O que fazer em Ilhéus, na Bahia: confira as melhores dicas

Ilheus shutterstock 1092999464

Ilheus shutterstock 1092999464

Ilheus shutterstock 2001100469

Recorte de um belo céu de fim de tarde em Ilhéus, no litoral sul da Bahia | Crédito: Shutterstock

Localizada no sul da Bahia e conhecida mundialmente pelos romances de Jorge Amado, Ilhéus é uma cidade rica em cultura, belas praias e na energia única da Bahia. Cercada por muito verde, rios e mares, tem o litoral mais extenso do estado, sabia? Além disso, o destino tem o posto de terceiro maior ponto turístico da Bahia. Quer saber mais? Então confira agora as melhores dicas de o que fazer em Ilhéus!

Onde ir na Bahia: descubra Ilhéus, Itacaré e Maraú

Dicas de o que fazer em Ilhéus

Desde conhecer a casa em que Jorge Amado viveu grande parte da sua vida até caminhar pelas areias das praias do sul da Bahia. Com certeza há muito o que fazer em Ilhéus. Afinal, são muitas opções de lazer para todos os gostos e bolsos. Se você tem vontade de visitar a região, embarque nessa leitura e conheça os points que não podem faltar no seu roteiro.

1. Visite a Casa de Cultura Jorge Amado

Casa Cultur jorge Amado Credito editorial Caio Pederneiras shutterstock 1404028277

Casa de Cultura Jorge Amado, Ilhéus, Bahia | Crédito editorial: Caio Pederneiras/Shutterstock.com

Conforme falamos no início deste post, Ilhéus foi cenário para algumas das principais obras de Jorge Amado, como por exemplo Gabriela, Cravo e Canela, Cacau e Terras do SemFimAo mesmo tempo, Jorge e sua família viveram por muitos anos na região. Sendo assim, quem quiser pode visitar a casa onde o escritor morou, uma vez que atualmente o local foi transformado em um museu. Lá é possível encontrar fotografias, roupas, móveis e diversos objetos pessoais de Jorge Amado e sua famíliaDe quebra, a casa funciona como instituto histórico de Ilhéus e fundação cultural. O funcionamento é de segunda a sábadoImperdível esta visita! 

2. Conheça o Bar Vesúvio e a estátua de Jorge Amado 

Bar vesuvio Credito editorial Caio Pederneiras shutterstock 1415559476

Tá a fim de mesclar literatura com vida real? Pois o Bar Vesúvio, em Ilhéus, na Bahia, faz exatamente isso | Crédito editorial: Caio Pederneiras/Shutterstock.com

Ainda falando sobre Jorge Amado, se você conhece as obras do autor definitivamente não pode perder esta dica. Isso porque o Bar Vesúvio é o famoso point dos romances do autor. Logo, é um dos mais aclamados da cidade. Quando estiver por lá, aproveite para tirar uma foto ao lado da estátua de Jorge Amado, um dos pontos turísticos da região. Além disso, durante a noite o bar costuma promover apresentações de teatros às terças-feiras. O tema? Os romances de Gabriela! 

6 destinos nacionais para quem ama literatura 

3. Visite o Bataclan 

Bataclan Credito editorial Joa Souza shutterstock 1567017922

Fachada do Bataclan, um dos pontos turísticos de Ilhéus, na Bahia | Crédito editorial: Joa Souza/Shutterstock.com

O antigo cabaré da região é, hoje, uma das principais atrações da cidade. casarão histórico do Bataclan era frequentado pelos antigos coronéis e donos de fazendas de cacau, sobretudo entre 1926 e 1938. Agora, no entanto, funciona como bar e restaurante, mas ainda guarda histórias e mexe muito com a imaginação das pessoas. Certamente é uma excelente opção para quem não sabe o que fazer em Ilhéus e tem curiosidade sobre a história local. 

Quais são os estados do Nordeste do Brasil: números, capitais e curiosidades

4. Faça um tour pelas fazendas de cacau

Fazenda de cacau Credito editorial Caio Pederneiras shutterstock 1399749383

Acima de tudo, quem vai pra Ilhéus (BA) precisa visitar pelo menos uma fazenda de cacau | Crédito editorial: Caio Pederneiras/Shutterstock.com

Já pensou realizar um tour guiado pelas principais fazendas de cacau da cidade? Mesmo porque Ilhéus é o maior produtor de cacau do Nordeste, ao passo que a Bahia é o segundo maior produtor do fruto no BrasilTá a fim de saber mais sobre o subproduto mais famoso do chocolate? Então Ilhéus é o lugar perfeito para isso. Quem vai para o destino tem a chance de conhecer mais sobre o processo de plantio, colheita do cacau e até mesmo sobre a produção do chocolate. Além disso, degustações e refeições típicas costumam ser promovidas nesses passeiosNada mau, hein? 

Conheça o bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro: o que fazer e onde se hospedar

5. Entre na Catedral de São Sebastião

Catedral de Sao Sebastiao Ilheus shutterstock 2065362401

Procurando o que fazer em Ilhéus? Então dá uma olhada na Catedral de São Sebastião | Crédito: Shutterstock

Inaugurada em 1967, a Catedral de São Sebastião é uma das igrejas mais bonitas da Bahia. Seu estilo neoclássico chama a atenção dos turistas e, por isso mesmo, o point é perfeito para quem ainda tem dúvidas sobre o que fazer em Ilhéus. Aproveite para tirar muitas fotos em um dos cartões-postais da cidade, assim como para conhecer mais sobre a arte sacra da região!

6. Navegue pela Lagoa Encantada

Lagoa Encantada Ilheus shutterstock 1209460003

A Lagoa Encantada é, antes de qualquer coisa, um reduto de natureza e de paz em Ilhéus, na Bahia | Crédito: Shutterstock

A cerca de 34 km de Ilhéus, a Lagoa Encantada é sob medida para os(as) visitantes aventureiros(as) e amantes da natureza, já que ali dá pra fazer passeios de barco com mais de 14 quilômetros percorridos. Achou pouco? Pois saiba que este enorme espelho d’água abriga ilhas flutuantes, duas cachoeiras, grutas e muita Mata Atlântica. Afinal de contas, a lagoa é, atualmente, uma Área de Proteção Ambiental. Ou seja: o local inspira e respira contato com o verde.

5 destinos de águas cristalinas no Brasil: consegue adivinhar quais são eles?

O que fazer em Ilhéus: conheça as maravilhosas praias da região

Ilheus shutterstock 2004988127 2

Você sabia que muitas das praias em Ilhéus (BA) são enfeitadas por coqueiros? | Crédito: Shutterstock

Como você já sabe, Ilhéus tem o litoral mais extenso da Bahia, então já dá pra imaginar que as praias não deixam em nada a desejar, certo? É isso mesmo! Em linhas gerais, as praias tendem a ter faixas de areia largas e águas mornas. Não à toa, são elas as grandes responsáveis por atrair tantos visitantes todos os anos. Por consequência, reservar um tempinho para conhecer as praias da região é um item que não pode faltar na lista de quem não sabe o que fazer em Ilhéus. Guarde bem os nomes abaixo, porque eles dizem respeito a algumas das melhores praias da cidade!

1. Praia de Canabrava

Embora esteja um pouco distante do centro de Ilhéus, a Praia de Canabrava é conhecida como uma das melhores para hospedagem. Além disso, os imensos coqueiros de sua orla formam um cenário nota dez para aquele clique de tirar o fôlego, viu? A região também é conhecida pelo mar calmo, recifes coloridos e muitas piscinas naturais. Portanto, poucos lugares são tão bons quanto esse para curtir com a companhia das crianças e relaxar.

Costa de Ilheus shutterstock 1984535465

Em primeiro lugar, quem viaja para Ilhéus, no sul da Bahia, deve se preparar para ver belas paisagens | Praia de Canabrava | Crédito: Shutterstock

2. Praia do Sul

Figurando como uma das mais frequentadas de Ilhéus, a Praia do Sul é mais urbana e movimentada. Em outras palavras, oferece estrutura completa de barracas e restaurantes, bem como um coqueiral denso com a presença da Mata Atlântica. É uma ótima opção para quem quer pegar um bronze e experimentar pratos típicos. Até porque, vamos combinar, não tem como resistir à culinária baiana, né?

3. Praia de Batuba

Por fim, mas longe de ser menos importante, a Praia de Batuba é uma das mais queridas de Ilhéus. Fora carregar o trunfo de ser considerada uma das mais bonitas da região, é excelente para pegar uma onda, uma vez que as ondas ali podem ter mais de dois metros de altura. Você encara? Por outro lado, enquanto estiver por lá aproveite para curtir o bonito visual da praia, composto por areias douradas, recifes de corais e mar clarinho.

Ilheus shutterstock 1092999464

Gostou das dicas sobre o litoral de Ilhéus, no sul da Bahia? Compartilhe com seus amigos | Crédito: Shutterstock

Por que visitar Trancoso, na Bahia

E aí, gostou das dicas de o que fazer em Ilhéus? Ficou com vontade de conhecer a famosa Costa do Cacau e saber mais sobre história do grande escritor Jorge Amado? Então entre em contato com um(a) agente de viagens e programe esse roteiro superespecial! Depois deixe um comentário contando pra gente como foi! Dessa forma você acaba ajudando a tirar as dúvidas de outras pessoas 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0