Viajar de ônibus pode ser uma excelente ideia, especialmente se você quiser gastar pouco. Além disso, se você é daquelas pessoas que se amarram em curtir o trajeto e admirar a paisagem, melhor ainda: afinal, vai poder gastar as horas do trajeto observando com tranquilidade o mundo que aparece lá fora.
De modo geral, o ônibus é um dos meios de transporte mais utilizados do mundo e, em viagens longas, garante um percurso confortável e seguro. Tá pensando em experimentar em breve, mas tem algumas dúvidas? Então você veio ao Segue Viagem na hora certa! A gente conversou com o Danilo Montalbo, analista de Produtos da CVC Corp, o maior grupo de turismo da América Latina. E ele compartilhou tudo o que sabe pra que você decida viajar de ônibus o quanto antes. Vem conferir!
Tá a fim de viajar de ônibus em breve? Então vem descobrir todas as vantagens | Crédito: Shutterstock
Antes de qualquer coisa, a primeira dica para quem está pensando em fazer uma viagem de ônibus é: planeje-se com antecedência. Além disso, recomenda-se comprar as passagens de ida e volta ao mesmo tempo para garantir o assento. Outro ponto fundamental é se atentar ao prazo de compra, uma vez que o ideal é adquirir as passagens entre 15 e 30 dias antes do embarque. Desse jeito você garante a disponibilidade e escolhe os melhores lugares.
Vai uma boa notícia aí? Então saiba que, para viajar de ônibus, é preciso ter em mãos apenas um documento de validade nacional com foto, como o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Contudo, menores de 16 anos só podem viajar desacompanhados com autorização judicial de ambos os pais, OK?
De modo geral, todo o processo que envolve viajar de ônibus é bem menos burocrático do que uma viagem aérea, por exemplo. Ao mesmo tempo, o preço costuma ser mais acessível. Nada mau, né?
Os ônibus se destacam por oferecer muito conforto. Isso porque, além de geralmente contarem com mais espaço do que uma poltrona de avião, há diversas categorias de assentos. As categorias leito e leito-cama permitem deitar a poltrona em até 180 graus e, de quebra, disponibilizam um descanso de pernas a fim de tornar a viagem prazerosa.
A categoria semi-leito, por outro lado, reclina um pouco menos o assento; porém, também tem o descanso para as pernas. Fora essas há diversas outras opções, incluindo algumas mais acessíveis para rotas mais curtas e outras sob medida para quem está com o orçamento limitado. Neste caso, trata-se do assento executivo, bem similar à experiência do avião em classe econômica. Ou seja: você pode escolher o assento conforme a sua prioridade – e também considerando o tanto que pode gastar.
Sugestão de legenda: Acima de tudo, os ônibus oferecem conforto para os(as) viajantes | Crédito editorial: gypsy.aiko/Shutterstock.com
Ao mesmo tempo, grande parte da frota tem elevador para passageiros com deficiência. “Os ônibus fabricados a partir de 2019 precisam, por lei, serem equipados com o elevador. E a tendência é que isso se amplie ainda mais nos próximos anos”, celebra Danilo Montalbo.
Quer mais? Pois saiba que viajar de ônibus também significa ter acesso a entretenimento a bordo. Em outras palavras, os veículos costumam ter TV, som e, portanto, disponibilidade para filmes. No entanto, ao contrário dos aviões, na maioria das vezes o entretenimento é compartilhado. Apesar de não serem todos, muitos veículos têm wi-fi, permitindo, assim, que os(as) passageiros(as) utilizem seu próprio celular, tablet ou notebook como opção de lazer.
Cansou de ficar sentado(a)? Não tem problema, pois as paradas ocorrem a cada três horas – embora, por via de regra, devam ser realizadas a cada quatro horas de viagem.
Conta pra gente: quando você vai arrumar a mala, você tem o hábito de levar mais coisa do que provavelmente vai usar na viagem? Bom, então a gente tem uma notícia que você adorar. Para viajar de ônibus, você pode levar uma mala de até 30 kg de tamanho padrão (até 1 metro de comprimento), que será guardada no compartimento de bagagens.
Também tá liberado carregar uma mochila ou bolsa, desde que caiba no bagageiro interno ou, então, possa ser acomodada entre as pernas.
E quanto aos pets, hein? Cada viação tem sua própria regra no que se refere ao transporte de animais (sobretudo cães e gatos de pequeno porte). Sendo assim, antes de viajar entre em contato com a companhia ou procure um(a) agente de viagens, OK?
Entretanto, vale dizer desde já que é preciso portar uma série de documentações e transportar os bichinhos dentro da cabine, mediante o pagamento da taxa correspondente a uma poltrona.
Sim! Mesmo porque todas as viações devem seguir as regras de segurança da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em outras palavras, após uma viagem chegar ao fim, ocorre a desinfecção das poltronas e a oxi-sanitização das cabines. Peraí, oxi o quê? Trata-se de um método de limpeza altamente eficaz, já que usa um gás oxidante (o ozônio) para eliminar todos os tipos de vírus, fungos e bactérias. De quebra, é um método 100% seguro e ecológico. Já o distanciamento social ocorre conforme a legislação de cada região.
Sugestão de legenda: Antes de qualquer coisa, as viagens de ônibus vêm com lindas paisagens | Crédito: Shutterstock
E aí, tudo pronto para viajar de ônibus? Já deu pra perceber que vale muito a pena, né? Mas, ó, se você ainda estiver com dúvidas, entre em contato com um(a) agente de viagens e deixe que ele(a) planeje tudo. Dessa forma você embarca tranquilo e com a segurança de que não vai passar nenhum perrengue!
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL
1 Comentário
Serie interessante que VSas falassem dos direitos a gratuitidade de passagem, caso a caso, para idosos. Como proceder para consegui-la, que encaminhamentos tem que serem feitos…etc.
Muito obrigado pela atenção.