Guia de Destinos

O que fazer em Santiago – Chile

Cercada pela Cordilheira dos Andes, a capital chilena é uma das mais desenvolvidas da América Latina.


Atrações Imperdíveis

Subir no Cerro San Cristóbal e assistir ao pôr do sol, passeio que pode ser feito de funicular e teleférico. Caminhar pelo centro da cidade e conhecer as ruas peatonais (onde não circulam carros). Provar “mote con huesillos”, bebida típica ...

Endereço de restaurantes, cafeterias, sorveterias, livrarias, lojas e museus, Lastarria é um bairro cultural de charme singular, no qual a diversão é certa de dia e de noite. A região fica perto do Cerro Santa Lucía e dá para combinar ...

Região onde fica o Cerro San Cristóbal, suas ruas, principalmente a Rua Pio Nono, oferecem gama variada de restaurantes e bares para todos os tipos de gostos.

Galeria de Fotos

Pontos Turísticos

CONHEÇA SANTIAGO DO CHILE

Com quase 7 milhões de habitantes, Santiago do Chile é cercada pela Cordilheira dos Andes.  Atualmente, a cidade desponta como uma das capitais mais desenvolvidas da América Latina.  Por sua localização privilegiada, próxima do mar e da montanha, a partir de Santiago é possível visitar praias de lugares como Valparaíso e Viña del Mar, a menos de 200 km de distância, ou estações de esqui, como Valle Nevado ou Portillo.

ATRAÇÕES NOTURNAS

Bairros como Bellavista e Vitacura são os mais indicados para curtir a noite, pois estão repletos de cafeterias aconchegantes, bares para happy hours e excelentes restaurantes para desfrutar o melhor das cozinhas regional, chinesa, peruana e tailandesa, entre muitas outras. O bairro de Lastarria também é um ponto de encontro para aqueles que querem aproveitar a noite saboreando drinks e cafés.

COMPRAS

Santiago costuma ter bons preços nas roupas de inverno em comparação aos mesmos produtos no Brasil. Uma visita a lojas de departamentos, como a Falabella, é uma boa pedida. Se você é um apreciador de vinhos ou deseja presentear alguém, é possível encontrá-los em vinícolas, lojas especializadas espalhadas pela cidade e nos supermercados por um preço bem acessível. Para artesanatos, lembrancinhas, roupas, acessórios e instrumentos musicais, do lado oposto ao Cerro Santa Lucía está o Centro Artesanal, o qual oferece uma variedade de todos esses produtos. O Cerro San Cristóbal também conta com lojinhas de souvenires com preços parecidos aos vendidos no Centro Artesanal. O Patio Bellavista compreende tanto lojas quanto restaurantes.

CALENDÁRIO DE EVENTOS IMPORTANTES

Festival Internacional de Teatro Santiago a Mil (janeiro)

Maratona de Santiago (abril)

Festas Pátrias (setembro)

COMO CHEGAR

De avião, há voos diretos de capitais brasileiras para Santiago.

Trens partindo do Sul do Chile chegam à Estación Central. Mais informações em www.efe.cl.

A MELHOR ÉPOCA PARA IR

No inverno, a cidade fica ainda mais charmosa, com a Cordilheira dos Andes cheia de neve ao fundo. Além disso, é ótimo para dar um pulinho nas estações de esqui próximas da capital chilena. Nas outras estações do ano também é possível ver os Andes com neve no topo, mas em quantidade muito menor. As estações quentes favorecem os passeios ao ar livre.

INFORMAÇÕES EXTRAS

Sites oficiais

http://www.santiagocapital.cl/
http://chile.travel/

Idioma oficial

Espanhol.

Visto

Brasileiros não precisam de visto específico de turista e nem de passaporte. É permitida a entrada apenas com RG para permanência de até 90 dias no país. O documento deve ter sido emitido, no máximo, há dez anos. A Carteira Nacional de Habilitação não é válida neste caso.

Vacinas

Nenhuma é exigida.

Fuso horário em relação ao horário de Brasília

O mesmo.

Desconsiderar o horário de verão em ambos os países.

DDI

+56

Código de acesso da cidade

2

Telefones úteis

Polícia: 133

Emergência: 131 (ambulância)

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Moeda

Peso chileno (CLP).

Gorjetas

Opcional em todos os serviços, mas recomenda-se deixar 10% do valor total, que geralmente já vem incluso na conta.

Internet

Algumas estações de metrô possuem o serviço gratuito. Normalmente, hotéis e estabelecimentos em geral oferecem wi-fi sem custo.

Segurança

De acordo com o Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores, é aconselhável viajar com grau moderado de cautela, tomando os cuidados básicos de segurança, como estar sempre atento aos objetos pessoais em lugares com alto fluxo de pessoas e não caminhar sozinho por ruas desertas em horários avançados.

Voltagem e tomadas

220 V.

Tomada tipo C | Crédito: Shutterstock.com
Tomada tipo L | Crédito: Shutterstock.com

O QUE NÃO PODE FALTAR NA BAGAGEM

Se a viagem estiver marcada no inverno, leve casaco, gorros e luvas. No verão, roupas leves e uma malha ou lenço de pashmina para usar à noite, período no qual a temperatura costuma ser mais amena. Em qualquer época do ano, um bom par de sapatos ou tênis confortáveis representam grandes aliados de quem quer explorar a cidade a pé.

CONSULADO BRASILEIRO

Calle los Militares 6191 / e-mail: cg.santiago@itamaraty.gov.br / Telefone: (562) 2820-5800 / Plantão Consular: (569) 9334-5103

Calle los Militares, 6191, Chile