Visitar o emblemático Edifício Copan
Projetado por Oscar Niemeyer, o famoso marco arquitetônico guarda um dos passeios mais deslumbrantes da cidade. De segunda a sexta, às 10h20 ou às 15h20, é possível visitar o terraço do prédio, que conta com uma extraordinária vista 360° do destino. É simplesmente imperdível.
Passar o dia em um dos inúmeros parques de São Paulo
Mesmo sendo uma grande metrópole, São Paulo possui uma infinidade de parques ecológicos, urbanos e municipais, alguns desempenhando um papel muito importante na preservação da Mata Atlântica e Serra da Cantareira. Nesses locais, dá para se aventurar em trilhas, conhecer cachoeiras, relaxar, praticar atividades físicas ou fazer o bom e velho piquenique.
Dar um giro pela Vila Madalena e conhecer o Beco do Batman
Com diversas opções de bares, restaurantes e padarias, o passeio por um dos bairros mais famosos da cidade pode ser feito em qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, a região abriga o Beco do Batman, viela cheia de grafites e o cenário ideal (e muito procurado) para fotos sensacionais e “diferentonas”.
Delicie-se com a gastronomia
Em São Paulo é possível experimentar todo tipo de comida. É bem fácil encontrar restaurantes italianos, japoneses, chineses, mexicanos, americanos e de diversas outras nacionalidades – e até mesmo lugares que reúnam tudo isso. Em bairros como a Liberdade, por exemplo, o forte é a culinária asiática; na Mooca, comida italiana; na Vila Madalena, prepare-se para fantásticas hamburguerias. Além disso, a capital tem uma gastronomia própria, que já virou símbolo paulistano e pode ser conferida no Mercado Municipal: lá são servidos os famosos sanduíches de mortadela e o pastel de bacalhau. Outras comidas bem típicas são a coxinha, o pão na chapa, o pastel de feira e a pizza.
Saborear a famosa pizza de São Paulo
Conhecida como uma das melhores do mundo, comer uma boa pizza em São Paulo é item mais do que obrigatório no roteiro de todo mundo - seja esta a sua primeira visita à cidade ou não. E opção é o que não falta: são mais de seis mil opções de pizzarias espalhadas por todo o destino.
Passear a pé pela Avenida Paulista aos domingos
Imagine poder andar no meio da Avenida Paulista sem se preocupar com os carros. Pois saiba que isso é possível! Todo domingo, um dos principais centros financeiros da cidade vira um verdadeiro point de lazer. Seja a pé, de bicicleta, skate ou skate, é diversão garantida para toda a família.
Se esbaldar no ensaio de uma escola de samba
Tão popular quanto o do Rio de Janeiro, o Carnaval de São Paulo é um espetáculo imperdível. Então, quando estiver de passagem pela cidade, não deixe de acompanhar de pertinho o ensaio de uma das escolas de samba espalhadas pelos bairros paulistanos.
Contemplar o crepúsculo na Praça do Pôr do Sol
Quer eternizar a cidade na sua mente nas lentes da sua câmera? Pois então a dica é assistir ao espetáculo do pôr do sol na praça que leva este mesmo nome e está localizada na zona oeste da cidade, no Alto de Pinheiros.
Assistir a missas com canto gregoriano no Mosteiro de São Bento
Visitar o Mosteiro de São Bento já é um passeio incrível. Aproveitar para assistir a uma das missas com cantos gregorianos, então, é uma experiência única. Apesar de o evento ser muito concorrido aos domingos, às 10h, é possível presenciá-lo - e se emocionar com ele - todos os dias da semana, neste mesmo horário.
Ir às compras: da Rua Oscar Freire à 25 de Março
São Paulo abriga mais de 50 shopping centers, incluindo alguns de alto padrão, como o Cidade Jardim e o Iguatemi. A Rua Oscar Freire, no bairro dos Jardins, é o local a céu aberto com a maior concentração de marcas de luxo da metrópole.
Ao mesmo tempo, por ser uma cidade de contrastes, o destino também é dono da maior zona de comércio popular do país: a Rua 25 de Março, na região central, com centenas de lojas que vendem bijuterias, brinquedos, eletrônicos e artigos de decoração, entre outros itens, a preços reduzidos.
O clássico dos clássicos: visitar o Parque Ibirapuera
Outro ponto turístico irresistível é o Parque Ibirapuera, ideal para andar de bike, skate, patins ou simplesmente fazer caminhadas entre árvores e jardins. Além do contato com a natureza, o parque engloba a Oca (pavilhão de exposições projetado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer), o Museu de Arte Moderna (MAM), o Pavilhão da Bienal (onde são realizadas a São Paulo Fashion Week e as Bienais do Livro e de Arte) e o planetário.
Conhecer o Mercado Municipal (também chamado de Mercadão)
São Paulo tem dezenas de coisas para fazer, mas não deixe de ir ao Mercado Municipal provar um bom pastel de bacalhau ou um sanduíche de mortadela. Caso não consiga passar por lá, pare em qualquer feira livre das ruas da cidade. Aproveite a estada para comer um pastel de feira e tomar caldo de cana: pois não existe nada mais paulistano do que isso.
Caminhar pelo Minhocão aos domingos
O Elevado João Goulart - ou, como é popularmente conhecido, o Minhocão - é um dos passeios imperdíveis em São Paulo. Se durante a semana ele é uma das muitas vias expressas da capital, aos finais de semana o espaço é totalmente ocupado por pedestres.
Fechado para carros a partir das 15h do sábado e só abrindo novamente às 6h30 de segunda-feira, o local é ideal para quem quer fazer caminhada, andar de bike ou skate, passear com o cachorro ou tirar boas fotos.