Manaus: A época áurea da Paris Brasileira

Interior do Teatro Amazonas - amazonas - Manaus

As primeiras expedições realizadas para a região da Floresta Amazônica datam da época do Descobrimento, entre 1500 e 1600. O lugarejo às margens do rio Negro que deu origem a Manaus foi elevado à categoria de vila em 1833, e se tornou cidade em 1848. A capital amazonense teve sua época áurea de luxo e glamour durante o ciclo da borracha, no início do século 20, e depois floresceu como o polo industrial que é hoje. Toda esta história parece estar escrita na própria cidade, em sua cultura miscigenada, nas tradições gastronômicas e na arquitetura, que ainda relembra a época em que Manaus era chamada “Paris Brasileira”.

Teatro Amazonas

Um destes pontos é o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896 e que já foi palco dos mais variados espetáculos: óperas, operetas, musicais, peças de teatro, shows de cantores líricos e populares, festivais, grupos de dança, bandas de música, corais, orquestras e tantos outros.  Em suas devidas épocas, passaram por ali o compositor Heitor Villa-Lobos e o tenor José Carreras; foram realizados o Festival Amazonas de Jazz, Festival Amazonas de Dança e o Amazonas Film Festival. Ele também serviu de cenário para a minissérie Amazônia, da TV Globo, e foi figurante de Fitzcarraldo, do diretor alemão Werner Herzog. Vale a pena fazer uma visita no interior do teatro para conferir de perto seu suntuoso projeto.

Centro Cultural Palácio da Justiça e mais!

Outra construção centenária da cidade que vale uma visita é o Centro Cultural Palácio da Justiça. Que fica logo ao lado do teatro. O palácio é aberto para visitações e conta com uma ampla programação de exposições, espetáculos musicais, teatro, cinema, palestras, entre outros. Também com entrada gratuita, o Palacete Provincial, que fica ali no centro. Na direção do porto. E é um edifício tombado que abriga cinco museus estaduais. Estão no local a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som do Amazonas, o Museu de Numismática Bernardo Ramos, o Museu Tiradentes e o Museu de Arqueologia, que rememora tempos anteriores à chegada dos portugueses.

Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Você pode encerrar o tour histórico de Manaus com uma visita ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Que está instalado às margens do porto. A construção, em estilo Art Noveau, foi completada em 1883 e inspirada no artigo mercado Les Halles, em Paris. O mercadão oferece aos seus visitantes um pouco da cultura do povo amazônico. Com seus produtos regionais, itens medicinais e artesanato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0