Lisboa: tradição e história na capital portuguesa

Mosteiro dos Jerônimos - Lisboa - Portugal

Às margens do rio Tejo ergue-se a capital portuguesa, cuja origem remonta aos fenícios e à invasão islâmica da Península Ibérica. A lenda diz que Lisboa foi fundada por Ulisses e batizada com uma derivação da palavra “Olissipo”, que significaria “porto encantador” – realidade ou fantasia, fato é que o destino realmente encanta seus visitantes não só com seu porto, mas com sua extensa herança histórica, belas paisagens e gastronomia tradicional.

A cidade abriga dois monumentos considerados Patrimônios Mundiais pela Unesco, o Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém. As impressionantes construções seguem o estilo gótico manuelino – referência ao monarca D. Manuel I, e que se caracteriza pela utilização de motivos marítimos em sua decoração. Esta marca arquitetônica remete à Época de Ouro portuguesa, quando o país prosperava com as grandes navegações. Outra referência a este marco da história local é o Padrão do Descobrimento, uma escultura em forma de caravela que homenageia figuras como o rei D. Afonso V e os navegadores Fernão de Magalhães, Martim Afonso de Sousa, Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral.

Conhecendo os museus

Em matéria de museus, Lisboa também é um prato cheio. Contando com o Museu Nacional de Arte Antiga, Museu do Fado, Casa-Museu da Fundação Medeiros de Almeida, Centro Cultural Casapiano, Museu do Azulejo e Museu dos Coches. Este último abriu seu novo edifício para o público em 2015. E guarda uma coleção de coches que inclui exemplares do século 18 decorados com pinturas e talha douradas. Não deixe também de circular pela cidade com o bondinho, chamado de funicular. Ou caminhar tranquilamente pelo bairro de Alfama, o mais antigo da cidade , até o Castelo de São Jorge, no ponto mais alto de Lisboa.

Encerre o passeio com um jantar ao som do tradicional fado português. Tal qual o tango argentino, o fado é uma atração turística. E pode ser ouvido em elaborados shows ou em pequenas apresentações amadoras. Vale a pena deixar-se levar pelas canções melancólicas que falam do mar e da vida em Lisboa.

Cheque com seu agente de viagens sobre as opções de tours por Lisboa, e aproveite para fechar também passeios por outros destinos próximos, como Sintra, Cascais, Estoril ou Fátima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0