Passeio imperdível para quem visita Domingos Martins, no Espírito Santo, ou deseja dar uma esticadinha na viagem à cidade de Vitória, a Rota do Lagarto contempla oito quilômetros de lindas paisagens e passa por pontos turísticos populares, como o Parque Estadual da Pedra Azul e a fazenda Fjordland.
Com início no km 88 da BR-262, o trajeto se estende até a ES-164 e, por quase toda sua extensão, dá vista para a Pedra Azul, um dos cartões-postais do estado.
Já nos primeiros quilômetros, a estrada curva e de paralelepípedo cativa pela quantidade de mata que a margeia. Na primavera, ipês amarelos dão um tom especial ao passeio.
Quem tiver interesse pode comprar orquídeas e morangos vendidos por ambulantes e barraquinhas ao longo do percurso. Na hora da fome, aproveite para descobrir um dos restaurantes do caminho, como o charmoso Alecrim e seus pratos artesanais ou o Don Lorenzoni Due, de cozinha italiana.
Ao passar pela entrada do parque, o asfalto dá lugar ao paralelepípedo e, logo à frente, um corredor de hortênsias enfeitando a área adiciona outras cores à rota.
Linda e repleta de charme, o encanto da Rota do Lagarto está no percurso.
Casa da Pedra Azul, famosa pela saliência em forma de lagarto. Além de admirar um dos principais símbolos da região mais de perto, turistas podem, no parque, fazer trilhas, banhar-se em piscinas naturais e praticar escalada.
O complexo dedicado aos cavalos da raça norueguesa Fjord tem todo um quê europeu. Gracioso e acolhedor, oferece cavalgadas e dispõe de uma cafeteria com uma vista deslumbrante para a Pedra Azul. As crianças ainda podem observar animais como patos, galinhas, coelhos, ovelhas e vacas, que também vivem ali.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL