Descubra o interior do Espírito Santo

Página inicial Viagem Descubra o interior do Espírito Santo

Ana Carolina

Pedra Azul - Espírito Santo

Viajar para o Espírito Santo tem uma grande vantagem: a distância entre o litoral e as montanhas é curta. Se um dia você curte as belas praias de Vitória ou Vila Velha, no outro pode aproveitar o clima mais ameno, a natureza exuberante e boa culinária da serra. Veja abaixo alguns lugares imperdíveis pelo interior do estado.

Domingos Martins

Domingos Martins – Espírito Santo | Crédito: Pamela Fogaça

A cidade mais procurada das montanhas capixabas é Domingos Martins e fica a apenas 55 quilômetros de Vitória. Colonizada por alemães e italianos, Domingos Martins ainda guarda as tradições e os costumes de seus antepassados. A região de 542 metros de altitude costuma ser mais fria que o litoral, e a arquitetura e a gastronomia proporcionam um clima europeu ao destino.

Domingos Martins – Espírito Santo | Crédito: Pamela Fogaça

Toda a trajetória de sua colonização pode ser conferida na Casa da Cultura e Museu Histórico, situada no centro do município. É possível ver, por exemplo, objetos e documentos que pertenceram ao mártir Domingos José Martins, que deu nome à cidade. Outro ponto que merece sua visita é o Orquidário Kautsky, uma reserva florestal com 1.300 tipos de orquídeas e bromélias.

Localizada na praça central do destino, a Igreja Luterana, construída em 1866, é o primeiro templo protestante do país a ter só uma torre. Por lá ainda ocorre o Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular, no mês de julho, e o evento Brilho de Natal, no mês de dezembro. Simplesmente incríveis!

Domingos Martins – Espírito Santo | Crédito: Pamela Fogaça

Pedra Azul

A pouco mais de 50 quilômetros da entrada de Domingos Martins está o Parque Estadual da Pedra Azul, criado em 1991 para proteger o patrimônio natural local, em especial a pedra que dá nome ao lugar. Tendo quase 2.000 metros de altura, a Pedra Azul é chamada assim porque muda de cor ao longo do dia, dependendo da posição do sol e da quantidade de luz que ela recebe.

Pedra Azul – Espírito Santo | Crédito: Pamela Fogaça

Ao olhar para a Pedra Azul por um determinado ângulo, a impressão é de que a rocha está sendo escalada por um lagarto e, assim, ficou sendo conhecida como Pedra do Lagarto. A estrada para o parque também ressalta essa semelhança e leva o nome de Rota do Lagarto. Há algumas trilhas que podem ser feitas por lá, desde as mais tranquilas até as mais complexas. A mais simples, a Trilha do Mirante, tem 1,5 quilômetro de ida e volta, e pode ser feita em cerca de uma hora.

Aproveite a deliciosa gastronomia local

Instalado em uma charmosa casa azul no meio da região serrana, no final da Rota do Lagarto, o restaurante Alecrim conta com uma deliciosa comida caseira em seu cardápio, além do ambiente acolhedor e familiar, que dá um toque ainda mais especial ao local. Seja na hora do almoço ou do jantar, o espaço é simplesmente encantador. Durante a noite, a temperatura costuma cair um pouco, então não deixe de levar um casaco. Porém, caso esqueça, a casa dispõe de aquecedores e cobertores à disposição dos clientes que desejam sentar na área externa e curtir o clima de paz e tranquilidade que reina por lá.

Alecrim – Espírito Santo | Crédito: Pamela Fogaça

Hora de se deliciar com um café fresquinho no Fjordland. Além da vista de tirar o fôlego do parque, da famosa pedra e de toda a região, dos deliciosos lanches, sobremesas e bebidas servidas na cafeteria, o estabelecimento ainda oferece opções de entretenimento que agradam os viajantes de todas as idades. Das trilhas para fazer a cavalo a uma fazendinha que é a alegria da criançada, é impossível não se apaixonar pelo espaço.

Vista do Fjordland – Espírito Santo | Crédito: Pamela Fogaça

Informações

Ingresso: a entrada no parque é gratuita.

Horário: os passeios começam às 9h30 ou às 13h30, de sexta a segunda, e são sempre acompanhados de um guia ou monitor. As visitas de terça a quinta são exclusivamente para escolas.

0 0 votos
Classificação
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários