa do Cacau e também a casa de Gabriela, Nacib, Coronel Ramiro Bastos, Mundinho Falcão e tantos outros personagens de Jorge Amado. A vila foi ponto de produção de cana-de-açúcar no século 16, mas foi somente no século seguinte que o cacau chegou por ali e a cidade prosperou. Os casarões erguidos nas avenidas à beira-mar pelos coronéis são a prova da grande fortuna gerada pelo cacau, e os pontos turísticos, como o Bar Vesúvio, na Praça Dom Eduardo, e o Bataclan, contam a história de Ilhéus. Não deixe de visitar a Casa de Cultura Jorge Amado, onde antes funcionou a Faculdade de Direito de Ilhéus; a Igreja Matriz de São Jorge, erguida em 1556 e onde hoje o Museu de Arte Sacra; o Teatro Municipal, inaugurado em 1929, e o Palacete Misael Tavares.

Itacaré

Seguindo para o norte, a próxima dica de destino no litoral baiano é Itacaré, que teve origem em uma aldeia indígena. Entre os séculos 19 e 20, como outras cidades da região, Itacaré também teve na produção de cacau sua base econômica. O destino ficou isolado após o assoreamento de seu porto, e se reergueu com a estrada-parque BA-001, inaugurada em 1998. Hoje, o turismo é uma grande fonte de renda do município. Seu grande atrativo é mesmo a natureza e suas praias, desde as mais desertas até as mais próximas do centro, como a Praia da Concha, e as mais procuradas pelos surfistas, como a Tiririca e Engenhoca. Práticas como rafting, canoagem, rapel e outros esportes radicais nas cachoeiras, e visitas a comunidades remanescentes de quilombos são ouras atividades imperdíveis por ali.

Maraú

Por fim, chegamos ao topo de nosso roteiro, já na Costa do Dendê, na cidade de Maraú. Também uma aldeia indígena, o destino foi descoberto em 1705 pelos frades Capuchinhos italianos, mas diz-se que seu habitante mais famoso teria sido o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe”. Quem sabe? Fato é que Maraú é quase uma Polinésia Baiana, com belíssimas praias, água cristalina e quilômetros de Mata Atlântica para completar a paisagem. Seus povoados costeiros mais conhecidos são: Barra Grande, Saquaíra, Taipús de Fora e Algodões, onde você aproveita essa natureza e ainda conhece mais sobre a cultura e gastronomia locais.


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais