Arequipa: conheça as atrações desta cidade do Peru

Blog Segue Viagem
|

Arequipa, a segunda maior cidade do Peru, pode ser definida pelas seguintes palavras: encantos naturais e charmosas construções coloniais. Situada no sul do país, fica entre as montanhas da Cordilheira dos Andes e aos pés dos vulcões Misti, Pichu Pichu e Chachani. A diversidade geográfica do destino é tamanha que ainda engloba dois dos cânions mais profundos da Terra, Catahuasi e Colca.

Arequipa – Peru | Crédito: Viajes Pacifico

Grande parte das construções do centro histórico do destino foi construída com sillar, uma espécie de pedra branca vulcânica porosa. Daí o apelido Cidade Branca. A beleza e a importância cultural da região colocaram esta parte de Arequipa na lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.

Mirante Carmen Alto

Ao deixar o aeroporto da cidade, aproveite para passar no Mirante Carmen Alto, localizado no caminho para o centro histórico, e contemple uma estonteante vista panorâmica de Arequipa. Se bater aquela fome, o local ainda conta com uma lanchonete.

Centro histórico

Comece o passeio pela Plaza de Armas. Praticamente toda cidade de origem espanhola tem uma, às vezes chamada de Praça Maior, e a de Arequipa está entre as mais bonitas do Peru. O design paisagístico, as palmeiras, os bancos e os prédios que margeiam a praça complementam o charme do lugar.

Catedral de Arequipa – Peru | Crédito: Viajes Pacifico

Ao seu redor, está a Catedral de Arequipa que, construída em 1656, teve as instalações originais danificadas por incêndios e terremotos, criando a necessidade de passar por reformas e revitalizações.

Do outro lado da praça fica a Iglesia de la Compañía, complexo erguido por jesuítas com propósitos religiosos e para moradia. Seu interior abriga pinturas da escola Cuzco de arte e um altar dourado dedicado ao fundador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola, Jesus e Maria, que são retratados em sua estrutura. A Capilla de San Ignacio figura como o ponto alto da visita do complexo. A imponência e os detalhes da fachada desta capela encantam não só os amantes de arquitetura, mas todos os turistas que a visitam.

Ainda na região, fica o Museu Santuários Andinos, casa da Juanita, famosa múmia de uma garota inca, sacrificada como oferenda aos deuses.

A construção mais icônica das proximidades é a do Mosteiro de Santa Catalina. Aberto em 1580 para receber freiras, idosas e educar crianças, parece mais uma cidade. Suas dependências abrigam ruas, praças, claustros, pinturas e peças de arte sacra.

Monastério Santa Catalina – Arequipa – Peru | Crédito: Viajes Pacifico

Arequipa: conheça o Monastério de Santa Catalina

Vulcão Misti

Para quem deseja ver o grandioso vulcão Misti mais de perto, existem passeios que levam até suas encostas. Assim, você poderá guardar a imagem desse símbolo imponente por meio de fotos e lembranças.

Cozinha

 

Além das belas construções coloniais que deram o apelido à cidade, Arequipa tem culinária reconhecida mundialmente. Vale a pena aproveitar a passagem pela cidade para visitar o Mercado San Camilo, repleto de barraquinhas vendendo os mais variados produtos: frutas, geleias, carnes e pães, que podem ser comprados ou mesmo consumidos nos restaurantes e cafeterias do local.

Por falar em gastronomia, que tal provar os pratos típicos da região? Veja algumas sugestões a seguir:

– Rocoto Relleno

Pimentão recheado com carne e queijo, acompanhado por batatas cozidas.

– Solterito

Salada preparada com queijo fresco, fava, cebola, azeitona, tomate e pimentão.

– Pebre

Sopa de cordeiro, carne de vaca e carne seca de carneiro.

– Ocopa

Batatas servidas com molho de queijo fresco, fava, cebola, azeitona e pimentão.

– Chupe de camarões

Sopa de camarões preparada com leite, ovo e especiarias.

– Adobo arequipeño

Carne de porco cozida e temperada com milho fermentado e especiarias.

– Queso helado

Sorvete à base de leite, canela, coco e especiarias.

– El sanguito

Doce feito de trigo, passas, mel de rapadura, leite e manteiga.


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais