Roteiro: dois dias em Lima, Peru

Blog Segue Viagem
|

No roteiro dos turistas brasileiros, Lima geralmente serve de escala para as aventuras em Machu Picchu. Mas vale reservar alguns dias para conhecer a capital peruana, popular pela rica gastronomia e história, que começou muito antes da chegada dos espanhóis. Antes de servir como matriz do Império Espanhol na América, a cidade foi casa de populações pré-colombianas e até mesmo pré-incas, que deixaram heranças. A seguir, alguns passeios para descobrir os encantos de Lima.

As ruínas de Lima, no Peru
Lima: um passeio pelo charmoso bairro de Miraflores

Centro histórico

O ponto de partida para conhecer a cidade pode ficar por conta do centro histórico, fundado em 1535 pelo espanhol Francisco Pizarro Gonzáles, comandante do sequestro e assassinato do último imperador inca. A região foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1991.

Plaza Mayor – Lima – Peru | Crédito: Viajes Pacifico

Por lá, você pode circular pela Plaza Mayor (marco da fundação da capital), contemplar o belo Palácio do Governo, conhecer a Catedral de Lima e a Casa da Gastronomia Peruana, um museu dedicado à rica culinária do país. As casas avarandadas dão um toque a mais de charme ao centro.

Fazer uma parada na Igreja e Convento São Francisco é uma boa pedida. O prédio que a sedia, datado do século 17, chama atenção pela imponência arquitetônica. Já suas dependências abrigam uma grande biblioteca e catacumbas, que serviram como cemitério durante o período colonial.

Quando a fome bater, a Pasaje Santa Rosa, no próprio centro, é endereço de alguns restaurantes que servem o melhor da gastronomia peruana. Depois de uma deliciosa refeição, uma caminhada até o Museu da Inquisição é um ótimo passeio. Você também pode aproveitar a visita guiada para uma imersão na história do país.

Miraflores

Miraflores – Lima – Peru | Crédito: Viajes Pacifico

Ao sair do museu, uma opção é circular pelo bairro de Miraflores, repleto de hotéis, restaurantes, bares e cafeterias. Hospedar-se na região facilita o acesso a muitas atrações da cidade. Aproveite, ainda, para caminhar à beira da praia, conhecer o Parque del Amor, inspirado no Parque Güell de Barcelona, e também para fazer compras no shopping Larcomar. Para a noite, a dica é seguir sentido Barranco, outro famoso bairro de Lima, bem próximo a Miraflores.

As ruínas

É interessante reservar o segundo dia para visitar ruínas.

Huaca Hualla, herança da cultura Lima, figura como o sítio arqueológico de maior destaque da cidade. Ele abriga uma grande pirâmide que, na época do seu descobrimento, continha tumbas, peças têxtis, cerâmicas e até instrumentos musicais. Hoje, um museu ao pé da pirâmide expõe os objetos encontrados.

Huaca pucllana – Lima – Peru | Crédito: Viajes Pacifico

Por volta de meia hora de caminhada fica Huaca Pucllana, centro cerimonial utilizado, inclusive, para sacrifícios humanos. Seu tamanho impressiona e os objetos descobertos durante as escavações ganharam um museu.

Dependendo do itinerário, ainda dá para visitar Pachacámac, 40 quilômetros ao sudeste de Lima, habitada por várias civilizações ao longo dos anos: lima, wari, yshma e incas. Construções de diferentes anos e povos, como pirâmides e templos, podem ser observadas no local, que também recebeu um museu com peças pré-colombianas compartilhando a história das civilizações.


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais