Ruas para conhecer em São Paulo

Grandiosa e multicultural, a cidade de São Paulo oferece passeios por dias. Centros de compras, bares e restaurantes, casas noturnas, museus, edifícios históricos e parques. Reunimos, aqui, algumas das ruas mais conhecidas de Sampa, que oferecem variadas atrações, atraindo diversos turistas e até mesmo os próprios paulistanos. Lembrando que todas elas têm acesso fácil de metrô, ou seja, dá para reservar alguns dias para visitá-las e ainda ficar expert no transporte público da cidade. Veja:

464 anos de São Paulo: uma festa do tamanho da cidade
Carnaval: curtindo a festa em São Paulo
24 horas em São Paulo
São Paulo: dos negócios ao carnaval de rua
Lugares para tomar uma caipirinha em São Paulo

Rua José Paulino

Recorte da Rua José Paulino | Crédito: Shutterstock.com/Alf Ribeiro

Onde: Bom Retiro

Famosa pelo comércio, principalmente o de vestuário, a rua conta com lojas de mercadorias populares e peças mais elaboradas, como vestidos de festa. Tempo e disposição são essenciais para explorar cada um desses estabelecimentos em busca do melhor custo/benefício. Aproveite e dê uma checada nas ruas ao redor, pois elas também oferecem opções de compra.

Rua 25 de Março

Rua 25 de Março - São Paulo | Crédito: Shutterstock.com/Diego Grandi

Rua 25 de Março – São Paulo | Crédito: Shutterstock.com/Diego Grandi

Onde: Centro

Endereço de diversas lojinhas, a 25, como é conhecida pelos paulistanos, recebe pessoas em busca de tecidos, bijuterias, artigos de festa, lembrancinhas, brinquedos e todo tipo de mercadoria que puder imaginar! Às vésperas das festas de final de ano e Carnaval, a rua fica ainda mais movimentada devido a grande busca por decoração natalina, presentes e fantasias. Dica: usar roupas e calçados confortáveis para circular por lá são uma boa pedida.

As ruas adjacentes, como Ladeira Porto Geral, Cavalheiro Basílio Jafet e Barão de Duprat, também têm boa oferta de mercadorias. Assim, sugerimos caminhar pela região e barganhar pelo melhor preço.

Rua Oriente

Onde: Brás

Na Rua Oriente, assim como em seus arredores, nas Ruas Maria Marcolina, Miller e Barão de Ladário, por exemplo, é possível encontrar roupas dos mais variados estilos e com preços bem acessíveis, sendo um dos pontos estratégicos para as compras por atacado, sem deixar o varejo de lado. Além disso, a presença da cultura árabe é bem forte por lá, tanto nas lojas quanto na deliciosa culinária.

O Festival Árabe é uma feira permanente que funciona aos sábados e domingos, na Rua Elisa Witacker, e disponibiliza diversas barracas, as quais vendem, na maior parte, saborosas comidas típicas.

Avenida Ipiranga x Avenida São João

Avenida Ipiranga x Avenida São João – São Paulo | Crédito: Shutterstock.com/Alf Ribeiro

Onde: Centro

A esquina imortalizada na canção Sampa, de Caetano Veloso, abriga o famoso Bar Brahma. Fundado em 1948, o recinto reunia nomes como Jânio Quadros e Fernando Henrique Cardoso, Adoniram Barbosa e Ari Barroso. Atualmente, o bar atrai pessoas em busca do combo samba, chope e boa comida.

Ainda na região, turistas e paulistanos podem visitar os históricos edifícios Copan e Itália, a Galeria do Rock e o Theatro Municipal.

Rua Galvão Bueno

Liberdade – São Paulo | Crédito: Shutterstock.com/Alf Ribeiro

Onde: Liberdade

Lanternas vermelhas, placas com ideogramas japoneses, restaurantes tradicionais da cultura asiática e diversos comércios vendendo sushi, chás e outros produtos importados são o chamariz da Galvão Bueno. Aos finais de semana, muito próximo da rua, na Praça da Liberdade, acontece a Feira da Liberdade, procurada pelas comidas típicas, souvenires e outros artigos.

