Os roteiros de viagem pelo Uruguai tem um cardápio variado de destinos e atrações que podem ser escolhidas de acordo com os interesses, a época do ano e a quantidade de dias disponíveis.
A cidade mais badalada é Punta del Este, que ferve no verão. A capital Montevidéu é perfeita para ser explorada em um fim de semana prolongado regado a churrasco, mate (ou chimarrão) e doce de leite. E Colônia de Sacramento tem o encanto característico das cidadezinhas coloniais, com ruas de pedra e casario colorido. Para ir além, dá para explorar as nuances do litoral, com locais rústicos como Punta del Diablo, e visitar vinícolas na charmosa região de Carmelo.
Abaixo, listamos quatro ideias de roteiro pelo país para quem tem entre três e sete dias de viagem. Para circular pelo Uruguai, pode-se contar com ônibus, carro alugado ou transfers – em todos os casos, um (uma) agente de viagens para organizar tudo para você.
Em dois dias, dá para ver as atrações do centro histórico, a Ciudad Vieja, como o belo Teatro Sólis e o apetitoso Mercado del Puerto, além de passear pela Rambla de Pocitos até Punta Carretas e visitar uma vinícola dos arredores, como a Bodega Bouza e a Bodegas Carrau.
No terceiro dia, pode-se pegar um ônibus ou transfer rumo a Colônia de Sacramento, charmosíssima cidade colonial cheia de lojinhas e restaurantes, e dormir uma noite lá. No verão, pode valer alugar um carrinho elétrico para visitar a Plaza de Toros, uma arena para touradas construída em 1910 que foi restaurada em 2022 para dar lugar a um centro cultural, e alguma das praias fluviais dos arredores da cidade.
No verão, vale ficar uma noite na capital e três em Punta del Este, o destino mais famoso da costa uruguaia. As atrações ali são bastante espalhadas; por isso, o ideal é visitá-la de carro alugado ou com passeios organizados. Vale pegar praia na Playa Mansa, tentar a sorte no Enjoy Punta del Este Cassino, conferir o icônico pôr do sol na Casapubelo e tomar um drinque em um beach club, como o La Huella, no vilarejo de José Ignacio.
No resto do ano, é melhor inverter e ficar uma noite em Punta e três noites em Montevidéu. Na capital, dá para curtir as principais atrações do centro histórico, a Ciudad Vieja, como o belo Teatro Sólis e o apetitoso Mercado del Puerto, passear pela Rambla de Pocitos até Punta Carretas e visitar uma vinícola dos arredores, como a Bodega Bouza e a Bodegas Carrau. Aos domingos, acontece a Feira de Tristán Narvaja, onde há desde antiguidades a frutas e legumes, passando por artesanatos e roupas de brechó. De lá, pode-se almoçar no Mercado Ferrando, uma antiga fábrica de móveis que virou um dos mais interessantes endereços gastronômicos da cidade.
Em dois dias, dá para ver as atrações do centro histórico, a Ciudad Vieja, como o belo Teatro Sólis e o apetitoso Mercado del Puerto, caminhar pela Rambla de Pocitos até Punta Carretas, visitar o Parque Rodó e, para fãs de futebol, fazer um tour pelo Estádio Centenario, que foi sede da Copa do Mundo de 1930 e é considerado pela Fifa um Monumento Histórico do Futebol Mundial.
No terceiro dia de viagem, é interessante alugar um carro e dirigir até Colônia de Sacramento, charmosíssima cidade colonial cheia de lojinhas e restaurantes, e dormir uma noite lá. No outro dia, siga até Carmelo, em uma região chamada de “Toscana do Uruguai”, com estradinhas que viajam por pastos, campos floridos e colinas forradas de vinhedos. Ali há hotéis charmosos e vinícolas prestigiosas como a Narbona Wine Lodge, a Campotinto e a Bodega Familia Irurtia, que oferecem variadas experiências de visitação.
Para ser feita no verão, essa road trip passeia pelos destinos mais legais da costa uruguaia, uma sequência de praias com atmosfera selvagem, mar azul-royal e amplas campos de vegetação rasteira entremeados por lagoas e dunas. Punta é mais sofisticada, agitada e turística, enquanto os outros destinos são (bem) mais rústicos.
Em Punta del Este, dá para pegar praia na Playa Mansa, conferir o icônico pôr do sol na Casapubelo, checar as lojinhas charmosas de La Barra e tomar um drinque em um beach club, como o La Huella, no vilarejo de José Ignacio e, quem sabe, visitar a sofisticada vinícola Bodega Garzón.
De lá, é um belo passeio seguir os 150 km de costa até Cabo Polônio, povoado rústico que fica dentro de um parque nacional e é marcado por um farol, faixas de areias vazias e uma reserva de lobos-marinhos. Ali há pousadinhas bem simples e uma vibe mágica, principalmente à noite, sob o sol forrado de estrelas.
O destino final da viagem pode ser Punta del Diablo, antigo vilarejo de pescadores que virou point na temporada, com feirinha de artesanato, restaurantes e bares. Ali há três praias: a dos Pescadores, com quiosques e barquinhos coloridos; a del Rivero, marcada por grandes rochas; e a de la Viuda, com mar mais encrespado e acesso por dunas. No final do dia, o melhor programa é pegar o carro e ir até a Laguna Negra, a maior das lagoas costeiras do Uruguai, para assistir ao pôr do sol.
E aí, curtiu essas opções de roteiros de viagem pelo Uruguai? Conte pra gente se já fez alguma trip por lá nos comentários!
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL