Aniversário de Minas Gerais: conheça Belo Horizonte

Praça da Liberdade - Belo Horizonte - Minas Gerais | Crédito editorial: Antonio Salaverry / Shutterstock.com

Praça da Liberdade - Belo Horizonte - Minas Gerais | Crédito editorial: Antonio Salaverry/Shutterstock.com

Estado com destinos memoráveis e históricos, hoje, dia 02/12/2020, o território mineiro está completando 300 anos. E, para comemorar, que tal conhecer um pouquinho do que a capital Belo Horizonte tem a oferecer? Excelente pedida para aqueles que buscam por gastronomia de primeira, história e cultura, uma coisa é fato: você não vai se arrepender!

Feira hippie de Belo Horizonte retoma atividades; veja detalhes
Pontos turísticos de Minas Gerais em 6 destinos imperdíveis

Para provar que estamos falando a verdade, a gente te convida a conhecer agora alguns pontos turísticos de Beagá. Afinal, não tem jeito melhor de comemorar o aniversário de Minas Gerais do que explorando seus atrativos. Tá preparado? Então vamos lá!

1. Passe um dia inteiro no Complexo da Pampulha

Pampulha - Belo Horizonte - Minas Gerais | Crédito editorial: Alexandre Rotenberg / Shutterstock.com

Pampulha – Belo Horizonte – Minas Gerais | Crédito editorial: Alexandre Rotenberg / Shutterstock.com

Uma referência em arte e arquitetura. O complexo que circunda a Lagoa da Pampulha é um dos cartões-postais de Belo Horizonte. Por ali, os edifícios foram projetados por Oscar Niemeyer. O que vai encontrar? O Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, a Casa Kubitschek e a Igreja São Francisco de Assis. A igreja, inclusive, ganha destaque especial, pois combina arquitetura com a delicadeza e sensibilidade das pinturas de Candido Portinari.

2. Conheça o Mercado Central de BH

Mercado Central - Belo Horizonte - Minas Gerais | Crédito: Embratur

Mercado Central – Belo Horizonte – Minas Gerais | Crédito: Embratur

O Mercado Central é ponto de visita obrigatória para compras e para provar o melhor da gastronomia mineira. Localizado no centro da cidade, foi aberto em 1929 e hoje conta com mais de 400 lojas com diferentes variedades de cachaça, frutas e legumes, queijos e embutidos, café, pimentas e até uma especializada em farinhas. No local há também lojas de artesanato, itens de decoração, bolsas e acessórios, bem como lanchonetes e restaurantes.

3. Aproveite uma tarde na Praça da Liberdade

Praça da Liberdade - Belo Horizonte - | Crédito editorial: Antonio Salaverry / Shutterstock.com

Praça da Liberdade – Belo Horizonte – Minas Gerais | Crédito editorial: Antonio Salaverry / Shutterstock.com

Inspirada no famoso Palácio de Versalhes, na França, a Praça da Liberdade é apaixonante, principalmente por conta de seus belos jardins decorados com fontes. Rodeada por prédios como o Museu das Minas e do Metal, o Memorial Minas Gerais Vale, o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, a Casa Fiat de Cultura e o Palácio da Liberdade, é considerada um dos maiores centros culturais do Brasil e é sede de um importante circuito cultural.

Para uma caminhada no final da tarde ou para admirar os astros pelo telescópio do planetário do Espaço Tim UFMG, à noite, este passeio tem tudo para se tornar inesquecível.

4. Visite o complexo artístico Inhotim

Inhotim - Brumadinho| Crédito: Shutterstock

Inhotim – Brumadinho – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Mais um complexo artístico mineiro. O Inhotim atrai visitantes de todo o Brasil devido à sua extensa coleção de arte e seus bonitos jardins. Seu acervo reúne mais de 500 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e vídeos de mais de 100 artistas brasileiros e estrangeiros. Fixado em Brumadinho, a cerca de 60 km de Belo Horizonte, dá para fazer um passeio de dia inteiro ou se hospedar por ali mesmo.

5. Mergulhe nos museus de Belo Horizonte

Tabela Periódica - Museu das Minas e do Metal - Belo Horizonte | Crédito: Jomar Bragança

Tabela Periódica – Museu das Minas e do Metal – Belo Horizonte – | Crédito: Jomar Bragança

Qual é a sua pedida quando o assunto são os museus? Seja para conhecer instrumentos de trabalho de diversas profissões existentes entre os séculos 18 e 20 no Museu de Artes e Ofícios, viajar no tempo por meio das relíquias do casarão centenário que abriga o Museu Histórico Abílio Barreto ou mergulhar na modernidade e na tecnologia do acervo sobre mineração e metalurgia do Museu das Minas e do Metal, uma coisa é fato: em Belo Horizonte não faltam estabelecimentos que preservam e compartilham a história do estado e do país. Portanto, vale a pena conhecer cada um deles!

6. Finalize o dia em Savassi

Para fechar com chave de ouro, que tal aproveitar um barzinho no fim do dia, especialmente se você estiver a fim de comemorar o aniversário de Minas Gerais em grande estilo? O bairro Savassi é perfeito para aproveitar com os amigos e com a família, até porque é lotado de bares, restaurantes, cafés e muito mais. Além disso, também é uma excelente escolha para hospedagem. Dica: a Praça da Savassi é rodeada de lugares com mesas e cadeiras na calçada. Ou seja: é uma delícia!

12 cartões-postais mais famosos do Brasil: quantos você conhece?

E aí, se animou curtir o aniversário de Minas Gerais em Belo Horizonte? Então consulte um agente de viagens para garantir um passeio tranquilo do início ao fim. Por fim, viva o estado mineiro!

 

Os comentários estão encerrados.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0