Pensando em viajar de ônibus? Tire todas as suas dúvidas

onibus shutterstock 1345741577

Tá a fim de viajar de ônibus em breve? Então vem descobrir todas as vantagens | Crédito: Shutterstock

Viajar de ônibus pode ser uma excelente ideia, especialmente se você quiser gastar pouco. Além disso, se você é daquelapessoas que se amarram em curtir o trajeto e admirar a paisagemmelhor ainda: afinal, vai poder gastar as horas do trajeto observando com tranquilidade o mundo que aparece lá fora.  

Viagens curtas para sair da rotina: dicas e destinos
13 lugares perto de São Paulo para conhecer o quanto antes   

De modo geral, o ônibus é um dos meios de transporte mais utilizados do mundo e, em viagens longas, garante um percurso confortável e seguroTá pensando em experimentar em breve, mas tem algumas dúvidas? Então você veio ao Segue Viagem na hora certa! A gente conversou com o Danilo Montalboanalista de Produtos da CVC Corp, o maior grupo de turismo da América Latina. E ele compartilhou tudo o que sabe pra que você decida viajar de ônibus o quanto antes. Vem conferir! 

Viajar de ônibus: tudo que você precisa saber sobre o assunto 

onibus shutterstock 1345741577

Tá a fim de viajar de ônibus em breve? Então vem descobrir todas as vantagens | Crédito: Shutterstock

É preciso se planejar 

Antes de qualquer coisa, a primeira dica para quem está pensando em fazer uma viagem de ônibus é: planeje-se com antecedência. Além disso, recomenda-se comprar as passagens de ida e volta ao mesmo tempo para garantir o assento. Outro ponto fundamental é se atentar ao prazo de compra, uma vez que o ideal é adquirir as passagens entre 15 e 30 dias antes do embarque. Desse jeito você garante a disponibilidade e escolhe os melhores lugares. 

Feriados de 2022: veja quais são e planeje-se para viajar 

Não se esqueça dos documentos 

Vai uma boa notícia aí? Então saiba que, para viajar de ônibus, é preciso ter em mãos apenas um documento de validade nacional com foto, como o RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Contudo, menores de 16 anos só podem viajar desacompanhados com autorização judicial de ambos os pais, OK? 

Viagens com menores de idade: saiba quais são os documentos exigidos 

De modo geral, todo o processo que envolve viajar de ônibus é bem menos burocrático do que uma viagem aérea, por exemplo. Ao mesmo tempo, o preço costuma ser mais acessívelNada mau, né? 

Muito conforto para os(as) viajantes 

Os ônibus se destacam por oferecer muito conforto. Isso porque, além de geralmente contarem com mais espaço do que uma poltrona de avião, há diversas categorias de assentos. As categorias leito e leito-cama permitem deitar a poltrona em até 180 graus e, de quebra, disponibilizam um descanso de pernas a fim de tornar a viagem prazerosa.  

A categoria semi-leito, por outro lado, reclina um pouco menos o assento; porém, também tem o descanso para as pernas. Fora essas há diversas outras opções, incluindo algumas mais acessíveis para rotas mais curtas e outras sob medida para quem está com o orçamento limitado. Neste caso, trata-se do assento executivo, bem similar à experiência do avião em classe econômica. Ou seja: você pode escolher o assento conforme a sua prioridade – e também considerando o tanto que pode gastar. 

onibus Credito editorial gypsy.aiko Shutterstock.com shutterstock 1359191834

Sugestão de legenda: Acima de tudo, os ônibus oferecem conforto para os(as) viajantes | Crédito editorial: gypsy.aiko/Shutterstock.com

 12 lugares perto de Belo Horizonte (MG) que você precisa conhecer 

Ao mesmo tempo, grande parte da frota tem elevador para passageiros com deficiência. “Os ônibus fabricados a partir de 2019 precisam, por lei, serem equipados com o elevador. E a tendência é que isso se amplie ainda mais nos próximos anos”, celebra Danilo Montalbo.  

Quer mais? Pois saiba que viajar de ônibus também significa ter acesso a entretenimento a bordo. Em outras palavras, os veículos costumam ter TV, som e, portanto, disponibilidade para filmes. No entanto, ao contrário dos aviões, na maioria das vezes o entretenimento é compartilhado. Apesar de não serem todos, muitos veículos têm wi-fi, permitindo, assim, que os(as) passageiros(as) utilizem seu próprio celular, tablet ou notebook como opção de lazer.  

Cansou de ficar sentado(a)? Não tem problema, pois as paradas ocorrem a cada três horas – embora, por via de regra, devam ser realizadas a cada quatro horas de viagem 

Limite de bagagem por pessoa e transporte de pets 

Conta pra gente: quando você vai arrumar a mala, você tem o hábito de levar mais coisa do que provavelmente vai usar na viagem? Bom, então a gente tem uma notícia que você adorar. Para viajar de ônibus, você pode levar uma mala de até 30 kg de tamanho padrão (até 1 metro de comprimento), que será guardada no compartimento de bagagens.  

Também tá liberado carregar uma mochila ou bolsa, desde que caiba no bagageiro interno ou, então, possa ser acomodada entre as pernas 

E quanto aos pets, hein? Cada viação tem sua própria regra no que se refere ao transporte de animais (sobretudo cães e gatos de pequeno porte). Sendo assim, antes de viajar entre em contato com a companhia ou procure um(a) agente de viagens, OK?  

Entretanto, vale dizer desde já que é preciso portar uma série de documentações e transportar os bichinhos dentro da cabine, mediante o pagamento da taxa correspondente a uma poltrona.  

É seguro fazer uma viagem rodoviária durante a pandemia? 

Sim! Mesmo porque todas as viações devem seguir as regras de segurança da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)Em outras palavras, após uma viagem chegar ao fim, ocorre a desinfecção das poltronas e a oxi-sanitização das cabines. Peraí, oxi o quê? Trata-se de um método de limpeza altamente eficaz, já que usa um gás oxidante (o ozônio) para eliminar todos os tipos de vírus, fungos e bactérias. De quebra, é um método 100% seguro e ecológicoJá o distanciamento social ocorre conforme a legislação de cada região.  

onibus shutterstock 562463974

Sugestão de legenda: Antes de qualquer coisa, as viagens de ônibus vêm com lindas paisagens | Crédito: Shutterstock

8 dicas incríveis de lugares perto do Rio de Janeiro para conhecer
6 rotas para viagens de moto no Brasil 

E aí, tudo pronto para viajar de ônibusJá deu pra perceber que vale muito a pena, né? Mas, ó, se você ainda estiver com dúvidas, entre em contato com um(a) agente de viagens e deixe que ele(a) planeje tudo. Dessa forma você embarca tranquilo e com a segurança de que não vai passar nenhum perrengue!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0