Carnaval: o destino brasileiro que mais tem a sua cara

Blog Segue Viagem
|

Desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, folia em Salvador, blocos de rua em São Paulo, Galo da Madrugada em Recife. O Carnaval brasileiro é uma atração turística mundial obrigatória para quem vem ao País em meados de fevereiro. E, claro, para os brasileiros que querem se esbaldar nas festas mais disputadas. Já contamos um pouquinho do histórico das comemorações de Carnaval aqui. Agora só falta você conferir os destaques de cada um dos destinos para escolher onde vai passar o próximo feriado.

Um Brasil feito de carnaval
Curtindo o carnaval de Veneza
A história do carnaval
Folia que faz bem
Carnaval em Aruba? SIM <3

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro | Foto: Gaby Ps / Pixabay
Rio de Janeiro | Foto: Gaby Ps / Pixabay

No Rio de Janeiro, o desfile no Sambódromo da Marquês de Sapucaí é a grande atração, mas não é a única. A cidade também atrai milhões de turistas e cariocas para os blocos de rua, super tradicionais. O Cordão do Bola Preta é um exemplo – ele foi fundado em 1918 e sai sempre no sábado de carnaval. O Bloco das Carmelitas, supostamente criado por freiras, desfila na serra de Santa Teresa na sexta e terça; e a Banda de Ipanema, que desfila desde 1964 em três dias diferentes, passa por Ipanema e mantém a tradição de homenagear Pixinguinha tocando Carinhoso quando o bloco passa pela Igreja Nossa Senhora da Paz.

O carnaval no Rio de Janeiro

O desfile das escolas de samba do grupo especial acontece em dois dias, sempre no domingo e na segunda-feira de Carnaval. São seis desfiles por dia, começando as 21h e entrando madrugada adentro, trazendo para o sambódromo as agremiações conhecidas e amadas por cariocas e por fãs de todo o Brasil: Mangueira, Salgueiro, Beija-Flor, Portela, entre outras. Se você quer ver os desfiles, compre seu ingresso com antecedência – eles começam a ser vendidos em janeiro, e vale a pena ficar de olho no calendário da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro).

Quando o carnaval invade as ruas do Rio

São Paulo

Copan - São Paulo | Crédito: Shutterstock.com
São Paulo | Crédito: Shutterstock.com

Apesar de menos suntuoso do que o irmão carioca, o desfile de São Paulo também leva multidões ao Sambódromo do Anhembi na sexta-feira e no sábado de Carnaval. Vai-Vai, Rosas de Ouro, Mocidade Alegre e Império de Casa Verde estão entre as agremiações que desfilam pelo grupo especial na capital paulista. Como no Rio, aqui também vale a pena ficar atento ao calendário da Liga paulistana e garantir seu ingresso antecipadamente. Converse com seu agente de viagens para ele agilizar isso para você. Depois dos dois dias de desfile, aproveite também os blocos de rua, que já viraram mania. Os blocos do Vai Quem Qué, Casa Comigo, Acadêmicos do Baixo Augusta e do Sargento Pimenta são apenas alguns dos vários que animam as ruas de São Paulo.

São Paulo: dos negócios ao carnaval de rua

Salvador

Elevador Lacerda - Salvador - Bahia | Foto: Tereza Torres / SETUR
Salvador – Bahia | Foto: Tereza Torres / SETUR

Outro Carnaval famosíssimo é o de Salvador, que dura uma semana e é bastante organizado. São três circuitos principais: o Circuito Batatinha, que circula pelo Pelourinho; o Circuito Dodô, que liga os bairros da Barra e da Ondina; e o Circuito Osmar, que passa pelo belo bairro de Campo Grande. Os grandes blocos da cidade, que têm enormes trios elétricos com shows como Daniela Mercury e Claudia Leitte, entre outros, são pagos. Para participar é preciso comprar um abadá, uma camiseta temática do bloco. Mas não se preocupe: há também o Carnaval Pipoca, que tem uma programação gratuita e não deixa a desejar em termos de shows – em 2016, por exemplo, até Ivete Sangalo rolou por lá.

O jeito Salvador de cair na folia

Recife

Recife | Crédito: Shutterstock.com
Recife | Crédito: Shutterstock.com

Última parada dos melhores carnavais do Brasil é Recife – já falamos da folia de lá aqui no blog.  As ruas se enchem de foliões que acompanham grandes shows, como Alceu Valença e Elba Ramalho, os animados blocos e a mistura de ritmos, incluindo o tradicional frevo. Mas o ponto alto do Carnaval recifense é mesmo o Galo da Madrugada – o bloco sai no sábado de manhã e leva mais de 2 milhões de pessoas em seu trajeto de 4,5 quilômetros pela cidade.

Pernambuco: o carnaval dos recordes
Bem-vindo ao carnaval de Olinda
Recife: muito além do galo da madrugada
Caia no frevo e na folia do carnaval no Recife


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais