Bebida predileta de muitos brasileiros, o café é o grande protagonista do turismo no Vale do Paraíba Sul Fluminense, no Rio de Janeiro. Território onde o grão foi a principal fonte de renda durante o século XIX, ali há um passeio intitulado “Vale do Café”, no qual os visitantes conhecem, ao todo, 12 cidades importantes da região dos barões.
E você não precisa ficar só na vontade, não! Os destinos são os seguintes: Barra do Piraí, Engenho Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Piraí, Rio das Flores, Valença e Vassouras.
Agora, você sabe qual é a melhor maneira de conhecer cada um deles? Essa é fácil! Alugando um carro com a Movida, pois assim você aproveita ainda mais o passeio. A Movida é uma locadora fundada em 2006, presente em todo o território nacional e com mais de 160 lojas próprias. Se interessou? Então bora curtir uma viagem que cabe no bolso e é perfeita para você cair na estrada. Vamos lá?
Preservadas com sua arquitetura original e marcada por paisagens inesquecíveis, as fazendas encontradas por lá permitem uma viagem no tempo, mais especificamente à era dos barões do café. São tantas as opções que fica difícil decidir por onde começar. Mas, para te ajudar nessa, o Segue Viagem separou algumas que são imperdíveis.
Em Barra do Piraí, por exemplo, a Fazenda da Taquara leva os turistas em um tour guiado, apresentando a história da família, o processo de café, todo o acervo original do casarão e o cafezal. Agendadas previamente, as visitas podem contar também com um saboroso café da manhã, almoço ou lanche da fazenda, servidos no Restaurante da Taquara, fixado no antigo depósito da casa.
Saindo de lá, a cerca de 35 minutos, o distrito de Conservatória guarda mais surpresas – entre elas está a Fazenda Florença, endereço fundado pelo clã português Teixeira Leite. Os hóspedes têm a oportunidade de viajar pelo passado através das relíquias presentes no local, como bengalas, cartolas e porcelanas.
Seguindo o percurso, a 15 km chega-se em Valença, sede de uma das mais importantes propriedades do século 19, a Fazenda Vista Alegre. Cenário de novelas como “Salomé” e “A Viagem” e do clipe “Lua de Cristal”, da Xuxa, a construção combina bela arquitetura e jardins sensacionais. O que há para fazer: visitas históricas, hospedar-se na própria fazenda e prestigiar eventos sociais, culturais e corporativos realizados ali.
Em Rio das Flores, a Fazenda do Paraízo conta com 58 cômodos, distribuídos em alas, uma capela e um engenho com maquinário importado de Nova York. A quase duas horas da cidade, Paty do Alferes é outra boa pedida: tem a Fazenda Boa Esperança, que exibe um acervo valiosíssimo, constituído por mobiliário, porcelanas, documentos e objetos pessoais dos familiares do Visconde do Rio Preto.
Que tal pegar a pista por mais 15 minutos? Logo à frente, Miguel Pereira oferece a oportunidade de visitar a Fazenda Santa Cecília. Datada de 1770, conta com uma capela projetada por Oscar Niemeyer e suítes para hospedagem.
Por último, Vassouras reúne vários atrativos: a Fazenda Cachoeira do Mato Dentro, de estilo neoclássico; Cachoeira Grande, onde há também um Museu de Carros Antigos; Fazenda do Secretário, maior exemplo de solar rural cafeeiro em estilo neoclássico do Brasil; e a Fazenda Santa Eufrásia, a única tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e uma das principais construções da região do Vale. Sensacional!
Caso queira mergulhar um pouquinho mais nesta aventura histórica, os distritos de Ipiabas e Conservatória, pertencentes às cidades de Barra do Piraí e Valença, atraem os olhares. Sabe por quê? Preservam casarios antigos, igrejas, estradas e fazendas dos antigos barões do café.
Que tal aproveitar as dicas desse post para cair na estrada rumo ao período do Brasil Imperial? A Movida te acompanha nessa viagem!
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL