Os roteiros de viagem pelo Uruguai tem um cardápio variado de destinos e atrações que podem ser escolhidas de acordo com os interesses, a época do ano e a quantidade de dias disponíveis.
A cidade mais badalada é Punta del Este, que ferve no verão. A capital Montevidéu é perfeita para ser explorada em um fim de semana prolongado regado a churrasco, mate (ou chimarrão) e doce de leite. E Colônia de Sacramento tem o encanto característico das cidadezinhas coloniais, com ruas de pedra e casario colorido. Para ir além, dá para explorar as nuances do litoral, com locais rústicos como Punta del Diablo, e visitar vinícolas na charmosa região de Carmelo.
Abaixo, listamos quatro ideias de roteiro pelo país para quem tem entre três e sete dias de viagem. Para circular pelo Uruguai, pode-se contar com ônibus, carro alugado ou transfers – em todos os casos, um (uma) agente de viagens para organizar tudo para você.
4 ideias de roteiros de viagem pelo Uruguai:
Montevidéu e Colônia de Sacramento – 3 noites
Em dois dias, dá para ver as atrações do centro histórico, a Ciudad Vieja, como o belo Teatro Sólis e o apetitoso Mercado del Puerto, além de passear pela Rambla de Pocitos até Punta Carretas e visitar uma vinícola dos arredores, como a Bodega Bouza e a Bodegas Carrau.
No terceiro dia, pode-se pegar um ônibus ou transfer rumo a Colônia de Sacramento, charmosíssima cidade colonial cheia de lojinhas e restaurantes, e dormir uma noite lá. No verão, pode valer alugar um carrinho elétrico para visitar a Plaza de Toros, uma arena para touradas construída em 1910 que foi restaurada em 2022 para dar lugar a um centro cultural, e alguma das praias fluviais dos arredores da cidade.
Montevidéu e Punta del Este – 4 noites
No verão, vale ficar uma noite na capital e três em Punta del Este, o destino mais famoso da costa uruguaia. As atrações ali são bastante espalhadas; por isso, o ideal é visitá-la de carro alugado ou com passeios organizados. Vale pegar praia na Playa Mansa, tentar a sorte no Enjoy Punta del Este Cassino, conferir o icônico pôr do sol na Casapubelo e tomar um drinque em um beach club, como o La Huella, no vilarejo de José Ignacio.
No resto do ano, é melhor inverter e ficar uma noite em Punta e três noites em Montevidéu. Na capital, dá para curtir as principais atrações do centro histórico, a Ciudad Vieja, como o belo Teatro Sólis e o apetitoso Mercado del Puerto, passear pela Rambla de Pocitos até Punta Carretas e visitar uma vinícola dos arredores, como a Bodega Bouza e a Bodegas Carrau. Aos domingos, acontece a Feira de Tristán Narvaja, onde há desde antiguidades a frutas e legumes, passando por artesanatos e roupas de brechó. De lá, pode-se almoçar no Mercado Ferrando, uma antiga fábrica de móveis que virou um dos mais interessantes endereços gastronômicos da cidade.
Montevidéu, Colônia de Sacramento e Carmelo – 5 noites
Em dois dias, dá para ver as atrações do centro histórico, a Ciudad Vieja, como o belo Teatro Sólis e o apetitoso Mercado del Puerto, caminhar pela Rambla de Pocitos até Punta Carretas, visitar o Parque Rodó e, para fãs de futebol, fazer um tour pelo Estádio Centenario, que foi sede da Copa do Mundo de 1930 e é considerado pela Fifa um Monumento Histórico do Futebol Mundial.
No terceiro dia de viagem, é interessante alugar um carro e dirigir até Colônia de Sacramento, charmosíssima cidade colonial cheia de lojinhas e restaurantes, e dormir uma noite lá. No outro dia, siga até Carmelo, em uma região chamada de “Toscana do Uruguai”, com estradinhas que viajam por pastos, campos floridos e colinas forradas de vinhedos. Ali há hotéis charmosos e vinícolas prestigiosas como a Narbona Wine Lodge, a Campotinto e a Bodega Familia Irurtia, que oferecem variadas experiências de visitação.
Punta del Este, Cabo Polônio e Punta del Diablo – 7 noites
Para ser feita no verão, essa road trip passeia pelos destinos mais legais da costa uruguaia, uma sequência de praias com atmosfera selvagem, mar azul-royal e amplas campos de vegetação rasteira entremeados por lagoas e dunas. Punta é mais sofisticada, agitada e turística, enquanto os outros destinos são (bem) mais rústicos.
Em Punta del Este, dá para pegar praia na Playa Mansa, conferir o icônico pôr do sol na Casapubelo, checar as lojinhas charmosas de La Barra e tomar um drinque em um beach club, como o La Huella, no vilarejo de José Ignacio e, quem sabe, visitar a sofisticada vinícola Bodega Garzón.
De lá, é um belo passeio seguir os 150 km de costa até Cabo Polônio, povoado rústico que fica dentro de um parque nacional e é marcado por um farol, faixas de areias vazias e uma reserva de lobos-marinhos. Ali há pousadinhas bem simples e uma vibe mágica, principalmente à noite, sob o sol forrado de estrelas.
O destino final da viagem pode ser Punta del Diablo, antigo vilarejo de pescadores que virou point na temporada, com feirinha de artesanato, restaurantes e bares. Ali há três praias: a dos Pescadores, com quiosques e barquinhos coloridos; a del Rivero, marcada por grandes rochas; e a de la Viuda, com mar mais encrespado e acesso por dunas. No final do dia, o melhor programa é pegar o carro e ir até a Laguna Negra, a maior das lagoas costeiras do Uruguai, para assistir ao pôr do sol.
E aí, curtiu essas opções de roteiros de viagem pelo Uruguai? Conte pra gente se já fez alguma trip por lá nos comentários!