Você já pensou em dar uma viagem de presente para a sua mãe nesse Dia das Mães? Certamente é um agrado e tanto. Não precisa nem pernoitar nos destinos: pode ser um dia intenso de muita curtição em um passeio bate-volta.
Para isso, escolhemos sete cidades a até 300 km de São Paulo para você viver momentos incríveis com a sua mãe neste fim de semana.
Viagem de presente: passeios para fazer no Dia das Mães no estado de São Paulo
Serra Negra
Crédito: divulgação
Tem novidade na semana das mães em Serra Negra: a réplica da Fontana di Trevi, que já vinha rendendo stories no Instagram, será oficialmente inaugurada, tornando-se mais um motivo para visitar a estância hidromineral, a 157 km de São Paulo. Mães de todas as idades adoram percorrer as lojas e galerias da Rua Coronel Pedro Penteado em busca de bons preços de roupas e bolsas, além de doces e biscoitos. Dois mirantes garantem uma bela panorâmica da cidade: acessado de teleférico ou carro, o central Pico do Fonseca tem uma réplica do Cristo Redentor e playground; já o mais distante Alto da Serra está a 1.300 metros de altitude e é um ótimo local para um piquenique na hora do pôr do sol.
São Roque
A uma hora de viagem da capital paulista, São Roque é um clássico destino bate-volta que agrada a toda a família. O relevo montanhoso faz com os termômetros marquem sempre alguns graus abaixo do que a capital. Próximo ao centro, a grande atração da cidade é a Rota do Vinho, uma “estrada” de pouco mais de 10 km que passa por vinícolas e restaurantes italianos e portugueses – todos com área de lazer para adultos e crianças. Afastado da cidade, na Rodovia Castello Branco, o Catarina Fashion Outlet é o paraíso de quem gosta de lojas de grifes com desconto – Swarovski, Gucci e Salvatore Ferragamo são exemplos de marcas encontradas por lá.
Embu das Artes
O artesanato é tão presente que o termo “das artes” era um complemento ou uma indicação do que seria encontrado em Embu e virou nome oficial, em 2011, quando o município passou a se chamar Embu das Artes. É difícil encontrar uma mãe que não goste de dar uma volta pelo centrinho recheado de lojas de antiguidades e artesanato de tudo quanto é tipo. Várias lojas de móveis são encontradas na Avenida Elias Yazbek, que liga a Rodovia Régis Bittencourt ao centro. Aos domingos, a cidade fica cheia devido à Feira de Artesanato de Embu das Artes, realizada desde 1969. O Largo dos Jesuítas e a Praça das Artes contam com muitos restaurantes para matar a fome da família.
Socorro
De frente um para o outro, o Shopping Moda de Fábrica e a Feira Permanente de Modas são ótimos lugares para adquirir roupas a preços bem mais módicos que as encontradas nas grandes cidades. Esse é apenas um dos bons atrativos da estância turística, localizada a 135 km de São Paulo. Aproveitando as possibilidades do relevo montanhoso e do Rio do Peixe, Socorro também é um centro de esportes de aventura. As mamães mais radicais podem encarar um rafting, um arvorismo, uma cavalgada ou um passeio de quadriciclo. No final do dia, a pedida é subir (de carro) na Pedra da Bela Vista para admirar a paisagem.
Holambra
Mais do que dar flores, porque não levar sua mãe para passear em Holambra, a “cidade das flores”? Localizada a 130 km de São Paulo, o município de colonização holandesa é o maior produtor de flores do Brasil. Lá, pode-se conhecer plantações de rosas, gérberas e outras espécies nos campos de flores – o Bloemen Park e o Macenas Flores são abertos ao público. Para ver uma panorâmica da colorida cidade basta subir no Moinho Povos Unidos. No centrinho, o Boulevard Holandês concentra lojas, restaurantes e docerias – bom local para provar uma pannekoek (panqueca) ou um vlaai (torta holandesa doce recheada).
São Sebastião
Em uma orla com 72 km, São Sebastião tem mais de 30 praias. Então, as mamães não terão dificuldades para tomar um banho de mar. Maresias, Juquehy e Camburi são bem movimentadas, com muitos restaurantes na areia. Quem busca tranquilidade pode procurar pelas praias de Paúba, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Calhetas e Jureia. Na foz do Rio Una, Barra do Una é bem procurada por famílias e ponto de partida dos passeios de barco para as ilhas da região.
Cunha
Vale muito a pena passar um fim de semana em Cunha, cidadezinha encravada na Serra da Bocaina. Desde a década de 1970, ceramistas se instalaram por lá, tornando a cidade um importante polo de artesanato. Além das lojas, os turistas podem ver a confecção das peças em algumas oficinas. Um passeio que certamente agradará as mães é o Lavandário, um imenso campo em meio às montanhas todo coberto pela roxidão das lavandas. Mães com um razoável condicionamento físico podem curtir a subida da Pedra da Macela e apreciar o visual panorâmico arrebatador da cidade histórica de Paraty, a Mata Atlântica e o mar.