Manaus à mesa: conheça a gastronomia local

Açai – Manaus | Crédito: A Healthier Michigan

Para celebrar o aniversário de Manaus, preparamos este post sobre a exótica gastronomia local. Situada no coração da Selva Amazônica, às margens do Rio Negro, e protagonista do período do ciclo da borracha, a capital amazonense tem abundância de peixes, frutas e pratos que refletem a miscigenação de culturas. Confira:

O tacacá, espécie de sopa preparada com tucupi (caldo à base de mandioca), camarão seco, goma de mandioca e folhas de jambu, é uma das iguarias manauaras. Recheado com tucumã, um fruto amazônico, o popular lanche X-Caboquinho também leva queijo coalho e banana frita.

Presentes em praticamente todos os cardápios, os peixes tambaqui, matrinxã, jaraqui, tucunaré e pirarucu são servidos assados, ensopados ou fritos, de acordo com o paladar do cliente. Que tal um bolinho de peixe frito para petiscar? Na farofa, o bacon de pirarucu faz toda a diferença.

Ingrediente base de muitos pratos regionais, a mandioca também está presente na tapioca, sempre à mesa no café da manhã manauara. As frutas dão cor e sabor extra às refeições: açaí, araçá, cupuaçu, graviola, buriti, taperebá e diversas outras existem em abundância. Elas ainda são utilizadas para o preparo de sucos, sorvetes e doces.

Uma curiosidade: no Amazonas, pé de moleque é um bolo de massa de mandioca com castanha-do-pará, assado na folha de bananeira.

Bolo de mandioca, cuscuz de milho, pupunha (fruto geralmente consumido depois de cozido em água e sal)… Definitivamente vale a pena explorar a riquíssima cozinha de Manaus. Deu água na boca? Planeje agora mesmo sua viagem para a cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0