Descubra as obras de Oscar Niemeyer em Brasília

Brasília - Distrito Federal

À primeira vista, Brasília pode parecer um destino sério, estritamente corporativo. Mas não se engane! Porque a capital federal pode ser descrita como um tesouro arquitetônico e urbanístico, esbanjando monumentos e prédios tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade. Isso porque, inaugurada em 1960, a cidade foi presenteada com a participação do conhecido e renomado arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer no projeto. Como legado, Niemeyer deixou diversos monumentos espalhados pelo destino, cada um deles fazendo jus à sua fama. Sabe o que isso significa? Que a região é extremamente fotogênica, é claro, e tem tudo para surpreender você em sua próxima visita!

Você é o nosso convidado para conhecer melhor o destino e, de quebra, ficar por dentro das maravilhas assinadas por um dos ícones da arquitetura moderna no Brasil. Preparado? Então vamos lá!

24 horas em Brasília
10 motivos para visitar Brasília

Congresso Nacional

Brasília

Congresso Nacional – Brasília – Distrito Federal | Crédito: Bruno Pinheiro (Setur DF)

Chamado oficialmente de Palácio Nereu Ramos e elaborado por Oscar Niemeyer em parceria com o engenheiro civil Joaquim Cardoso, o Congresso Nacional foi lançado junto com a cidade. Mais importante símbolo local, engloba a Câmara e o Senado e é composto por duas torres e duas cúpulas, uma côncava e outra convexa.

Fixado na Praça dos Três Poderes, os visitantes podem acompanhar sessões plenárias ou fazer um tour para conhecer o edifício, admirando ainda obras de artistas como Di Cavalcante e Maria Bonomi. Devido à sua imponência, vale a pena reservar um tempinho para conhecê-lo.

Palácio do Planalto

Obras assinadas por Oscar Niemeyer: Palácio do Planalto - Brasília - Distrito Federal | Crédito: Bruno Pinheiro/Setur

Palácio do Planalto – Brasília – Distrito Federal | Crédito: Bruno Pinheiro/Setur

Impressionante já do lado de fora, uma vez que sua fachada é composta por colunas de concreto e apresenta uma estrutura horizontal espelhada, o Palácio do Planalto é outro dos prédios da Praça dos Três Poderes. Além de ser a casa do Gabinete Presidencial – escritório do presidente em exercício –, também abriga a Secretaria Geral e a Casa Civil.

O palácio é aberto ao público apenas aos domingos, das 9h30 às 14h, em grupos guiados de 30 pessoas.

Supremo Tribunal Federal

Obras assinadas por Oscar Niemeyer: Supremo Tribunal Federal - Brasília - Distrito Federal | Crédito: Shutterstock

Supremo Tribunal Federal – Brasília – Distrito Federal | Crédito: Shutterstock

Último integrante da Praça dos Três Poderes, o Supremo Tribunal Federal também conta com arquitetura modernista e inovadora. Em formato retangular, o edifício é feito de vidro e rodeado por colunas brancas arqueadas. Ainda do lado de fora, aproveite para contemplar a famosa escultura “A Justiça”. Se você for amante de boas fotos, então, melhor ainda! Capriche no ângulo para conseguir uma bela imagem, tendo a escultura à frente do STF. Mais simbólico impossível!

Em sua passagem pelo local, não deixe de entrar no prédio e conferir os detalhes de pertinho durante um tour guiado.

Catedral Metropolitana

Obras assinadas por Oscar Niemeyer: Catedral Metropolitana - Brasília - Distrito Federal | Crédito: Shutterstock.com

Catedral Metropolitana – Brasília – Distrito Federal | Crédito: Shutterstock.com

Primeiro monumento a ser erguido em Brasília, a Catedral Metropolitana é o principal templo religioso da cidade. Além de ter sido projetada para lembrar a coroa de espinhos usada por Jesus Cristo, sua entrada inclui quatro estátuas, as quais representam os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João.

Teatro Nacional

Obras assinadas por Oscar Niemeyer: Teatro Nacional - Brasília - Distrito Federal | Crédito: Shutterstock

Teatro Nacional – Brasília – Distrito Federal | Crédito: Shutterstock

Mais uma das célebres obras de Oscar Niemeyer na capital federal, o Teatro Cláudio Santoro tem o formato de uma pirâmide e figura como uma de suas maiores construções. Fundado em 1966, está localizado no Setor Cultural Norte.

Entre os grandes espetáculos já recebidos, podemos citar os balés russos Bolshoi e Kirov, o balé da Ópera de Paris e performances de vários artistas brasileiros, como Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Caetano Veloso, João Gilberto e Maria Bethânia, por exemplo.

Palácio da Alvorada

Obras assinadas por Oscar Niemeyer: Palácio da Alvorada - Brasília - Distrito Federal | Crédito: Thum_fel

Palácio da Alvorada – Brasília – Distrito Federal | Crédito: Thum_fel

Às margens do Lago Paranoá, o Palácio da Alvorada foi pensado para ser uma obra admirada por mais de 100 anos. Marcando a era do movimento moderno no país, divide o lago ao meio e é a residência oficial do presidente da República. Ou seja: é, de longe, um dos points mais importantes da cidade.

O edifício remete às antigas casas de fazenda. O formato das colunas externas lembra redes estendidas em varandas, bem como existe um espelho d’água, que reflete a imagem do monumento. Dessa forma, o projeto arquitetônico cria a sensação de espaço infinito. Genial, né?

Memorial JK

Memorial JK – Brasília – Distrito Federal | Crédito: Divulgação/TREND

Placas, fotos, documentos, objetos pessoais e a biblioteca particular do ex-presidente e fundador da cidade, Juscelino Kubitschek, podem ser vistos neste estabelecimento, fundado em 1981 a fim de homenageá-lo. Curiosidade: o local guarda também a câmara na qual descansam seus restos mortais.

Aproveite a oportunidade para ver de longe a estátua suspensa do ex-presidente e a estrutura monolítica e monumental do memorial.

Palácio do Itamaraty

Palácio Itamaraty – Brasília – Distrito Federal | Crédito: A. C. Moraes/ Flickr

Sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Palácio do Itamaraty foi aberto oficialmente em 1970. É dono do maior hall sem colunas da América Latina, totalizando 2,8 mil m² de área. Para coroar, o projeto paisagístico é assinado por Roberto Burle Marx. Portanto já sabe: câmera em mãos, OK?

Torre de TV Digital

Torre de TV Digital – Brasília – Distrito Federal | Crédito: Shutterstock

A Torre de TV Digital é o mais jovem projeto brasiliense, tendo sido inaugurada em 2012, durante a comemoração de 52 anos da cidade. Última obra de Oscar Niemeyer antes de falecer, assemelha-se a uma flor do Cerrado, nome pelo qual é popularmente conhecida, e tem cerca de 170 metros de altura. Caso queira visitá-la, há duas cúpulas de vidro abertas para o público. Como o lugar é bem diferentão, aproveite para fazer muitos cliques!

Museu Nacional Honestino Guimarães

Obras assinadas por Oscar Niemeyer: Museu Nacional Honestino Guimarães - Brasília - Distrito Federal | Crédito: Shutterstock

Museu Nacional Honestino Guimarães – Brasília – Distrito Federal | Crédito: Shutterstock

Essa obra impressionante, que lembra um iglu, foi lançada quando Oscar Niemeyer celebrava seu 99º aniversário, em 15/12/2006. Com 14 mil m² e uma rampa de caráter surrealista, é palco para exposições culturais e palestras, entre outros eventos.

E você, já teve a chance de visitar Brasília e conferir cada uma dessas obras-primas deixadas por Niemeyer? Caso a sua resposta seja sim, compartilhe sua experiência com a gente nos comentários, pois assim você pode ajudar a esclarecer as dúvidas de outros viajantes. Agora, se estiver planejando sua primeira ida à capital federal, aqui vai uma dica: consulte um agente de viagens. Dessa forma você garante assistência antes, durante e depois da trip 😉

4 Comentários

  1. Josiane disse:

    Pra completar: na catedral está uma réplica da Pietà de Michelangelo, a única micromilimétricamente igual à original, autorizada e abençoada pelo Papa João Paulo II e produzida no Museu do Vaticano. Não é necessário ser religioso ou cristão pra reconhecer a beleza da obra.

  2. Ester Silva Ribeiro disse:

    Eu gostei muito da central metropolitana achei todos muito interessante

  3. Anônimo disse:

    Muito interessante!

  4. Emanuelly disse:

    A catedral é muito bem feita e é criativa gostei muito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0