Linhas de Nazca: segredos, história e cultura

Linhas de Nazca

Cercadas de mistérios e teorias, as Linhas de Nazca são um enigma para historiadores que buscam explicar o significado e a grandiosidade dessa obra milenar. O legado foi deixado por civilizações pré-inca, como as de Paracas e a de Nazca, que habitaram a região localizada a 450 km ao sul de Lima, capital do Peru, há mais de dois mil anos.

Linhas de Nazca - Peru | Crédito: Viajes Pacifico

Linhas de Nazca – Peru | Crédito: Viajes Pacifico

São tantas as perguntas ainda sem respostas que até a informação acerca dos povos autores dos desenhos, bem como o material utilizado e os objetivos para a realização das imagens, são motivos de intenso debate entre os estudiosos.

Controvérsias à parte, entre os fatores que com certeza são unanimidade dentro e fora do meio acadêmico estão a beleza e a riqueza cultural do lugar, construído por sociedades primitivas e conservado, desde então, pela própria natureza local.

Crédito: Viajes Pacifico

Tombadas como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1994, as Linhas de Nazca são formadas por centenas de imagens geométricas dispostas ao longo de 750 km², representando animais, plantas e seres antropomorfos (semelhantes ao homem) em extensões que chegam à marca de 300 metros de comprimento. Os desenhos incluem macacos, pássaros, aranhas, árvores, mãos, astronautas e muitos outros.

Por conta da dimensão dos geoglifos, o passeio mais indicado aos turistas que desejam conhecer a imensidão das Linhas de Nazca é por meio de sobrevoos realizados pelo destino.

Para além das linhas

A região de Nazca também oferece aos turistas muitas atividades que vão além do traçado de suas linhas mais famosas. Entre as principais atrações recomendadas aos visitantes estão um passeio de buggy pelas lindas paisagens do deserto de Nazca, um tour pelos Paredones, sítio arqueológico localizado a cinco minutos da cidade e considerado por historiadores o provável local onde funcionava o centro administrativo dos incas, e uma parada para conhecer Cahuachi, principal centro cerimonial da cultura Nazca, que abriga um conjunto de pirâmides construído por essa mesma civilização e reconhecido como a segunda maior construção feita com barro na América.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0