Recife: de carro pelo litoral pernambucano

Jaboatão dos Guararapes - Recife - Pernambuco | Crédito: Bruno Stanly

Jaboatão dos Guararapes – Recife – Pernambuco | Crédito: Bruno Stanly

Se a sua ideia é aventurar-se pelas belas praias de Pernambuco, ou se está de bobeira uns dias extras em Recife, a capital pernambucana pode servir de ponto de partida para passeios inesquecíveis. Cheque com seu agente de viagens a possibilidade de alugar um carro na cidade mesmo, e partir para o roteiro de sua preferência, tanto contornando o litoral Norte quanto o litoral Sul.

Um dos melhores passeios para fazer é conhecer a vizinha Olinda. Que disputa com Recife o posto de cidade pernambucana mais querida. Considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade  e como Capital Brasileira da Cultura, Olinda guarda em seus casarões a herança do Brasil colonial. Sua orla de oito quilômetros de extensão abriga restaurantes e bares nos quais você pode provar o melhor da gastronomia nordestina e curtir o visual da praia. No Centro Histórico, também chamado de Cidade Alta, estão as construções religiosas de Olinda, como, por exemplo, a Igreja do Carmo, construída em 1580, e o Mosteiro de São Bento, que abrigou a primeira Escola de Direito do Brasil.

Pelo sul do Estado de Pernambuco

Se a ideia é ver mar azul e areia branquinha, dirija rumo ao Sul do Estado. A rota de cerca de 110 quilômetros passa por diversas cidades. Como Jabotão dos Guararapes, mais próximo à capital, Porto de Galinhas, e São José da Coroa Grande, já quase na divisa com Alagoas. O acesso a estas praias pode ser feito pelas rodovias BR-101 Sul, PE-060 e PE-029, dependendo do seu destino. Uma recomendação importantíssima: prepare a máquina fotográfica, porque aqui, a jornada muitas vezes é tão bonita quanto o destino final.

Entre as localidades mais famosas na região está o Cabo de Santo Agostinho, que fica a 33 quilômetros de Recife. As pequenas praias são delimitadas pelos mangues e pela Mata Atlântica. E atendem todas as preferências: há praias de águas calmas e agitadas; de tranquilidade ou badalação e com pontos históricos como, por exemplo, a Vila de Nazaré e o Engenho Massangana. Já a Praia dos Carneiros, a 113 quilômetros de Recife, foi considerada uma das mais bonitas do Brasil. E tem ares de praia deserta. Isso porque ela está em uma Área de Preservação Ambiental do município de Tamandaré. E próxima ao Ariquindá, rio com o menor índice de poluição de Pernambuco. Por isso, quando passar por lá, faça a sua parte pela manutenção deste paraíso, ok?

Por fim, caso prefira a comodidade dos tours, muitas agências de viagens também fazem os passeios para Olinda e para destinos no litoral Sul, como Cabo de Santo Agostinho e Praia dos Carneiros. É só perguntar para o seu agente quais opções ele tem para Pernambuco! Então não perca tempo, não, e comece a planejar sua próxima trip!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0