Passeios para curtir no horário de verão

Horário de verão

Anualmente, no terceiro domingo de outubro, relógios são adiantados uma hora em alguns pontos do país, pois entra em vigor o horário de verão. Neste período os dias ficam relativamente mais longos e trazem novas possibilidades para quem gosta de explorar as cidades e suas atrações. Bora descobrir como aproveitar essa horinha extra de claridade?

No Brasil, apenas as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul adotam esse sistema. Nesta parte do país, os parques costumam alterar o horário de funcionamento, proporcionado mais uma hora para as crianças correrem livremente, para relaxar à sombra de uma árvore, curtir uma corrida, andar de bicicleta e passear com os cachorrinhos.

Os parques Villa-Lobos e Ibirapuera, na capital paulista, costumam estender o horário de funcionamento. O mesmo vale para o Parque das Mangabeiras e o Parque Ecológico da Pampulha, ambos em Belo Horizonte. Em Florianópolis, os manezinhos têm a opção de desfrutar o Parque de Coqueiros. Na Cidade Maravilhosa dá para aproveitar a gostosa área verde do Jardim Botânico e do Parque da Lage, atrações vizinhas. Lembre-se de verificar a página oficial destes e outros parques para confirmar a nova programação.

Nessa época, os praieiros têm um tempinho a mais de luz para curtir atividades na areia, como futevôlei e beach tennis, pegar uma onda ou simplesmente se refrescar no mar. Aproveite os finais de semana e feriados para conhecer aquela praia que está em sua lista de desejo.

Ubatuba, último município paulista antes de chegar ao Rio de Janeiro, oferece praia para todos os perfis: Félix, Itamambuco e Vermelha são procuradas pelas ondas. Famílias acompanhadas de crianças costumam optar pela Enseada por conta da infraestrutura de bares e restaurantes e pelo mar mais calmo. O pôr do sol cinematográfico do Arpoador é atração obrigatória na capital carioca. Em Balneário Camboriú, Santa Catarina, vale fazer o passeio do Parque Unipraias, no qual moradores e turistas apreciam a vista do bondinho, o verde da Mata Atlântica e a bela praia de Laranjeiras. Guarapari tem mais de 50 opções de praias, dentre as quais Três Praias merece destaque pelo cenário paradisíaco.

Conheça 7 praias belas e desertas no litoral brasileiro

Macaé: conheça belas praias do litoral fluminense

Pelas praias da zona sul do Rio de Janeiro

Deu onda: as melhores opções de praia do litoral paulista

As praias de Balneário Camboriú

O horário de verão ainda serve como uma desculpa a mais para curtir a happy hour às sextas-feiras e aquele barzinho com clima gostoso e mesas na calçada aos finais de semana. Tomar um sorvete na praça no final do dia é uma ótima ideia também. Quem sabe estudar ao ar livre? Fazer aula de inglês no parque? As possibilidades são infinitas, basta deixar a criatividade fluir e desfrutar o dia à sua maneira.  

Atrasando o relógio

O terceiro domingo de fevereiro traz o fim do horário de verão e garante uma hora extra em seu dia, por isso, que tal aproveitar para planejar sua próxima viagem? Você pode aprender como descomplicar a tarefa de fazer as malas, mesmo que seja um destino de neve. Leia sobre como viajar confortavelmente. Leve para frente aquela ideia de viajar com os amigos ou de se aventurar em uma viagem solo. Outra sugestão é ler dicas de viajantes para se inspirar.

Você sabia?

– A ideia de horário de verão se popularizou depois que a Alemanha, durante a Primeira Guerra, adotou o sistema para economizar recursos.

– O horário de verão começou a ser utilizado no Brasil em 1931, mas só em 2008 passou a ser fixo, usado todos os anos.

– As regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão porque não existe grande variação na duração do dia entre inverno e verão nesta parte do país. Isto acontece porque elas estão mais próximas da linha do Equador e, portanto, sofrem incidência direta dos raios de luz durante o ano inteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0