Florianópolis: gastronomia premiada pela UNESCO

Gastronomia - Florianópolis - Santa Catarina

Premiada pela Unesco, Florianópolis é destaque por sua rica culinária. Ela integra, desde 2014, a Rede Mundial de Cidades Criativas na categoria Gastronomia, ao lado de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia). Como é de se imaginar, a vida da Ilha da Magia, como a capital catarinense é chamada, sempre girou em torno do mar. Na mesa dos habitantes dali, portanto, não faltavam – e não falta até hoje – frutos do mar. Os pratos misturam tradições dos nativos tupi-guaranis que habitavam a ilha e dos portugueses que ali chegaram.

Peixes e frutos do mar, como a tainha e a anchova e os camarões, estão presentes no menu de qualquer restaurante local, assim como receitas que levam farinha de mandioca, temperos verdes e vinagre. Não somente em Florianópolis, mas em todo o litoral catarinense, a Sequência de Camarão é uma boa pedida. E fica a dica: vá com fome, porque as várias formas de camarão que são servidas uma atrás da outra são de lamber os dedos e encher a barriga, principalmente se acompanhadas de um chope.

Outros sabores da ilha

Outra estrela da gastronomia da ilha é a ostra. Sendo Florianópolis a responsável por 80% da produção nacional do molusco em cativeiro. Ou seja, elas irão fresquinhas para sua mesa. Inclusive a iguaria tem um evento exclusivo: a Fenaostra, que acontece anualmente, sempre no segundo semestre. Na ocasião, quiosques, restaurantes e associações de maricultores formam espaços gastronômicos que servem as mais diferentes receitas de ostra. A praia de Ribeirão da Ilha e a vila de Santo Antônio de Lisboa são alguns dos pontos em que você encontra bons restaurantes com receitas tradicionais.

Outra dica para conhecer um pouco mais sobre os sabores locais é visitar o Mercado Público. O edifício histórico amarelo abriga bares, restaurantes, cafeterias, padarias e empórios de diferentes produtos. É ali no mercado que está o bar Box 32. Um dos mais tradicionais de Floripa, especialmente para um happy hour. É a chance de provar de tudo um pouco, e ainda caminhar pelo centro da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0