Conheça São Paulo

Em 1554, padres jesuítas construíram um colégio e aquele núcleo deu origem a uma das cidades mais populosas do planeta: São Paulo abriga mais de 11 milhões de habitantes e é o centro de negócios do Brasil. Tem mais de 400 hotéis e cerca de 90 hostels. Para o lazer, são mais de 100 peças teatrais em exibição por semana, 101 museus e 111 parques e áreas verdes, só para citar alguns exemplos. A gastronomia do mundo todo pode ser experimentada nos mais de 15 mil restaurantes da megalópole.

Crédito da foto em destaque, acima: Shutterstock.com/Thiago Leite
  • Edifício Copan - São Paulo | Crédito: RH Castilhos

    Visitar o emblemático Edifício Copan

    Projetado por Oscar Niemeyer, o famoso marco arquitetônico guarda um dos passeios mais deslumbrantes da cidade. De segunda a sexta, às 10h20 ou às 15h20, é possível visitar o terraço do prédio, que conta com uma extraordinária vista 360° do destino. É simplesmente imperdível.
  • Parque Villa-Lobos - São Paulo | Crédito editorial: Caio Pederneiras/Shutterstock.com

    Passar o dia em um dos inúmeros parques de São Paulo

    Mesmo sendo uma grande metrópole, São Paulo possui uma infinidade de parques ecológicos, urbanos e municipais, alguns desempenhando um papel muito importante na preservação da Mata Atlântica e Serra da Cantareira. Nesses locais, dá para se aventurar em trilhas, conhecer cachoeiras, relaxar, praticar atividades físicas ou fazer o bom e velho piquenique.
  • Beco do Batman - São Paulo | Crédito editorial: Alf Ribeiro/Shutterstock.com

    Dar um giro pela Vila Madalena e conhecer o Beco do Batman

    Com diversas opções de bares, restaurantes e padarias, o passeio por um dos bairros mais famosos da cidade pode ser feito em qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, a região abriga o Beco do Batman, viela cheia de grafites e o cenário ideal (e muito procurado) para fotos sensacionais e “diferentonas”.
  • Crédito: Shutterstock.com

    Delicie-se com a gastronomia

    Em São Paulo é possível experimentar todo tipo de comida. É bem fácil encontrar restaurantes italianos, japoneses, chineses, mexicanos, americanos e de diversas outras nacionalidades – e até mesmo lugares que reúnam tudo isso. Em bairros como a Liberdade, por exemplo, o forte é a culinária asiática; na Mooca, comida italiana; na Vila Madalena, prepare-se para fantásticas hamburguerias. Além disso, a capital tem uma gastronomia própria, que já virou símbolo paulistano e pode ser conferida no Mercado Municipal: lá são servidos os famosos sanduíches de mortadela e o pastel de bacalhau. Outras comidas bem típicas são a coxinha, o pão na chapa, o pastel de feira e a pizza.
  • Pizza | Crédito: Ponce Photography

    Saborear a famosa pizza de São Paulo

    Conhecida como uma das melhores do mundo, comer uma boa pizza em São Paulo é item mais do que obrigatório no roteiro de todo mundo - seja esta a sua primeira visita à cidade ou não. E opção é o que não falta: são mais de seis mil opções de pizzarias espalhadas por todo o destino.
  • Avenida Paulista - São Paulo | Crédito: Shutterstock.com

    Passear a pé pela Avenida Paulista aos domingos

    Imagine poder andar no meio da Avenida Paulista sem se preocupar com os carros. Pois saiba que isso é possível! Todo domingo, um dos principais centros financeiros da cidade vira um verdadeiro point de lazer. Seja a pé, de bicicleta, skate ou skate, é diversão garantida para toda a família.
  • Escola de Samba - São Paulo | Crédito: Divulgação Liga SP

    Se esbaldar no ensaio de uma escola de samba

    Tão popular quanto o do Rio de Janeiro, o Carnaval de São Paulo é um espetáculo imperdível. Então, quando estiver de passagem pela cidade, não deixe de acompanhar de pertinho o ensaio de uma das escolas de samba espalhadas pelos bairros paulistanos.
  • Praça do Pôr do Sol - São Paulo | Crédito editorial: Alf Ribeiro/Shutterstock.com

    Contemplar o crepúsculo na Praça do Pôr do Sol

    Quer eternizar a cidade na sua mente nas lentes da sua câmera? Pois então a dica é assistir ao espetáculo do pôr do sol na praça que leva este mesmo nome e está localizada na zona oeste da cidade, no Alto de Pinheiros.
  • Mosteiro de São Bento - São Paulo | Crédito: The Photographer

    Assistir a missas com canto gregoriano no Mosteiro de São Bento

    Visitar o Mosteiro de São Bento já é um passeio incrível. Aproveitar para assistir a uma das missas com cantos gregorianos, então, é uma experiência única. Apesar de o evento ser muito concorrido aos domingos, às 10h, é possível presenciá-lo - e se emocionar com ele - todos os dias da semana, neste mesmo horário.
  • Rua Oscar Freire - São Paulo | Crédito editorial: Diego Grandi/Shutterstock.com

    Ir às compras: da Rua Oscar Freire à 25 de Março

    São Paulo abriga mais de 50 shopping centers, incluindo alguns de alto padrão, como o Cidade Jardim e o Iguatemi. A Rua Oscar Freire, no bairro dos Jardins, é o local a céu aberto com a maior concentração de marcas de luxo da metrópole.Ao mesmo tempo, por ser uma cidade de contrastes, o destino também é dono da maior zona de comércio popular do país: a Rua 25 de Março, na região central, com centenas de lojas que vendem bijuterias, brinquedos, eletrônicos e artigos de decoração, entre outros itens, a preços reduzidos.
  • Passeios em São Paulo - Parque Ibirapuera - São Paulo | Crédito: Shutterstock.com

