Disso ninguém duvida: o Brasil dá um show no quesito gastronomia. E isso de norte a sul do país!
Com pratos típicos tão diversificados quanto extraordinários, cada um deles tem o seu destaque e representa um motivo a mais para que a sua respectiva região seja escolhida como o seu próximo destino.
O que fazer na quarentena: sete dicas para curtir esse período em casa
Então, que tal aproveitar este momento para já deixar anotadinho o menu da próxima viagem? Para ajudar nessa seleção, o Segue Viagem separou alguns pratos que são imperdíveis e, de quebra, correspondem a importantes símbolos locais. Vem com a gente!
Tá de olho no Norte do país? Acredite, você precisa provar o Pato no Tucupi. Carro-chefe da culinária paraense, ele combina perfeitamente o pato, jambu (planta típica) e o tucupi, líquido extraído da raiz da mandioca que é cozido e fermentado por até cinco dias para virar o molho mais famoso da região. Além dele, que tal provar o pirarucu? Um dos maiores peixes de água doce, normalmente é servido com farofa de mandioca, banana-da-terra frita e refogado de vegetais.
Pela região nordestina não faltam alternativas para os amantes da boa mesa. Uma vez por lá, provar o acarajé é praticamente obrigatório. O prato tipicamente baiano é um bolinho feito com massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frito em azeite de dendê. Ah, vale dizer que ele pode ser acompanhado por recheios variados, como camarão, por exemplo.
Caso goste de carne de sol, lá também é o local certo para provar esse prato típico. Mais macia e mais leve no sal do que a carne seca, ela é a base de diversas receitas nordestinas, como baião de dois e escondidinho, e vai muito bem com macaxeira (mandioca).
Você já ouviu falar em pequi? O fruto de cor amarelada e gosto forte faz parte de diversos pratos da região Centro-Oeste, como é o caso do conhecido arroz com pequi, que, quando incrementado, se transforma em uma saborosa galinhada. O que vai nessa maravilha? Anota aí: arroz, pequi e o frango caipira.
Outra estrela por lá é a sopa de piranha. Típico do Mato Grosso, o caldo é preparado com esse peixe de água doce, temperos e água. Há quem diga que é tão nutritivo que cura até ressaca. Já pensou?
Alô, Sudeste, chegou sua vez! Presente em praticamente todos os restaurantes de São Paulo, o Virado à Paulista existe desde os tempos do Brasil Colônia. Bem recheado, nesse famoso PF (Prato Feito) vem arroz, feijão, bisteca, linguiça, couve, banana, ovo e torresmo.
Outro prato que desponta como um dos queridinhos da região é a feijoada, uma combinação de carne de porco com feijão preto. Servido sempre acompanhado de arroz, couve, farofa e rodelas de laranja, a feijuca é, com certeza, um dos pratos mais pedidos às quartas-feiras e aos sábados, principalmente na capital paulista.
Mais um favorito regional é o feijão tropeiro. Mineirinho, ele tem como base o feijão carioquinha, linguiça, farinha de mandioca, ovos, torresmo, cebola e alho. O sabor é simplesmente dos deuses.
Se só de ouvir falar em arroz carreteiro você já fica com água na boca, saiba, então, que o Sul do Brasil é o lugar certo para a sua próxima viagem. O prato gaúcho é preparado com arroz e carne de charque (tipo de carne salgada e desidratada) muito bem temperada.
Além disso, falar no Sul e não mencionar o churrasco é impossível, né? Entre as principais especialidades regionais, o churrasco está entre os pratos mais procurados por quem visita o destino e, sem dúvidas, figura como um dos melhores do país.
Outro ingrediente famoso pela região é o pinhão, usado em receitas como a paçoca de pinhão, enriquecida com carne de porco, salsicha e bacon. Vale a pena provar!
E você, conhece mais algum prato típico que não foi citado no texto? Conta pra gente nos comentários!
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL