Colorida, vibrante e de uma beleza excepcional, não é por acaso que os primeiros versos da canção “Disparada”, do joão-pessoense Geraldo Vandré, sejam fontes de inspiração para falar sobre a cidade mais oriental do Brasil. Para se ter uma ideia do nível de encanto da capital paraibana, nem o sol aguenta ficar longe dela por muito tempo, considerando que, entre os mais de 5,5 mil municípios do país, já que é lá que ele nasce primeiro todos os dias. Emoldurada pelo Oceano Atlântico e endereço para algumas das praias mais lindas do território nacional, resistir aos seus atrativos é tarefa praticamente impossível.
Fundada em 1585 e detentora de incontáveis riquezas históricas, culturais, gastronômicas, assim como naturais, Jampa – como é carinhosamente apelidada – ainda conta com outro trunfo: a alegria estampada no sorriso de seus moradores, mestres na arte de receber e de compartilhar excelentes dicas de passeios pela região. Quem comprova isso é Christiane Teixeira, uma pessoense animada que aceitou nos conduzir em uma viagem apaixonante por esse destino nordestino que é um verdadeiro ímã. Simbora partir nesta excursão por JP com a gente? Só se for agora!
COMO UMA ONDA NO MAR DE JOÃO PESSOA
De essência litorânea, se tem um programa que cativa a nativos e turistas na cidade certamente ele envolve areia e água. “As principais atividades de lazer de João Pessoa giram em torno da praia, que é para onde vamos quando queremos tomar sol, comer caranguejo, jogar uma partida de vôlei, beber uma cervejinha, passear de bicicleta, andar de skate ou simplesmente caminhar pela calçadinha da orla, curtindo a brisa e as barraquinhas espalhadas por ali”, diz Christiane.
Ostentando uma costa de aproximadamente 24 km², quando o assunto é diversão à beira-mar o que não falta em Jampa são lugares para desbravar. “Mesmo na zona urbana, as praias de JP são de águas calmas e mornas, o que as torna perfeitas para toda a família. Entre as favoritas dos moradores destacam-se a badalada Tambaú, um dos principais points do agito na cidade, e a tranquila Praia do Cabo Branco, que, além de maravilhosa, é excelente para a prática de esportes ao ar livre, inclusive à noite”, indica ela.
OLHA, ISSO AQUI TÁ MUITO BOM!
Dona de um tempero inconfundível, comer na cidade que é um prato cheio de boas pedidas é, sem dúvida alguma, uma das experiências imperdíveis na lista dos apaixonados pela chamada Porta do Sol brasileira.
“Para apreciar a autêntica comida paraibana, o restaurante Mangai é quase um ponto folclórico, apresentando um cardápio recheado de iguarias, como sovaco de cobra (feito à base de carne de sol) e gororoba (preparado com mandioca, carne de charque e queijo). Além disso, há peixes típicos, entre outras sugestões deliciosas. Já para provar a cozinha sertaneja, casada com frutos do mar, a dica é seguir para o NAU, especialista na mistura de ingredientes que resultam, por exemplo, em um risoto de camarão com queijo coalho de dar água na boca. Outro lugar para saborear uma comida nordestina requintada é o Roccia, restaurante comandado pelo premiado chef Onildo Rocha”, recomenda Chris.
QUANDO O SEGUNDO SOL CHEGAR
Vizinha e banhada pelas águas do Rio Paraíba, é na praia de água doce mais famosa da região que acontece um fantástico show: o crepúsculo. Isso porque, parafraseando Christiane, “sendo a terra onde o sol nasce primeiro, João Pessoa jamais poderia se contentar com um poente qualquer”.
“A cidade tem o pôr do sol mais romântico do mundo. O melhor ponto para contemplá-lo fica às margens da Praia do Jacaré. Apesar de ser rodeada por estabelecimentos comerciais que tocam diversos gêneros musicais, às 17h o silêncio invade todos os lugares, anunciando o início de um lindo espetáculo: a despedida do sol, sempre acompanhada pelo Bolero de Ravel, tocado pelo saxofonista Jurandy do Sax de dentro de uma canoinha que navega pelas águas do Rio Paraíba. É incrível! Já fui lá milhares de vezes e toda vez fico emocionada”, descreve nossa guia.
AO TOQUE DA SANFONA
Questionada sobre o que um viajante não pode deixar de fazer na capital, Chris é rápida e precisa: dançar um forrozinho. “Às segundas-feiras temos o tradicional Forró dos Turistas, na Praia de Tambaú; já às terças, uma opção é o Trio Pé de Serra, que faz a festa na Cachaçaria Dona Branca; nas quartas, uma sugestão é o som que rola solto no Bar do Cuscuz; às quintas, um show animadíssimo, chamado “Parahyba Sim Sinhô!”. Por fim, às sextas, aos sábados e domingos, sempre tem um forrozinho tocando por tudo que é lado”, arremata ela.
Minicurrículo
Christiane Teixeira é diretora da Luck Receptivo, empresa eleita pela Aviesp como o melhor receptivo do Brasil por 12 vezes consecutivas.
Esqueceram do maior food park do nordeste
Parque cabo Branco
Com uma variação de comidas e preços muito atrativos, com música música ao vivo todos os dias
Excelente dica, Clecio! De fato, o Parque Cabo Branco é imperdível pra quem visita João Pessoa. Obrigada pelo comentário!
Uma das cidades mais linda do Brasil, detentora de praias maravilhosas, quem conhece se apaixona.
Se gostou de João Pessoa e quer comprar ou alugar um imóvel aqui , fale comigo. Sou corretora de imóveis em João Pessoa.
Silvana Estedile
CRECI 9631
Fone / Whatsapp(83) 9 9922 7010
Boa tarde Silvana, eu e minha esposa voltamos hoje de Joao Pessoa e adoramos o lugar, estamos pensando em comprar um terreno ou casa ai, que de para montar um comercio pois somos cozinheiros e queremos abrir um restaurante.
Ela vai entrar em contato com vc pelo whatszap o nome dela e Solemar.
Oi. Elcio estou aguardando seu contato. Me procure no Instagram @silvana.estedile.
Ou o contato whatsapp
(83) 999227010.
Mangai bar do cuscuz churrascaria sal e brasa Bastos restaurantes perfeitos maravilhosos .voltar pra JOÃO PESSOA É BUMA QUESTAO DE ONRA VIVAAAA PARABENS CIDADE E CIDADES VIZINHAS