    O clássico dos clássicos: visitar o Parque Ibirapuera

    Outro ponto turístico irresistível é o Parque Ibirapuera, ideal para andar de bike, skate, patins ou simplesmente fazer caminhadas entre árvores e jardins. Além do contato com a natureza, o parque engloba a Oca (pavilhão de exposições projetado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer), o Museu de Arte Moderna (MAM), o Pavilhão da Bienal (onde são realizadas a São Paulo Fashion Week e as Bienais do Livro e de Arte) e o planetário.
  • Mercado Municipal - São Paulo | Crédito editorial: Filipe Frazão/Shutterstock.com

    Conhecer o Mercado Municipal (também chamado de Mercadão)

    São Paulo tem dezenas de coisas para fazer, mas não deixe de ir ao Mercado Municipal provar um bom pastel de bacalhau ou um sanduíche de mortadela. Caso não consiga passar por lá, pare em qualquer feira livre das ruas da cidade. Aproveite a estada para comer um pastel de feira e tomar caldo de cana: pois não existe nada mais paulistano do que isso.
  • Minhocão - São Paulo | Crédito editorial: Diego Meneghetti/Shutterstock.com

    Caminhar pelo Minhocão aos domingos

    O Elevado João Goulart - ou, como é popularmente conhecido, o Minhocão - é um dos passeios imperdíveis em São Paulo. Se durante a semana ele é uma das muitas vias expressas da capital, aos finais de semana o espaço é totalmente ocupado por pedestres.Fechado para carros a partir das 15h do sábado e só abrindo novamente às 6h30 de segunda-feira, o local é ideal para quem quer fazer caminhada, andar de bike ou skate, passear com o cachorro ou tirar boas fotos.

Pontos Turísticos

ATRAÇÕES NOTURNAS

A Grande São Paulo como um todo, região que reúne 39 municípios do estado, alguns inclusive com a melhor infraestrutura do Brasil, conta com mais de 180 casas noturnas. Na cidade em si, as atrações estão concentradas, principalmente, nos bairros de Vila Madalena, Vila Olímpia, Jardins, Centro (com destaque para a badalada Rua Augusta), Itaim Bibi e Barra Funda.

COMPRAS

São Paulo tem mais de 50 shoppings centers, incluindo alguns de alto luxo, como o Shopping Cidade Jardim e o Iguatemi. A Rua Oscar Freire, nos Jardins, é o local a céu aberto com maior concentração de marcas de luxo da metrópole. Como é uma cidade de contrastes, o destino também conta com a maior zona de comércio popular do país, a Rua 25 de março, na região central. São centenas de lojas que vendem artigos como bijuterias, itens de decoração, brinquedos e eletrônicos, entre uma infinidade de outros, por preços reduzidos.

CALENDÁRIO DE EVENTOS IMPORTANTES

  • Campus Party (janeiro)
  • Celebração do aniversário de São Paulo (25 de janeiro)
  • Ano-Novo Chinês (fevereiro)
  • Bloquinhos de Carnaval (fevereiro/março)
  • Desfiles das Escolas de Samba no Sambódromo (fevereiro/março)
  • São Paulo Fashion Week (abril e outubro)
  • Festa de Nossa Senhora Achiropita (agosto)
  • Parada do Orgulho LGBT+ (junho)
  • Festa das Cerejeiras (agosto)
  • Bienal Internacional do Livro (agosto/setembro)
  • Festa de São Genaro (setembro e outubro)
  • Mostra Internacional de Cinema (outubro/novembro)
  • Campeonato Mundial de Fórmula 1 (novembro)
  • Salão do Automóvel (novembro)

FOTOS

COMO CHEGAR

São Paulo abriga dois grandes aeroportos: o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro, também chamado de Aeroporto de Cumbica, e o Aeroporto de Congonhas. Ambos recebem voos de todo o Brasil, além de o internacional conectar o país e a América Latina com outros continentes.

As principais vias de acesso terrestre são: Anchieta (SP-150), Imigrantes (SP-160), Anhanguera (SP-330), Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070), Bandeirantes (SP-348), Castello Branco (SP-280), Fernão Dias (BR-381), Presidente Dutra (BR-116), Raposo Tavares (SP-270) e Régis Bittencourt (BR-116).

A MELHOR ÉPOCA PARA IR

São Paulo é uma cidade vibrante o ano todo. Costuma ter dias quentes e chuvosos no verão. Ao mesmo tempo, tende a ficar mais vazia nos meses de dezembro e janeiro por conta das férias e das festas de fim de ano, o que favorece a locomoção. Se estiver em busca de temperaturas baixas, o inverno não decepciona: as temperaturas caem bastante e podem ficar abaixo dos 10ºC.

NÃO PODE FALTAR NA BAGAGEM

Um bom par de tênis para visitar todos os atrativos da cidade. Caso a viagem seja durante o verão, capriche no protetor labial, óculos de sol e use roupas bem levinhas. Contudo, tenha sempre em mãos um casaco ou blusa fina para não ser pego de surpresa com a virada do tempo, o que acontece com frequência. Quem pretende visitar o destino durante inverno precisa acrescentar na bagagem: blusas grossas, cachecol e sapatos quentes.

  • informações Úteis

  • DDD 11

  • Voltagem 110v

  • Telefone 190 (Brigada Militar)
    192 (Pronto-Socorro)
    193 (Bombeiros)

  • Sitespturis.com

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0