Escapada para Morretes e o famoso barreado paranaense

Trem da Serra do Mar - Curitiba - Paraná

Uma das coisas mais legais de se visitar Curitiba é que, se você já explorou a cidade de cabo a rabo, ainda tem a opção de fazer um passeio bem diferente. Da Estação Rodoferroviária, é possível pegar um trem até Morretes, uma charmosa cidadezinha que fica a cerca de 70 quilômetros de distância da capital paranaense. Reserve um dia inteiro para esta pequena escapada da cidade e já agende com seu agente de viagem.

São dois atrativos em um passeio, pois a rota do trem pela Mata Atlântica preservada por si só já vale a viagem. Este trecho integra os 35 milhões de hectares declarados pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Prepare sua câmera para registrar belas imagens da paisagem verde do caminho. Cruzando a Serra do Mar, chega-se às duas pequenas cidades dali, Antonina e Morretes. A primeira é famosa por seu animado Carnaval. E também por abrigar construções históricas seculares, como a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, construída em 1715.

Gastronomia e arquitetura

Morretes é o destino final, e tem na gastronomia e na arquitetura colonial seus pontos fortes. Muitos dos restaurantes típicos paranaense estão instalados às margens do Nhundiaquara. E oferecem uma bela paisagem para quem escolhe almoçar por ali. As opções são muitas, mas fique com o barreado, tradicional prato paranaense que é praticamente um patrimônio histórico. A receita de origem açoriana é tradicionalmente preparada em panela de barro e tem como base carne e uma mistura da farinha de mandioca e água, e fica por horas no fogo, cozinhando lentamente.

Depois deste farto almoço, que ainda pode ser finalizado com uma cachaça local, nada melhor do que uma caminhada pela cidade. Um city tour é uma boa opção de passeio por ali. Aproveite para conhecer mais das ricas tradições culturais e religiosas locais. Aproveite um pouco do clima serrano da pequena cidade antes de pegar o trem de volta para a capital.

Dica: muitos tours oferecem no pacote do passeio o transfer do hotel para a Rodoferroviária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0