#EspecialSP: arte e cultura pelos museus da cidade

Considerada a cidade brasileira com mais museus, São Paulo é o destino certo para quem gosta de passar o dia mergulhado em muita cultura, história e arte. São mais de 400 opções espalhadas pela cidade, com os mais diversos temas. Agradando adultos e crianças,  o passeio no estilo cultural rende muito conhecimento e diversão.

Museus de Arte de São Paulo – MASP

No topo da nossa lista está um dos mais conhecidos e visitados museus da cidade: o MASP. Localizado na Avenida Paulista, o lugar guarda uma das coleções de artes ocidental mais importantes do Hemisfério Sul.  Seu acervo conta com nomes como Candido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Renoir, Monet, Picasso, Van Gogh e Chagall.

Museu do Futebol

Por se falar de Brasil, país do futebol, o esporte não poderia deixar de ter um espaço dedicado a ele. O Museu do Futebol, situado no Estádio do Pacaembu, é ideal para quem quer saber mais da história, prática e curiosidades sobre o mundo da bola. Inaugurado em 2008, o espaço de quase sete mil metros quadrados está dividido em 16 salas temáticas: Emoção, História e Diversão. Clique aqui e saiba mais.

Catavento Cultural

Que tal levar os pequenos para o museu? Localizado no centro de São Paulo, o Catavento Cultural é o lugar ideal para as crianças. Com a intenção de despertar o interesse em assuntos como ciência, meio ambiente e problemas sociais, está dividido em quatro áreas: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Seu acervo conta com jogos eletrônicos, filmes em 3D e exposição, trazendo para o mundo real tudo aquilo  que aprendemos nas aulas de química, física e biologia.

Museu da Televisão

Resgatando a história da televisão brasileira, o museu tem mais de oito mil fotos, equipamentos de áudio e vídeo, televisores, figurinos e um extenso acervo audiovisual com depoimentos de Dercy Gonçalves, Boni, Eva Wilma e outros grandes nomes que fizeram história na televisão brasileira. Além disso, dispõe de algumas raridades expostas, como um dos primeiros televisores e a primeira câmera do país que pertenceu a TV Tupi, a RCA TK-30.

Museu da Imigração Japonesa

Com o intuito de contar a história dos primeiros nipônicos no país, o museu, que tem como endereço o bairro da Liberdade, possui mais de 97 mil itens históricos, como documentos, fotos e filmes. No terceiro andar do prédio, estão a biblioteca e uma parte técnica do acervo, mas essas estão disponíveis apenas para pesquisadores, jornalistas e escritores.

Museu da tatuagem

São 460 itens no acervo dedicado a este colorido e rabiscado mundo. Sendo o único do segmento no país, é o lugar certo para mergulhar na história e na cultura da tatuagem. Lá, você encontrará fotos, quadros, esculturas, réplicas e máquinas antigas, além de informações  sobre o primeiro desenho, as tribos que utilizavam o método como forma de representação social e as modernas tecnologias utilizadas nos dias atuais.

Museu de Arte Moderna – MAM

Apesar de seu nome, as mais de cinco mil peças de seu acervo são de arte contemporânea, pós-1945. Conta com pinturas, esculturas e fotografias de artistas como José Resende, Volpi e Sandra Cinto. O local ainda possui o Jardim de Esculturas, idealizado pelo paisagista Burle Marx, tendo 25 peças espalhadas pela área verde.Além de museu, o espaço também é utilizado como centro cultural. Conta com exposições temporárias, ateliê, biblioteca, muitos cursos voltados para o mundo das artes (fotografia, pintura, desenho e teatro), além de um delicioso restaurante com uma vista incrível do jardim.

Museu da Imagem e do Som – MIS

Com imagens e sons representativos da cultura e da arte brasileiras, o museu possui um acervo que mistura cinema, vídeos, fotos e músicas. Além de exibir o passado, o local tem um foco para artes do presente, tornando-se um dos museus mais contemporâneos da cidade. Clique aqui para saber mais.

Pinacoteca do Estado

A arquitetura do prédio, assinada por Ramos de Azevedo, já faz valer a pena a visita. Mas seu extenso acervo também não deixa nada a desejar. Considerada a primeira exposição de Belas Artes do Brasil, são mais de cem mil obras espalhadas em dez salas pela Pinacoteca do Estado, com nomes como Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Hércules Barsotti e muito mais. O local ainda possui um café ao ar livre com vista para o Parque da Luz.

Museu Afro Brasil

Sediado pelo famoso parque do Ibirapuera, o primeiro museu do gênero no país possui mais de 400 anos de história e cultura que é peça-chave na construção da identidade nacional. Há esculturas, gravuras, documentos e fotografias em seu rico acervo, com temas como religião, trabalho, arte, história e escravidão. O museu ainda oferece atividades educativas e exposições temporárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0