Diferentemente do que estamos acostumados, a China, e alguns países que seguem seus costumes, como Vietnã, Taiwan, Indonésia e Filipinas, celebram a virada do ano de acordo com o calendário lunissolar. Diferenciando-se do ocidental em muitos pontos, este se baseia nos movimentos da lua e do sol. São 354 dias e três anos com doze lunações – ou meses – e um ano com treze.
Se no último dia 31 de dezembro comemoramos a entrada do ano de 2017, os chineses entrarão no ano de 4715 no dia 28 de janeiro. Mas não se prenda a esta data, pois ela muda a cada ano, sempre ocorrendo entre os meses de janeiro e fevereiro. Outro ponto curioso diz respeito aos doze animais do horóscopo chinês. Diz a lenda que esses animais fazem parte do zodíaco como recompensa por terem atendido a um chamado de Buda. São eles: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco. Além de serem considerados um amuleto da sorte, são atrelados a um dos cinco elementos: água, madeira, fogo, metal ou terra. Com base em suas características, uma previsão é feita para o ano que se inicia.
Ano do Galo de Fogo
Caracterizando pessoas cheias de coragem, honestidade e ambição, começa o ano do “Galo de Fogo”. Considerado um dos animais mais barulhentos e energéticos, pode-se esperar um período dominado pelo progresso, honra e integridade.
A comemoração
Se por aqui pulamos as sete ondinhas, as tradições do outro lado do mundo são um tanto diferentes. É muito comum as pessoas mais velhas darem envelopes vermelhos com dinheiro para os mais novos. Lembrando apenas que só valem quantias em número par, já que número ímpar normalmente é utilizado em tradições fúnebres. Música, gastronomia e fogos de artifício também não ficam de fora da comemoração.
Festas pelo mundo
Descubra outras comemorações pelo mundo e embarque nesta festa.
São Paulo
Tal como do outro lado do mundo, o bairro da Liberdade recebe anualmente um grande evento. Passar a data pela capital paulista é sinônimo de muita música, cultura, arte e gastronomia. De apresentações de danças típicas e artes marciais até o melhor da culinária chinesa, a celebração é feita em grande estilo.
Onde? Praça da Liberdade
Quando? 28 e 29 de janeiro, das 11h às 20h.
Nova York
Com a maior comunidade de orientais fora da Ásia, a festança da Big Apple é uma ótima opção de entretenimento para quem estiver pela cidade. Com direito a desfiles e muita diversão, a comemoração por lá começa alguns dias antes da data oficial, prolongando-se por alguns depois. É festa que não acaba mais.
A Madison Street também vai receber diversas apresentações musicais, marionetes chinesas e o desfile do grupo Lion Dance. Já em Chinatown, bairro localizado em Manhattan, acontecerá até o dia 26 de março uma exposição sobre a comida chinesa na América.
Onde? Sara D. Roosevelt Park
Quando? 28 de janeiro, das 11h às 15h30.
Saiba mais: http://www.nycgo.com/articles/lunar-new-year-events-nyc
São Francisco
Conhecida por ser a maior celebração fora da China, a cerimônia em São Francisco é um prato cheio para turistas e habitantes da região. Combinando a cultura chinesa com a norte-americana, assista desde a eleição da Miss Chinatown à apresentação do dragão que possui 250 metros de comprimento, além de muitos outros espetáculos.
A festa, que começou no dia 07 de janeiro, estende-se até o último dia do ano, com exposições no Asian Art Museu e Maratonas de 5 e 10 K pelas ruas da cidade. Com mais de 100 músicos e bailarinos, não deixe de assistir à grande parada.
Onde? Chinatown
Quando? 11 de fevereiro, das 17h15 às 20h.
Saiba mais aqui.
Londres
Recebendo o título de melhor destino europeu para curtir a festividade, Londres prepara todos os anos uma incrível festa. Com o tema “China: ontem e hoje”, veja de perto o colorido desfile que sai da Charing Cross Road e vai até a Shaftesbury Avenue. Outros destaques que não podem ficar de fora do seu roteiro são as apresentações de Dança do Leão, na Trafalgar Square, os espetáculos musicais que ocorrem durante o dia em West End e tirar uma foto com os Animais do Zodíaco Chinês em Chinatown, das 12h às 18h, no dia da virada.
Onde? Trafalgar Square, Chinatown e West End
Quando? 28 de janeiro, das 8h30 às 20h30
Confira a programação completa aqui.
Todos os eventos têm entrada gratuita. Se estiver por um dos destinos, não deixe de participar desta colorida festa que é o Ano-Novo Chinês.