Costa dos Corais: o Caribe brasileiro no Nordeste

Uma paisagem tão paradisíaca que, além de ser apelidado de Caribe Brasileiro, também serviu de cenário para o filme Deus é brasileiro (2003) – esta é a Costa dos Corais. Na trama, Deus precisa de férias e resolve procurar seu substituto no Brasil. A busca o leva até este pedaço do litoral alagoano, que tem 130 quilômetros de vegetação robusta, águas azuladas, areias douradas, piscinas naturais e um povo simples e acolhedor.

Paripueira para começar

Praia de Paripueira - Maceió - Alagoas | Crédito: Shutterstock

Praia de Paripueira – Maceió – Alagoas | Crédito: Shutterstock

As principais portas de entrada para a Costa dos Corais são os aeroportos de Maceió e Recife – até há linhas de ônibus que fazem o trajeto direto, mas com certeza o jeito mais divertido de conhecer a região é fazer um “pinga-pinga” pelas cidadezinhas partindo da capital alagoana. Comece por Paripueira, uma antiga colônia de pescadores bastante procurada por quem quer sossego garantido por suas águas mansas. Lá está a maior concentração de piscinas naturais do Brasil.

Seguindo a rota

Praia de São Miguel dos Milagres - Maceió | Crédito: Shutterstock

Praia de São Miguel dos Milagres – Maceió – Alagoas | Crédito: Shutterstock

O próximo destino é Barra de Santo Antônio. Que abriga imensos manguezais e monumentos históricos da arquitetura holandesa do século 18; seguido de Passo de Camaragibe, uma rústica vila litorânea com três praias quase desertas. A cidade de São Miguel dos Milagres vem logo em seguida. E vale a pena a visita apenas por promove um dos melhores circuitos gastronômicos do Nordeste! Interaja com os peixes-boi no passeio de barco no rio Tatuamunha e suba o Morro do Cruzeiro para apreciar a bela vista do horizonte.

Dez quilômetros depois – sem habitações pelo caminho – está Porto de Pedras, onde existe um santuário ecológico de peixes-boi. E, dali, você chega até na porção mais movimentada da Costa dos Corais: Maragogi e Japaratinga. Que tem 15 quilômetros de praias limpas e calmas protegidas por recifes de corais. Aproveite para fazer um passeio de jangada e mergulhar nas piscinas formadas pelos corais. Outro programa imperdível para quem vai a Japaratinga é visitar a quase selvagem Barreiras do Boqueirão, também conhecida como “Praia das Bicas”, onde jorram fontes naturais de água doce.

O caminho feito por Deus nesse filme também passa pela foz do rio São Francisco, Recife (PE), Jalapão e Reserva Xerente (TO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0