Chile | Crédito: Shutterstock
O ano de 2018 chegou e traz com ele 365 dias repletos de possibilidades. Como conhecer novos lugares, redescobrir cidades, passar momentos à base de muita sombra e água fresca ou em aventuras que exigem disposição, mas fazem um bem indescritível à mente.
Para quem planeja cair no mundo nesse novo ano, seja em viagens curtas ou jornadas longas, trazemos a seleção dos destinos para visitar em 2018 que são pura tendência – uma apuração realizada por especialistas da Lonely Planet, editora renomada de guias de turismo.
Cuidados com a bagagem
Viagem sem receios
Dica: livros para viajar
Viagem de avião: qual o melhor lugar para sentar
O Chile encabeça o ranking de melhores países para viajar em 2018. Os motivos são fáceis de entender: suas paisagens naturais de tirar o fôlego – o que inclui uma costa banhada pelo Oceano Pacífico, as linhas e curvas da cordilheira dos Andes, os cenários surpreendentes do Deserto do Atacama e a região da Patagônia – e o marco de 200 anos da conquista da independência chilena, evento que reunirá os nativos em grandes celebrações.
Em seguida, a lista exibe a Coreia do Sul, Portugal e Djibouti, um pequeno país africano de beleza singular, banhado pelo Mar Vermelho e em (um superlento) processo de divisão das placas tectônicas em três partes.
Sevilha, na Espanha, desponta como a primeira colocada entre as melhores cidades para visitar em 2018. Isto porque o destino, cujos belíssimos cenários aparecem na popular série Game of Thrones (na forma de Dorne, que, no seriado, corresponde a uma grande península), está celebrando o 400º aniversário do pintor barroco Bartolomé Esteban Murillo, nascido e criado na região, e algumas exposições inéditas já estão agendadas para o próximo ano; Sevilha também irá sediar o 31º European Film Awards.
Nessa mesma seleção, as posições seguintes estão ocupadas por Detroit, nos Estados Unidos, Canberra, na Austrália, e Hamburgo, na Alemanha.
O ranking das melhores regiões para se visitar é o único onde o Brasil aparece, representado pela Bahia. Foram a exuberância dos seus atrativos naturais e a rica história e cultura locais que garantiram o nono lugar ao destino.
Belfast e a Giant’s Causeway (Calçada dos Gigantes), na Irlanda do Norte, garantiram o topo da lista. O passado violento e opressivo da cidade ficou para trás e atualmente ela recebe turistas com adoráveis paisagens, edifícios charmosos, museus, bares, restaurantes e casas noturnas – algo a ser celebrado. A formação rochosa conhecida como Giant’s Causeway, tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, inspirou algumas das lendas locais. Também foi o cenário da foto de capa do álbum Houses of the Holy, da banda Led Zeppelin, e, com certeza, vale alguns registros fotográficos.
Por fim, Tallinn, a capital da Estônia, figura como o destino com melhor custo/benefício para 2018. Às margens do Mar Báltico, esta pequena e fotogênica cidade tem o centro histórico intitulado Patrimônio Mundial pela Unesco.
Lanzarote, nas Ilhas Canárias, e Arizona, nos Estados Unidos, ocupam o segundo e o terceiro lugar desse ranking, respectivamente.
Confira a relação completa dos destinos selecionados:
1 – Chile
2 – Coreia do Sul
3 – Portugal
4 – Djibouti
5 – Nova Zelândia
6 – Malta
7 – Geórgia
8 – Maurícia
9 – China
10 – África do Sul
1 – Sevilha, Espanha
2 – Detroit, Estados Unidos
3 – Canberra, Austrália
4 – Hamburgo, Alemanha
5 – Kaohsiung, Taiwan
6 – Antuérpia, Bélgica
7 – Matera, Itália
8 – San Juan, Porto Rico
9 – Guanajuato, México
1 – Belfast e Giant’s Causeway (Calçada dos Gigantes), Irlanda do Norte
2 – Alasca, EUA
3 – Alpes Julianos, Eslovênia
4 – Languedoque-Rossilhão, França
5 – Kii Peninsula, Japão
6 – Ilhas Eólias, Itália
7 – Sul dos EUA
8 – Lahaul e Spiti, Índia
9 – Bahia, Brasil
10 – Parque Nacional Los Haitises, República Dominicana
1 – Tallinn, Estônia
2 – Lanzarote, Ilhas Canárias
3 – Arizona, EUA
4 – La Paz, Bolívia
5 – Polônia
6 – Essaouira, Marrocos
7 – Reino Unido
8 – Baixa Califórnia, México
9 – Jacksonville, EUA
10 – Hunan, China
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL