Uma das mais importantes cidades da Holanda, esta metrópole tem construções que são um colírio para os olhos de quem ama arquitetura.
Se existem características que definem bem a cidade holandesa de Roterdã, com certeza, são contemporânea e agitada. Considerada um polo de arquitetura moderna, cultura e inovação, a cidade é a segunda maior do país e, durante a Segunda Guerra Mundial, teve seu centro completamente destruído. Agora, reerguida como uma das mais inovadoras, ela vem se fortificando, ainda mais, como uma das famosas opções turísticas de toda a Holanda.
Lar do mais importante porto da Europa, Old Harbour, datado do século 14, a metrópole é toda recortada por canais e pontes. Uma construção que traz bem as características contemporâneas e até mesmo futurísticas é a ponte estaiada Erasmusbrug que, inclusive, é um dos cartões-postais da cidade.
Seguindo, outro destaque fica por conta da tradicional fábrica Van Nelle, situada à beira do Rio Schie, traz um estilo modernista e consta como um Patrimônio Mundial da Unesco.
Além desses, Roterdã tem muito mais a oferecer para seus visitantes, entre as opções que merecem uma visita, é imprescindível citar as Casas Cubos, que foram erguidas em 1980 e também são um marco local. Vale ainda citar a Estação Central e o Markthal Rotterdam, um endereço que atrai diversos visitantes e, por ser um mercado, permite excelentes refeições.
Caso goste de ver a cidade das alturas, um local interessante para ser visitado é a icônica Euromast, uma torre com mais de 185 metros de altura. Nela há um observatório que permite enxergar até a cidade de Haia e, também, um restaurante e um hotel.
RARIDADE MEDIEVAL
Como praticamente toda a cidade foi destruída no período da Segunda Guerra Mundial, Roterdã só conta com um monumento da época medieval, a Igreja Sint-Laurenskerk. Próxima ao Markthal, foi erigida entre os anos de 1449 e 1525, e após sofrer os danos dos bombardeios, foi restaurada em 1952 pelos moradores.
MERGULHE NOS MUSEUS
Como as outras cidades holandesas, o destino dispõe de alguns museus, como, por exemplo, o Wereldmuseum, um dos mais antigos da Holanda e que conta com peças de diversos continentes e culturas antigas. Para os que amam arquitetura, a cidade dispõe do Instituto Holandês de Arquitetura, onde é contada toda a história das transformações das construções.
Além desses, não deixe de caminhar pelos entornos da via Museumpark, pois ali há outros estabelecimentos da categoria, entre eles os dedicados à história da arte, Boijmans Van Beuningen e Kunsthal. Já para os adoradores do mar, que tal uma parada no Museu Marítimo de Roterdã, onde estão mais de um milhão de objetos?
Por fim, explore Roterdã de bicicleta ou a pé e conheça cada restaurante, monumento, café e lojas locais. Então, Não perca essa oportunidade!