Trancoso – Porto Seguro – Bahia | Crédito: Rodrigo Soldon
Nem é preciso dizer que o litoral baiano é cheio de encantos, da capital às pequenas praias escondidas ao longo de sua costa. Se você estiver em Porto Seguro, pode aproveitar para conhecer outras pequenas praias, como Arraial D’Ajuda e Trancoso. Esta última é um dos destinos mais badalados do País e ficou famosa por receber celebridades nacionais e internacionais. Mas sua história começa muito antes disso: a vila foi oficializada em 1759 e pertence ao município de Porto Seguro. A igrejinha que originou o povoado – São João Batista dos Índios – fica no centro histórico de Trancoso.
O centro, aliás, é cheio de coloridas casinhas antigas que hoje são tombadas pelo Iphan. Este miolo da vila é conhecido como Quadrado Histórico, onde estão lojas, pousadas, bares e restaurantes mais buscados pelos visitantes. É ali também que ficam os artesãos locais, que muitas vezes abrem seus ateliês para visitação. Dá para conhecer a Casa das Festas, onde o artesão Damião produz as bandeirinhas usadas nas festas de Santo Antônio e de São João, entre outras.
A natureza, como não poderia deixar de ser, é um dos mais belos atrativos dali. Se a ideia é ir para a praia, você pode escolher: a Praia dos Nativos é a mais badalada, com seus restaurantes e clubes de praia frequentados por turistas brasileiros e estrangeiros, e é o point de festas de música eletrônica realizadas durante a alta temporada.
Outro local badalado é a Praia dos Coqueiros, que conta com uma unidade do Café de la Musique. Já a Praia do Espelho é mais distante, fica a meio caminho de Caraíva. E leva seu nome por conta das piscinas naturais formadas durante a maré baixa. Falésias, coqueiros, rios cristalinos, areia fofa e mar azul completam a paisagem local.
Outra experiência interessante e bastante diferente do agito da vila é a visita à Aldeia de Imbiriba, onde mora uma comunidade de índios Pataxó. Os turistas podem conhecer um pouco mais sobre a cultura nativa do Brasil. Além de observar o cotidiano dos indígenas e algumas de suas tradições, como a produção de artesanato utilizando coco como matéria prima.
Trancoso também conta com eventos bastante tradicionais e bem diferentes entre si. A Festa de São Brás acontece sempre em 3 de fevereiro. E celebra o santo padroeiro da vila com batuques e oferendas de flores. Além de um tronco decorado com uma pintura colorida que é erguido no centro da festa. Por outro lado, o Festival Música em Trancoso, que acontece no moderno Teatro L’Occitane, reúne músicos de estilos variados. Nesta edição de 2016, realizada em março, o evento recebeu o norte-americano Bobby McFerrin, Cesar Camargo Mariano e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais acompanhada da Banda Rock Symphony.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL