
FONTANA DI TREVI
Espetacular é pouco para definir esta fonte, uma das principais atrações de Roma. A Fontana di Trevi foi projetada por Nicola Salvi durante o império de Vespasiano e é a maior de toda a cidade, recebendo o nome de “trevi” por ter sido erguida no cruzamento de três ruas.
Símbolo barroco, foi eternizada na cena do filme “La Dolce Vita” e tem representado o deus do oceano sob uma carruagem de concha guiada por dois cavalos-marinhos, um mais calmo e outro mais agitado, assim como os mares. No topo, dispõe de quatro estátuas que representam as estações do ano. Há também duas delas nas laterais, significando abundância e salubridade.
Reza a lenda que para retornar à Cidade Eterna basta jogar uma moedinha; para encontrar um amor italiano, duas; e casar-se com ele, três. Lembre-se: o dinheiro deve ser jogado com a mão direita e sob o ombro esquerdo. E aí, quantas moedas você jogaria?

VATICANO
Um pequeno país dentro de Roma, o Vaticano é uma daquelas paradas mais do que obrigatórias para quem passa pela Cidade Eterna. Considerado o menor Estado independente do mundo, nele está a famosa Piazza de San Pietro, local em que está instalada a basílica e de onde é possível ver o papa bem de pertinho às quartas-feiras e aos domingos.
Sede da Igreja Católica, além de o destino ser o sonho de consumo de muitos religiosos, quem o visita tem a chance de conhecer os Museus do Vaticano, a Capela Sistina, a Praça de São Pedro e a gigantesca Basílica de São Pedro.

COLOSSEO (COLISEU)
Patrimônio Mundial da Unesco e o cartão-postal mais famoso de Roma, o Coliseu é um dos maiores ícones arqueológicos do mundo. Símbolo do Império Romano, teve sua construção iniciada em aproximadamente 70 d.C., durante o mandato do imperador Vespasiano, e foi inaugurado pelo seu filho Tito, oito anos depois.
Com capacidade para comportar mais de 70 mil pessoas, a arena era utilizada em combates de gladiadores e também em simulações de batalhas navais. Uma curiosidade: antigamente, o Anfiteatro Flaviano, nome oficial do monumento, tinha um dispositivo para acúmulo de água da chuva, que o enchia em minutos.
Entre as Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o Coliseu recebe milhares de turistas todos os anos, interessados em conferir de pertinho sua arquitetura imponente.