Especiarias baianas: O Cacau e o Dendê

Pode até ser que a Bahia não seja as Índias que Pedro Álvares Cabral buscava quando chegou aqui por acaso, mas no território brasileiro também temos nossas especiarias, que dão sabores únicos aos pratos locais, como o cacau e o dendê. De tão tradicionais, os ingredientes baianos também batizam duas regiões turísticas do litoral do Estado. Você conhece essas regiões e seus produtos tão característicos?

Costa do Cacau

Ela é formada pelos municípios de Ilhéus, Itacaré, Canavieiras, Uma, Santa Luzia, Uruçuca e Itabuna. São 180 quilômetros de praias emolduradas pela Mata Atlântica e pelo mar azul. A paisagem natural ainda inclui cachoeiras, grutas, lagoas e aquelas praias mais escondidas, muitas ainda desertas, além das lavouras de cacau. Claro que além das trilhas para descobrir estas belezas, também é possível praticar esportes como surfe, vela, pesca esportiva, canoagem, mergulho, arvorismo, sandboard e tantos outros. Como disputado ponto turístico, a região também conta com uma super infraestrutura de hotéis de luxo e pequenas pousadas, bares, restaurantes e barracas de praia.

O cacau, que foi o ouro de Ilhéus e das cidades em seu entorno, ainda hoje é importantíssimo para a economia local. As árvores gigantes podem chegar a seis metros de altura. E se adaptaram super bem ao clima quente e úmido e ao solo argilo-arenoso da Bahia, que é a grande produtora brasileira de cacau. Além de ser matéria prima do nosso querido chocolate, o cacau ainda tem outro ponto positivo: ele pode ser plantado à sombra da floresta. E por isso foi responsável pela preservação de grandes corredores de Mata Atlântica no sul do Estado.

Costa do Dendê

Mais ao norte da Costa do Cacau está a Costa do Dendê. Que fica entre a foz do rio Jaguaripe e a Baía de Camamu. A paisagem ali é um mosaico de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários. Que cobrem os 115 quilômetros de litoral da região. Ali estão os municípios de Valença, Morro de São Paulo, Boipeba, Igrapiúna, Cairu, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú. Suas praias intocadas, de águas claras e quentes, com formações de recifes de coral e emolduradas por vastos coqueirais, estão entre as melhores do País. Aproveite também para conhecer o arquipélago fluvial do rio Una, com as ilhas de Tinharé, Boipeba e Cairu.

As árvores de dendê completam esta paisagem. Elas não são nativas daqui, mas sim do Golfo da Guiné. E como o cacaueiro, adaptou-se bem ao clima tropical úmido do litoral baiano. A palmeira chega a 15 metros de altura e de seus frutos podem ser extraídos dois tipos de óleos. O óleo da polpa, conhecido no Brasil como azeite de dendê, e óleo de palmiste. O azeite é o mais famoso deles. Usando em tantos pratos deliciosos culinária baiana, como as moquecas e o tradicional acarajé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0