Conheça o Mosteiro de Santa Catalina em Arequipa, no Peru

Blog Segue Viagem
|

Entre as montanhas da Cordilheira dos Andes, a Cidade Branca, como é conhecida Arequipa, fica aos pés de três vulcões – Misti, Pichu Pichu e Chachana – e a beleza e importância de seu centro histórico foram motivos de sobra para que fosse tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco, no ano de 2000. Erguidas por nativos, muitas das construções foram feitas à base de sillar, uma espécie de pedra branca vulcânica porosa com características europeias.

Arequipa, Patrimônio da Humanidade
Peru: um roteiro para desbravar o país

O Monastério

Dentre as edificações, o Mosteiro de Santa Catalina foi inaugurado em 1580 com o objetivo de receber freiras das famílias mais distintas da cidade, vivendo ali em regime de total isolamento. Além disso, o local também servia de asilo e escola para as senhoras e crianças nobres. A cidadela integra estilos arquitetônicos do século 16 ao século 19 e é composto por corredores, praças, ruas de paralelepípedo e coberturas de telhas. Seu interior ainda guarda pinturas coloniais, esculturas e arte sacra.

Monastério de Santa Catalina – Arequipa – Peru | Crédito: Viajes Pacifico

Das mulheres que viveram ali, a história de uma delas merece um destaque especial. A irmã Ana de los Ángeles foi enviada ao monastério aos três anos, quando ainda era conhecida como Ana Monteagudo Ponce de León. O intuito era que a garota recebesse educação moral e religiosa.

Ao completar dez anos, foi levada do local para se casar, mas uma visão da Santa Catarina de Siena fez com que Ana voltasse para o convento, mesmo a contragosto de seus pais. Virou noviça, freira e madre superiora, além de ter sido associada a milagres e predições. Em 1985, o Papa João Paulo II beatificou a irmã.

Monastério de Santa Catalina – Arequipa – Peru | Crédito: Viajes Pacifico

O mosteiro foi aberto ao público em 1970, quando foi construída uma instalação para as cerca de 20 freiras que ainda vivem no local. Por isso, ao planejar o roteiro para Arequipa, reserve algumas horas para conhecer o lugar. Afinal, o grandioso monastério mais parece uma cidade com cores fortes, encanto e muita história para contar. O ponto alto da visita fica por conta do entardecer, quando a luz do sol poente dá outro tom às dependências da atração. Nessa hora, também é interessante procurar pelo terraço que dá vista para a cidade e apreciar o cenário fascinante.

SERVIÇO

Mosteiro de Santa Catalina

Endereço | Santa Catalina, 301 – Arequipa, Peru

Horário de funcionamento | de quinta a segunda-feira, das 9h às 17h; às terças e quartas-feiras, das 9h às 19h30.

Entrada | 40 soles ou 20 soles para estudantes e melhor idade.

http://www.santacatalina.org.pe

 


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais