O que fazer em Vila Velha?

Praia da Costa - Vila Velha - Espírito Santo | Crédito: Lyssuel Calvet

Praia da Costa – Vila Velha – Espírito Santo | Crédito: Lyssuel Calvet

Vila Velha é a segunda cidade mais populosa do Espírito Santo, com cerca de 460 mil moradores. Ela é vizinha da capital capixaba, conectadas por pontes. Aliás, a melhor vista de Vitória é do Convento da Penha, que fica em Vila Velha. É um destino completo, com boa infraestrutura para quem vai a negócios ou a lazer.

A cidade possui diversos hotéis de diferentes categorias. O ideal é se hospedar na Praia da Costa, na Avenida Antônio Gil Veloso, com a praia do outro lado da rua e com boa oferta de restaurantes. Se o hotel não tiver piscina, não importa, o mar fica longo à frente. Ciclovia, quiosques e bares também não faltam. Como a geografia de Vitória e Vila Velha é bastante parecida com a da cidade do Rio de Janeiro, a Praia da Costa pode ser comparada com a Praia de Copacabana em uma menor proporção de fama, concentração de pessoas e atrações.

Se quiser curtir a praia, tem, ainda, muitas opções. São 32 quilômetros de litoral. A Barra do Jucú, por exemplo, é uma antiga vila de pescadores e tem ondas fortes, ideal para quem quer surfar. A Praia de Ponta da Fruta tem características parecidas com a Barra do Jucú e é cheia de celebrações: na primeira lua cheia de setembro a primavera é comemorada com a festa Prima Fruta; no verão são realizadas as festas Viva Verão e Fruta Reggae.

Com calçadão, boa iluminação noturna e muitos bares e quiosques que funcionam até altas horas, a Praia de Itaparica é uma boa pedida para aqueles que querem curtir também a noite. Durante o dia, também é boa para a prática do surfe. Com areias fofas e vizinha da Praia da Costa, tem a Praia de Itapoã, procurada para prática de esportes como futevôlei, frescobol e futebol de areias, além de ser um point de pesca.

Fora as praias e o Convento da Penha, Vila Velha tem outra atração bastante procurada: a visitação na fábrica de chocolates Garoto. Ela é uma das dez maiores do mundo, produzindo cerca de 70 produtos. A fábrica pode ser visitada no “Chocotour”, um passeio de 1h30 por suas instalações e que inclui, claro, uma degustação. Pode ser feito de segunda a sexta das 9h às 16h30 e, às vezes, aos sábados – é preciso consultar. Reserve com antecedência porque costuma estar sempre lotado. Spoiler: dá para comprar doces na saída em uma loja enorme!

Deixe um comentário