Finlândia reabre fronteiras para brasileiros vacinados

Helsinque Finlandia shutterstock 1073688407

Já foi vacinado? Então você já pode ir para Helsinque, na Finlândia, mesmo que tenha tomado a CoronaVac | Crédito: Shutterstock

A partir de hoje (26), a Finlândia voltará a aceitar a entrada de viajantes brasileiros, desde que estejam completamente vacinados, sem a necessidade de quarentena. Serão aceitos turistas imunizados com todas as vacinas sendo aplicadas no Brasil: Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca, Janssen (Johnson & Johnson) e SinoVac (CoronaVac). A imunização é considerada completa após 14 dias da última dose da vacina.

Afinal, em quais países brasileiros podem entrar?

Todos os passageiros de países de alto risco chegando à Finlândia serão direcionados após o desembarque para um exame de saúde obrigatório. Isso, inclusive, vale para quem está ou não vacinado. Além disso, todos os viajantes acima de 16 anos terão de apresentar um dos seguintes documentos no aeroporto de Helsinque:

  • comprovante de vacinação completa;
  • comprovante de vacinação da primeira dose (no caso da Janssen);
  • teste negativo PCR ou antígeno realizado nas 72h que antecedem a entrada na Finlândia;
  • laudo com diagnóstico de COVID-19 (se teve) nos últimos seis meses.

Os documentos acima que estiverem em português devem passar por uma tradução para o inglês. Por outro lado, caso o passageiro não tenha nenhum deles em mãos, terá de fazer dois testes PCR na Finlândia (gratuitos). O primeiro teste terá de ser feito ao chegar ao aeroporto de Helsinque, enquanto o segundo será de três a cinco dias após a chegada ao país.

Comprovante

A carteira de vacinação contra a COVID-19 emitida no Brasil deve ser apresentada em inglês para as autoridades aeroportuárias na Finlândia. Ou seja: se o seu certificado de vacinação estiver redigido em outro idioma, vai ser necessário traduzi-lo para inglês.

O país recomenda o uso da carteira de vacinação digital, oferecido pelo Conecte SUS, que emite os resultados em inglês e espanhol. Isso porque o Conecte SUS contém todas as informações exigidas pelas autoridades finlandesas, tais como nome completo, data de nascimento e fabricante da vacina, bem como local e dia da aplicação e a autoridade responsável pela emissão do documento.

Para mais informações, acesse o site da Embaixada da Finlândia no Brasil.

Fonte: Panrotas

Deixe um comentário

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0