A fé que move milhares de pessoas no Nordeste

Blog Segue Viagem
|

Dados do Ministério do Turismo (Mtur) mostram que o turismo religioso motivou 17,7 milhões de viagens de brasileiros em 2014. Dois anos antes, esse número era de 3,94 milhões de viagens domésticas. Ao todo, segundo o Mtur, são 96 atrações religiosas distribuídas em 344 municípios do Brasil, sendo que desses, 177 possuem calendário fixo de eventos religiosos, que podem incluir lugares sagrados, templos, festas religiosas, retiros espirituais, romarias e peregrinações.

Para fazer uma viagem movida pela fé no Brasil, separamos neste texto as cidades nordestinas com grandes atrativos do turismo religioso. Além disso, elas estão em belos Estados e dá para combinar dias de muito sol e mar com outros de intensa religiosidade.

 Salvador (BA)

Festa do Senhor do Bonfim – Salvador – Bahia | Crédito: Rita Barreto / Bahiatursa

Eventos como a lavagem da Igreja do Bonfim e a Festa de Santa Bárbara atraem multidões anualmente, e levaram a Bahia ser reconhecida como um forte ponto de convergência para o turismo religioso, sendo que ainda abriga mais de 360 igrejas católicas. Porém, a religião que predomina é a cultura negra do candomblé. O sincretismo religioso da capital baiana se materializa em festas tradicionais como a Festa de Iemanjá, na Praia do Rio Vermelho, no dia 2 de fevereiro, e a Lavagem do Bonfim na segunda quinta-feira de janeiro.

Cuiabá: a vocação religiosa da capital mato-grossense

Pádua, Itália: história, ciência e religião

Juazeiro do Norte (CE)

Padre Cícero – Juazeiro do Norte – CE | Crédito: Danielle Pereira

Localizada no Vale do Cariri, extremo sul do Ceará (563 quilômetros de Fortaleza), recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano. Padre Cícero fixou residência em Juazeiro em 1872, mudando os hábitos da população local, iniciando-a nos passos da religião. Mas é o ano de 1889 que marca o episódio atípico. Padre Cícero, ao dar uma hóstia consagrada à beata Maria Magdalena do Espírito Santo, surpreendeu-se quando a hóstia se transformou em sangue. O fato se repetiu dezenas de vezes com diferentes outros moradores da cidade. As toalhas que eram usadas para limpar a boca das pessoas se tornaram objeto de curiosidade e foram expostas para visitação.

Apesar de terem sido testemunhados por muitos moradores e padres, o Milagre de Juazeiro nunca foi reconhecido pela Igreja e Padre Cícero não foi beatificado, o que não impede os movimentos de peregrinação até o local. Com roteiros turísticos definidos, passa pela Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, a Igreja de São Francisco, e a Capela do Perpétuo Socorro.

Outra atração muito visitada é a grandiosa estátua do Padre Cícero, com 27 metros de altura, situada na Serra do Horto, lugar onde ele gostava de fazer seus retiros espirituais. Existe, ainda, o Memorial do “Padim”, onde se encontra uma biblioteca de fotos da época e o Museu do Padre Cícero, onde estão guardados seus objetos de uso pessoal e imagens sacras que pertenciam ao religioso.

De igrejas a praias a um passo de Lisboa

Conheça Olinda: das igrejas ao frevo

Nova Jerusalém (PE)

A paixão de Cristo – Nova Jerusalém – PE | Crédito: Rosanetur

Há mais de 40 anos, a cidade-teatro Nova Jerusalém conta a história dos últimos dias de Jesus com encenações que duram oito dias e envolvem quase mil profissionais entre atores Globais e equipe técnica em um enorme teatro a céu aberto. A área de 100 mil metros quadrados, a 180 quilômetros de Recife, localiza-se em uma paisagem árida do sertão nordestino que remete à distante Judéia.

No início, em 1951, era apenas uma simples manifestação religiosa de iniciativa do morador local Epaminondas Mendonça, que se inspirou na Paixão encenada na Europa. O projeto do teatro só começou a se concretizar em 1968, quando foi realizada a primeira encenação da peça hoje chamada de Nova Jerusalém.

O cenário é composto de uma muralha de pedras e 70 torres. A réplica de Jerusalém faz os cerca de 500 atores e figurantes, e mais de 70 mil espectadores, se deslocarem em cenários como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos, e o Cenáculo onde Jesus ceou com os apóstolos antes de ser entregue às autoridades judaicas, por duas horas de espetáculo.


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais