Tradições natalinas: 5 países que celebram o Natal de um jeito diferente

Coliseu Roma Italia shutterstock 247916815

Conheça as diferentes tradições natalinas ao redor do mundo: Roma - Itália | Crédito: Shutterstock

Conheça as diferentes tradições natalinas ao redor do mundo: Roma - Itália | Crédito: Shutterstock

Conheça as diferentes tradições natalinas ao redor do mundo | A bonita árvore de Natal montada em frente ao Coliseu, um dos símbolos de Roma, na Itália | Crédito: Shutterstock

Árvores, luzinhas, Papai Noel e muitos presentes: o Natal já está batendo à nossa porta. Por isso mesmo, é fácil, fácil encontrar a clássica decoração em shoppings centers e em diversas casas. Mas você sabia que nem todo mundo tem as mesmas tradições natalinas? Sim, é isso mesmo! Algumas culturas celebram a data de formas bem inusitadas, então nós assumimos a missão de mostrar pra você como o Natal é comemorado ao redor do globo. Vamos matar essa curiosidade juntos?

Curiosidade: quais são as lembrancinhas mais procuradas ao redor do mundo?

5 países com tradições natalinas diferentes do Brasil

1. Itália

Conheça as diferentes tradições natalinas ao redor do mundo: Representação da Befana - Itália | Crédito editorial: DARRAY/Shutterstock.com

Representação da Befana, personagem folclórica que ganha muita força na Itália durante o Natal | Crédito editorial: DARRAY/Shutterstock.com

Fora a decoração encantadora, os presépios e os festejos nas praias, a Itália tem em seu folclore uma personagem pra lá de desafiadora para o Bom Velhinho. Chamada de Befana, ela é uma senhora idosa que sobe em uma vassoura e, na noite de 5 de janeiro, visita as casas italianas a fim de entregar doces para as boas crianças. Para aquelas que não se comportaram, porém, um pedaço de carvão (ou um doce preto de formato similar) é deixado como lembrete pelo seu mau comportamento.

Quem topa conhecer a Itália de carro? Saiba para onde ir e o que fazer

Para os católicos, reza a lenda de que a “bruxa” encontrou os três Reis Magos enquanto eles se dirigiam para visitar Jesus. Como eles estavam perdidos, ela os ajudou, mas não se juntou a eles. Mais tarde, entretanto, se arrependeu de não ter ido e resolveu parar de casa em casa para dar presentinhos às crianças.

Algumas cidades italianas levam essa tradição a sério e voluntários se vestem a caráter, percorrendo todas as casas para deixar os doces.  Ah, sim, e um lembrete muito importante: deixar a janela aberta e meias vazias penduradas na própria janela ou nas portas para ganhar os docinhos.

2. Áustria

Conheça as diferentes tradições natalinas ao redor do mundo: Krampus Run - Graz - Áustria | Crédito editorial: Calin Stan/Shutterstock.com

Acima de tudo, o Krampus Run é uma das tradições natalinas mais fortes da Áustria e bem diferente do que rola no Brasil | Crédito editorial: Calin Stan/Shutterstock.com

Na maioria dos países o Natal é sinônimo de presentes e muita festa. Contudo, na Áustria o evento é marcado por uma presença um tanto quanto sombria: o Krampus. Intrigante desde o nome, esta figura é uma espécie de demônio que, no dia 5 de dezembro, sai às ruas para punir os(as) pequeninos(as) bagunceiros(as).

Além disso, na data, que também é a véspera do Dia de São Nicolau (santo que serviu de inspiração para a criação do Papai Noel), as pessoas saem fantasiadas como Krampus levando correntes, varas e sinos. Tudo isso para assustar crianças e adultos. Na ocasião, os monstros vão às ruas com chicotes na mão, promovendo um burburinho e dando continuidade à tradição. O evento se chama Krampus Run.

3. Espanha

Caganer Catalunha Espanha shutterstock 1266613474

Caganer, um dos símbolos do Natal na região da Catalunha, na Espanha | Crédito: Shutterstock

Algumas cidades espanholas, sobretudo na região da Catalunha, têm uma das tradições natalinas mais peculiares. Destaque para o “Caga Tió”, tronco decorado com um rostinho feliz, chapéu e cobertor tradicionalmente recheado de doces e guloseimas. No dia 24 de dezembro, no entanto, as crianças devem acertá-lo com um pedaço de madeira enquanto cantam uma música para que ele devolva os presentes que “engoliu”.

Você acha que termina aí? Pois não mesmo! Há uma peça bem diferenciada no presépio, o “Caganer”, que representa uma pessoa defecando. Embora seja algo bem inusitado para estar atrelado ao Natal, o Caganer simboliza boa sorte e prosperidade.

Muito além de Barcelona: 7 motivos para visitar a Catalunha, na Espanha

4. Letônia

Riga Letonia shutterstock 165380009

Charme e muito frio: Riga, a capital da Letônia, montou a primeira árvore de Natal do mundo, em 1510 | Crédito: Shutterstock

Diferente e extremamente incrível, na Letônia as crianças têm muito a comemorar, já que o Papai Noel trabalha bastante nesta época. Isso porque, nos Bálcãs, esse grande ícone deve trazer presentes ao longo de 12 dias consecutivos.

Outro fator bem relevante é que foi nesta região que aconteceu o primeiro registro da montagem de uma árvore de Natal. Mais especificamente, isso aconteceu na praça central de Riga, a capital do país, em 1510.

5. Grécia

Atenas Grecia shutterstock 405265198

Quem vai para a Grécia durante o Natal pode esperar muitas fotos, porque Atenas, por exemplo, ganha decoração especial | Crédito: Shutterstock

Na Grécia há uma história folclórica bastante curiosa referente à festa. Segundo a cultura local, 12 dias antes do Natal os Kallikantzaroi (espécie de elfos travessos) percorrem a Terra visando pregar peças. Por conta disso, existem alguns rituais para mantê-los afastados, como, por exemplo, pendurar feixe de linho na porta da frente ou manter o fogo da lareira aceso durante esse período.

Ao mesmo tempo, na noite de 24 de dezembro é tradição as crianças visitarem as casas cantando em homenagem ao nascimento de Cristo. Os gregos acreditam que desta forma atraem boa sorte e prosperidade, presenteando os(as) pequenos(as) com doces ou dinheiro.

Vale a pena ir para a Grécia? 6 destinos comprovam que sim
12 destinos na Europa que todo mundo precisa visitar

E você, conhece outras tradições natalinas diferentonas? Então conta pra gente nos comentários! Por outro lado, caso a ideia seja viver uma experiência dessas ao vivo e a cores, não pense duas vezes: contrate um(a) agente de viagens e garanta desde já que a trip seja segura e que saia sem qualquer tipo de perrengue 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0