À primeira vista, Brasília pode parecer um destino sério, estritamente corporativo. Mas não se engane! Porque a capital federal pode ser descrita como um tesouro arquitetônico e urbanístico, esbanjando monumentos e prédios tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade. Isso porque, inaugurada em 1960, a cidade foi presenteada com a participação do conhecido e renomado arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer no projeto. Como legado, Niemeyer deixou diversos monumentos espalhados pelo destino, cada um deles fazendo jus à sua fama. Sabe o que isso significa? Que a região é extremamente fotogênica, é claro, e tem tudo para surpreender você em sua próxima visita!
Você é o nosso convidado para conhecer melhor o destino e, de quebra, ficar por dentro das maravilhas assinadas por um dos ícones da arquitetura moderna no Brasil. Preparado? Então vamos lá!
Chamado oficialmente de Palácio Nereu Ramos e elaborado por Oscar Niemeyer em parceria com o engenheiro civil Joaquim Cardoso, o Congresso Nacional foi lançado junto com a cidade. Mais importante símbolo local, engloba a Câmara e o Senado e é composto por duas torres e duas cúpulas, uma côncava e outra convexa.
Fixado na Praça dos Três Poderes, os visitantes podem acompanhar sessões plenárias ou fazer um tour para conhecer o edifício, admirando ainda obras de artistas como Di Cavalcante e Maria Bonomi. Devido à sua imponência, vale a pena reservar um tempinho para conhecê-lo.
Impressionante já do lado de fora, uma vez que sua fachada é composta por colunas de concreto e apresenta uma estrutura horizontal espelhada, o Palácio do Planalto é outro dos prédios da Praça dos Três Poderes. Além de ser a casa do Gabinete Presidencial – escritório do presidente em exercício –, também abriga a Secretaria Geral e a Casa Civil.
O palácio é aberto ao público apenas aos domingos, das 9h30 às 14h, em grupos guiados de 30 pessoas.
Último integrante da Praça dos Três Poderes, o Supremo Tribunal Federal também conta com arquitetura modernista e inovadora. Em formato retangular, o edifício é feito de vidro e rodeado por colunas brancas arqueadas. Ainda do lado de fora, aproveite para contemplar a famosa escultura “A Justiça”. Se você for amante de boas fotos, então, melhor ainda! Capriche no ângulo para conseguir uma bela imagem, tendo a escultura à frente do STF. Mais simbólico impossível!
Em sua passagem pelo local, não deixe de entrar no prédio e conferir os detalhes de pertinho durante um tour guiado.
Primeiro monumento a ser erguido em Brasília, a Catedral Metropolitana é o principal templo religioso da cidade. Além de ter sido projetada para lembrar a coroa de espinhos usada por Jesus Cristo, sua entrada inclui quatro estátuas, as quais representam os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João.
Mais uma das célebres obras de Oscar Niemeyer na capital federal, o Teatro Cláudio Santoro tem o formato de uma pirâmide e figura como uma de suas maiores construções. Fundado em 1966, está localizado no Setor Cultural Norte.
Entre os grandes espetáculos já recebidos, podemos citar os balés russos Bolshoi e Kirov, o balé da Ópera de Paris e performances de vários artistas brasileiros, como Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Caetano Veloso, João Gilberto e Maria Bethânia, por exemplo.
Às margens do Lago Paranoá, o Palácio da Alvorada foi pensado para ser uma obra admirada por mais de 100 anos. Marcando a era do movimento moderno no país, divide o lago ao meio e é a residência oficial do presidente da República. Ou seja: é, de longe, um dos points mais importantes da cidade.
O edifício remete às antigas casas de fazenda. O formato das colunas externas lembra redes estendidas em varandas, bem como existe um espelho d’água, que reflete a imagem do monumento. Dessa forma, o projeto arquitetônico cria a sensação de espaço infinito. Genial, né?
Placas, fotos, documentos, objetos pessoais e a biblioteca particular do ex-presidente e fundador da cidade, Juscelino Kubitschek, podem ser vistos neste estabelecimento, fundado em 1981 a fim de homenageá-lo. Curiosidade: o local guarda também a câmara na qual descansam seus restos mortais.
Aproveite a oportunidade para ver de longe a estátua suspensa do ex-presidente e a estrutura monolítica e monumental do memorial.
Sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Palácio do Itamaraty foi aberto oficialmente em 1970. É dono do maior hall sem colunas da América Latina, totalizando 2,8 mil m² de área. Para coroar, o projeto paisagístico é assinado por Roberto Burle Marx. Portanto já sabe: câmera em mãos, OK?
A Torre de TV Digital é o mais jovem projeto brasiliense, tendo sido inaugurada em 2012, durante a comemoração de 52 anos da cidade. Última obra de Oscar Niemeyer antes de falecer, assemelha-se a uma flor do Cerrado, nome pelo qual é popularmente conhecida, e tem cerca de 170 metros de altura. Caso queira visitá-la, há duas cúpulas de vidro abertas para o público. Como o lugar é bem diferentão, aproveite para fazer muitos cliques!
Essa obra impressionante, que lembra um iglu, foi lançada quando Oscar Niemeyer celebrava seu 99º aniversário, em 15/12/2006. Com 14 mil m² e uma rampa de caráter surrealista, é palco para exposições culturais e palestras, entre outros eventos.
E você, já teve a chance de visitar Brasília e conferir cada uma dessas obras-primas deixadas por Niemeyer? Caso a sua resposta seja sim, compartilhe sua experiência com a gente nos comentários, pois assim você pode ajudar a esclarecer as dúvidas de outros viajantes. Agora, se estiver planejando sua primeira ida à capital federal, aqui vai uma dica: consulte um agente de viagens. Dessa forma você garante assistência antes, durante e depois da trip 😉
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL
6 Comentários
Pra completar: na catedral está uma réplica da Pietà de Michelangelo, a única micromilimétricamente igual à original, autorizada e abençoada pelo Papa João Paulo II e produzida no Museu do Vaticano. Não é necessário ser religioso ou cristão pra reconhecer a beleza da obra.
Eu gostei muito da central metropolitana achei todos muito interessante
Muito interessante!
A catedral é muito bem feita e é criativa gostei muito
Memorial Tancredo Neves em Brasília é de autoria do Arquiteto Oscar Niemeyer ou estou enganado?
Evilacio, olá!
Fui pesquisar essa informação pra você e, de acordo com a página dedicada ao grande Oscar Niemeyer, sim!
A obra, oficialmente chamada de Panteão da Liberdade e da Democracia Tancredo Neves, foi assinada pelo arquiteto 😉