Outros pontos populares são o Museu Histórico da Imigração Japonesa, exibindo diários, pinturas, livros e fotografias compartilhando a história da vinda dos japoneses para o Brasil, e a Ikesaki, grande loja de cosméticos, com seções dedicadas a produtos de beleza em geral.

Rua Augusta

Rua Augusta - São Paulo | Crédito: Shutterstock.com/Alf Ribeiro

Rua Augusta – São Paulo | Crédito: Shutterstock.com/Alf Ribeiro

Onde: Consolação

A Rua Augusta figura como uma das mais populares da cidade. Durante o dia, recebe movimento por conta do comércio, restaurantes, lojas e trabalhadores entrando e saindo das empresas. Com o cair da noite, os bares e as casas noturnas agitam a rua.

Dividida em Baixa e Alta Augusta, a primeira atrai aqueles em busca de curtição. A outra parte da rua, para o lado dos Jardins, oferece mais restaurantes, como o renomado D.O.M e lojas descoladas, como as da Galeria Ouro Fino.

Avenida Paulista

Avenida Paulista - São Paulo | Crédito: Shutterstock.com

Avenida Paulista – São Paulo | Crédito: Shutterstock.com

Onde: Bela Vista

Cartão-postal de São Paulo, a avenida reúne edifícios icônicos, centros de compras, o parque Trianon, o MASP (Museu de Arte de São Paulo), o Centro Cultural FIESP, a Casa das Rosas, bares e restaurantes. Vale a visita, inclusive, para observar o intenso vai e vem das centenas de pessoas com os mais variados estilos que circulam por ali diariamente.

Rua Oscar Freire

Rua Oscar Freire - São Paulo | Crédito: Shutterstock.com/Diego Grandi

Rua Oscar Freire – São Paulo | Crédito: Shutterstock.com/Diego Grandi

Onde: Jardins

Grifes famosas, restaurantes charmosos e arquitetura arrojada definem a badalada Oscar Freire. Dá para passear pela rua, namorar as vitrines, fazer compras e observar seus frequentadores, os quais parecem saídos de um desfile de moda.

Entre as lojas encontradas na rua estão Forever 21, Schutz, Shoulder, Versace, Água de Coco, H. Stern, Pandora, Audi, Adidas e várias outras.

Rua Harmonia

Onde: Vila Madalena

Reduto cool, a Vila Madalena é popular pelos vários bares, restaures, casas noturnas descoladas, lojinhas repletas de estilo, cafeterias charmosas e pelo Beco do Batman e seus coloridos grafites.

A Harmonia reúne todo o charme do bairro e ainda abriga o bar Alto da Harmonia, com vista panorâmica da região e deliciosos pratos, uma dica para quando quiser descansar e reabastecer as energias.

Rua dos Pinheiros

Instituto Tomie Ohtake - São Paulo | Crédito: Shutterstock.com/Eug Png

Instituto Tomie Ohtake – São Paulo | Crédito: Shutterstock.com/Eug Png

Onde: Pinheiros

Um dos pontos fortes da cidade, turistas visitam essa parte de São Paulo pela gastronomia. Ao passear pela região de Pinheiros e suas diversas atrações, como o Parque Villa-Lobos, o Instituto Tomie Ohtake, o Museu da Casa Brasileira, a Praça do Pôr do Sol, a casa Choque Cultural e o Sesc Pinheiros, vale passar na Rua dos Pinheiros para matar a fome em um dos diversos estabelecimentos situados ali. Hamburguerias, culinárias mexicana, italiana, alemã, francesa: existem opções para todos os paladares!

Além da variedade, a rua tem um ambiente agradável e, ao entardecer, trabalhadores curtem uma happy hour.

E você, qual dessas ruas é a sua favorita de São Paulo? Conta pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0