Seguindo as tradições da Serra Gaúcha

Vinhedos em Bento Gonçalves | Crédito: Shutterstock

Vinhedos em Bento Gonçalves | Crédito: Shutterstock

Vinhedos em Bento Gonçalves - Serra Gaúcha | Crédito: Shutterstock

Vinhedos em Bento Gonçalves – Serra Gaúcha | Crédito: Shutterstock

Um costume que já virou sensação entre os turistas da Serra Gaúcha: visitar as cidades que fazem parte da região e se apaixonar, logo de cara, pelas paisagens e pelas suas extraordinárias riquezas culturais.

Fruto, sobretudo, da imigração europeia, são justamente as influências italiana e alemã que conferem ao destino uma personalidade única, abrindo um leque imenso de roteiros e atrações. Os tours temáticos da uva e do vinho, da cerveja e pelas raízes coloniais, por exemplo, são três destaques em meio a esse superpacote de opções.

As vinícolas da Serra Gaúcha
Conheça o charme da Serra Gaúcha

Além disso, outra excelente pedida para curtir nos altos montes do Rio Grande do Sul é a Rota do Chocolate, que percorre as principais fábricas e lojas especializadas no doce, oferecendo aos viajantes uma autêntica prova do sabor local.

E para conferir em detalhes esses quatro clássicos gaúchos, a gente te convida para embarcar conosco em uma experiência comandada por boas lembranças, quitutes irresistíveis e muita diversão. Pronto para partir nesta viagem com a gente? Só se for agora, tchê!

UMA ROTA ALTERNATIVA

Contando com cenários cinematográficos, uma ótima maneira de explorar as belezas naturais da Serra Gaúcha é alugando um carro e realizando trajetos bem famosos por lá. Um deles, inclusive, é a Rota Romântica, percurso cercado por uma natureza deslumbrante e por atrações históricas provenientes, principalmente, da cultura alemã.

PARA COMEÇAR, UM BRINDE AOS COLONOS

Maria Fumaça - Gramado - Rio Grande do sul | Crédito: Shutterstock

Maria Fumaça – Gramado – Rio Grande do sul | Crédito: Shutterstock

Considerado um dos passeios obrigatórios para quem está de passagem pela Serra Gaúcha, o Tour da Uva e do Vinho é como a bebida dos deuses: uma experiência deliciosa, de doses inebriantes. Recepcionando os visitantes com um cardápio cheio de boas pedidas, os atrativos contemplados no tour são os seguintes: visitas a vinhedos e vinícolas, degustação de diferentes tipos de vinhos e demais bebidas à base de uva e uma série de espetáculos – como a Epopeia Italiana – que ajudam a contar o início dessa atividade econômica e turística oriunda da imigração europeia.

E por falar em imigrantes, outro programa imperdível por ali é o passeio feito a bordo de uma Maria Fumaça pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, marcado por taças sempre cheias, músicas e animadas apresentações teatrais, todas em homenagem à cultura italiana.

MAIS UM BRINDE, POR FAVOR!

Ainda no campo gastronômico, outro legado deixado pelos imigrantes – nesse caso, os alemães – foi a cerveja.

Perfeito para os apreciadores da bebida, no roteiro que segue o rastro da boa e velha gelada os destaques são as inúmeras cervejarias artesanais, situadas em três municípios em especial: Gramado, Canela e Nova Petrópolis.

Além de conhecer o processo de fabricação e saborear a bebida sob variadas apresentações, durante o circuito aproveite para sugerir ao passageiro uma voltinha pelos Caminhos Germânios. Esta rota tem como pano de fundo a exuberante natureza de Nova Petrópolis e abrange 15 empreendimentos históricos, culturais e gastronômicos inspirados no passado dos imigrantes vindos da Alemanha.

VAI UM DOCINHO AÍ?

Casa de Chocolate da Florybal - Rio Grande do Sul | Crédito: Marvin Kennedy

Casa de Chocolate da Florybal – Rio Grande do Sul | Crédito: Marvin Kennedy

Idolatrado pelos chocólatras, no tour protagonizado pelo quitute originário do cacau difícil mesmo é não cair em tentação – e várias vezes!

Endereço para mais de 30 fábricas que produzem a iguaria artesanalmente, segundo dados oficiais da Prefeitura de Gramado, na região é possível conhecer o processo de fabricação do doce, fazer várias degustações e ainda encontrar uma infinidade de lojas para encher as sacolas com este que é um dos maiores símbolos da culinária regional.

Por sinal, entre alguns dos lugares que merecem uma visitinha estão a chocolataria Prawer, pioneira na fabricação artesanal do doce no país; o Reino do Chocolate, espaço lúdico da Caracol Chocolates destinado à história da guloseima no Brasil e no mundo; e a pitoresca Casa de Chocolate da Florybal, que fica na cidade de Canela e dispõe até de uma pista de patinação no chocolate.

UM TOUR DE RAÍZ

Para entrar ainda mais no clima da Serra Gaúcha, que tal voltar no tempo em um roteiro dedicado às raízes coloniais?

Abrangendo os tesouros herdados do povo italiano, o itinerário é dividido em duas rotas (Linha Nova e Linha Bonita) por Gramado, contemplando recantos como o divertido Museu Nelson Fioreze, a graciosa Casa Centenária, o icônico Moinho Colonial Cavichion, a Ervateira Marcon (conhecida também como Fábrica de Erva-Mate), e o charmoso Café Colonial da Família Foss, ideal para encerrar nosso tour à moda italiana, isto é, com uma caprichada refeição.

Os comentários estão encerrados.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0